Interações em sala de aula : um estudo da atividade discursiva de crianças em séries iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256194 |
Resumo: | Esta tese investiga as interações entre pares de crianças no contexto de sala de aula, tomando como unidade de análise as atividades discursivas que acontecem nessas interações. O objetivo fundamental do estudo é compreender o papel mediador dos processos interacionais na construção compartilhada de conhecimento e sua contribuição para a aprendizagem. A proposição subjacente é de que as interações entre pares de crianças, e não apenas entre elas e o adulto, podem evidenciar a emergência de zona de desenvolvimento proximal a partir das mediações simbólicas presentes nas atividades conjuntas. Os fundamentos teóricos que embasam a pesquisa se sedimentam na teoria sócio histórica de Lev Vygotsky, especialmente em seu pressuposto sobre o desenvolvimento humano entendido como processo histórico-social; em sua proposição de que a aprendizagem e o desenvolvimento são interdependentes e apresentam implicações recíprocas, daí derivando seu conceito de zona de desenvolvimento proximal; e em sua concepção sobre atividade mediada e o uso de signos como base para a formação das funções psicológicas superiores. A pesquisa também está fundamentada na abordagem dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin, referendada pelos seus conceitos de dialogia e polifonia. No quadro teórico geral, três conceitos formam os pilares categoriais deste estudo: o de atividade discursiva, compreendida como ação humana mediada pela linguagem; o de zona de desenvolvimento proximal, enquanto espaço simbólico de construção que emerge nas situações interacionais; e o de mediação semiótica, entendida como processo fundante das relações do sujeito com o outro e com seu ambiente sociocultural. A investigação empírica, de enfoque etnográfico, foi desenvolvida com quatro duplas de crianças de primeira e segunda séries do Ensino Fundamental de um colégio público federal da cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, durante o ano letivo de 1999. Foram feitas observações de atividades discursivas das crianças, quando da realização conjunta de tarefas escolares propostas para toda a turma pelas professoras das respectivas séries. A análise dos processos discursivos revelou o potencial construtivo das interações das crianças no contexto de sala de aula, de modo que o intercâmbio entre os alunos se apresentou como situação geradora da emergência de zona de desenvolvimento proximal, promovendo processos de ensino/aprendizagem, tanto dos conteúdos curriculares como de modalidades comunicacionais e de negociação de papéis sociais, característicos desse ambiente cultural e institucional. Para tanto, mostrou-se fundamental a condução didática e orientação pedagógica do professor, facilitando e incentivando a produção coletiva, o compartilhar de papéis e uma postura que favoreça processos de ensino e aprendizagem mútuos. |
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Colaço, Veriana de Fátima RodriguesBeyer, Hugo Otto2023-03-22T03:24:56Z2001http://hdl.handle.net/10183/256194000313506Esta tese investiga as interações entre pares de crianças no contexto de sala de aula, tomando como unidade de análise as atividades discursivas que acontecem nessas interações. O objetivo fundamental do estudo é compreender o papel mediador dos processos interacionais na construção compartilhada de conhecimento e sua contribuição para a aprendizagem. A proposição subjacente é de que as interações entre pares de crianças, e não apenas entre elas e o adulto, podem evidenciar a emergência de zona de desenvolvimento proximal a partir das mediações simbólicas presentes nas atividades conjuntas. Os fundamentos teóricos que embasam a pesquisa se sedimentam na teoria sócio histórica de Lev Vygotsky, especialmente em seu pressuposto sobre o desenvolvimento humano entendido como processo histórico-social; em sua proposição de que a aprendizagem e o desenvolvimento são interdependentes e apresentam implicações recíprocas, daí derivando seu conceito de zona de desenvolvimento proximal; e em sua concepção sobre atividade mediada e o uso de signos como base para a formação das funções psicológicas superiores. A pesquisa também está fundamentada na abordagem dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin, referendada pelos seus conceitos de dialogia e polifonia. No quadro teórico geral, três conceitos formam os pilares categoriais deste estudo: o de atividade discursiva, compreendida como ação humana mediada pela linguagem; o de zona de desenvolvimento proximal, enquanto espaço simbólico de construção que emerge nas situações interacionais; e o de mediação semiótica, entendida como processo fundante das relações do sujeito com o outro e com seu ambiente sociocultural. A investigação empírica, de enfoque etnográfico, foi desenvolvida com quatro duplas de crianças de primeira e segunda séries do Ensino Fundamental de um colégio público federal da cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, durante o ano letivo de 1999. Foram feitas observações de atividades discursivas das crianças, quando da realização conjunta de tarefas escolares propostas para toda a turma pelas professoras das respectivas séries. A análise dos processos discursivos revelou o potencial construtivo das interações das crianças no contexto de sala de aula, de modo que o intercâmbio entre os alunos se apresentou como situação geradora da emergência de zona de desenvolvimento proximal, promovendo processos de ensino/aprendizagem, tanto dos conteúdos curriculares como de modalidades comunicacionais e de negociação de papéis sociais, característicos desse ambiente cultural e institucional. Para tanto, mostrou-se fundamental a condução didática e orientação pedagógica do professor, facilitando e incentivando a produção coletiva, o compartilhar de papéis e uma postura que favoreça processos de ensino e aprendizagem mútuos.This essay Investigates the interactions between pairs of chíldren in a classroom context, this analysis was based on discursive activities that occur in these interactions. The core of this study is to understand the mediator role of the interactional processem in the construction of a sharing knowledge and its contribution towards the learning process. The underlying proposal is that the interactions between pairs of children or adults can make the emergency zone of proximate development clear, taking unto account the simbollc mediations shown in the pair work activities. The theoretical basis in which this study was conducted stem from Lev Vygotsky socio historical theory, on the assumption that the human development is taken as a historical-social process, on the proposition that learning and development are interdependent and present mutual involvement, where the concept of proximate development zone comes from, and in its conception of mediated activity and the usage of signs as a base for the formulption of the superior psychological functions. This research ís also based on Mikhail Bakhtin's dialogic language approach, with reference to its dialogy and polyphony concepts. On a general theoretical modem, three concepts constitute the categorized pillars of this study: discursive activity, taken as a human action mediated by the language, proximate development zone as a simbolic space of construction that appears in interactional situations, and semiotic mediation, taken as an originating process in the relations between one subject and another one, including their socio-cultural environment. The empirical ínvestigation, ethnographic focus, was developed with four pair groups of children in the first and second grade of Elementary School of a Federal School in Porto Alegre, in the state of Rio Grande do Sul, during the school year of 1999. Some observations were made on children discursive activities, while school tasks were done together, suggested to the whole group by the teacher of the grades mentioned above. The analysis of the discursive processes presented the constructive potencial of the children interactions in the classroom context, so that the students exchanges constituted a providing situation for the emergency zone of proximate development, propiciating teaching/ learning processes, including school contents, communication modalities and social role negotiations, characteristic of this cultural and institucional environment. The didactic performed and the teacher's pedagogical orientations were fundamental to these findings, facilitating and motivating the group production, the rales sharing and a posture that benefit the mutual process of teachíng and learning.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Colégio de AplicaçãoInteraçãoRelação professor-alunoSala de aulaAnálise do discursoAlunoEnsino fundamentalSéries iniciaisProcesso ensino-aprendizagemInteração socialMediaçãoInterações em sala de aula : um estudo da atividade discursiva de crianças em séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000313506.pdf.txt000313506.pdf.txtExtracted Texttext/plain497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256194/2/000313506.pdf.txt3f27c3dfeb54f6ea0dcf9fa10a39bdd8MD52ORIGINAL000313506.pdfTexto completoapplication/pdf21024626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256194/1/000313506.pdfd6b8d40fa96d716cba128f8794c9a9c2MD5110183/2561942023-04-21 03:23:48.904534oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256194Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-21T06:23:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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