Docência e ensino de teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS (1954-1996) : memórias emprestadas para uma narrativa sobre as bases de um projeto pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, William Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219211
Resumo: A Tese propõe-se a reconfigurar uma trajetória histórica e pedagógica acerca do ensino de teatro no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no período compreendido entre os anos de 1954 e 1996. O corpus documental da pesquisa é constituído por narrativas memoriais de seis professores de Teatro que lecionaram na instituição nas décadas de 1970, 1980 e 1990. As memórias, e os esquecimentos, desses primeiros habitantes, fundadores de um lugar para o teatro no CAp, subsidiam a análise empreendida na investigação, que tem por base metodológica a História Oral. Aborda-se, inicialmente, o contexto de fundação dos Colégios de Aplicação no Brasil, identificados a princípios educativos que orientaram sua criação, e que se refletem até hoje nas práticas escolares desenvolvidas nas instituições federais de Educação Básica, com destaque para o CAp. Numa narrativa construída a partir de "memórias emprestadas" lugares ocupados pelo colégio da UFRGS são revisitados a partir do olhar e das lembranças dos colaboradores da pesquisa. Nesse processo, reconfiguram-se algumas das principais ações fundantes do espaço para o Teatro no CAp, e que concedem destaque ao trabalho realizado pelos professores de Teatro da instituição. O arcabouço teórico da pesquisa constitui-se a partir de referenciais dos campos da Pedagogia das Artes Cênicas, Educação, Psicologia e História, dentre outros. Para a análise dos dados produzidos na investigação, mobilizam-se alguns conceitoschave, tais como: memória, hábito, tática, lugar e espaço. Ao longo do trabalho, as narrativas dos docentes colaboradores do estudo delineiam processos vivenciados em distintas épocas históricas da instituição, que tiveram por objetivo principal praticar o espaço do teatro no colégio da UFRGS. As ações empreendidas pelos professores passam por análise e demonstram que algumas táticas necessitam ser executadas no ambiente escolar a fim de assegurar a presença do teatro como disciplina reconhecida e valorizada na matriz curricular da escola. Na condição de habitantes e praticantes do espaço do teatro no CAp, os professores entrevistados mostram-se expoentes protagonistas na pesquisa em teatro no período em que reflexões acerca da presença do teatro na educação escolar se faziam embrionárias no país. Às memórias de trabalho docente narradas pelos colaboradores da pesquisa, somam-se memórias de vida. Logo, mais do que registrar uma trajetória do objeto-processo estudado, o trabalho compartilha histórias de sujeitos, perpetua ações e conquistas individuais e coletivas de docentes responsáveis mais diretamente pelas bases do ensino de teatro no CAp/UFRGS.
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spelling Molina, William FernandesSantos, Vera Lucia Bertoni dos2021-03-23T04:23:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/219211001123358A Tese propõe-se a reconfigurar uma trajetória histórica e pedagógica acerca do ensino de teatro no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no período compreendido entre os anos de 1954 e 1996. O corpus documental da pesquisa é constituído por narrativas memoriais de seis professores de Teatro que lecionaram na instituição nas décadas de 1970, 1980 e 1990. As memórias, e os esquecimentos, desses primeiros habitantes, fundadores de um lugar para o teatro no CAp, subsidiam a análise empreendida na investigação, que tem por base metodológica a História Oral. Aborda-se, inicialmente, o contexto de fundação dos Colégios de Aplicação no Brasil, identificados a princípios educativos que orientaram sua criação, e que se refletem até hoje nas práticas escolares desenvolvidas nas instituições federais de Educação Básica, com destaque para o CAp. Numa narrativa construída a partir de "memórias emprestadas" lugares ocupados pelo colégio da UFRGS são revisitados a partir do olhar e das lembranças dos colaboradores da pesquisa. Nesse processo, reconfiguram-se algumas das principais ações fundantes do espaço para o Teatro no CAp, e que concedem destaque ao trabalho realizado pelos professores de Teatro da instituição. O arcabouço teórico da pesquisa constitui-se a partir de referenciais dos campos da Pedagogia das Artes Cênicas, Educação, Psicologia e História, dentre outros. Para a análise dos dados produzidos na investigação, mobilizam-se alguns conceitoschave, tais como: memória, hábito, tática, lugar e espaço. Ao longo do trabalho, as narrativas dos docentes colaboradores do estudo delineiam processos vivenciados em distintas épocas históricas da instituição, que tiveram por objetivo principal praticar o espaço do teatro no colégio da UFRGS. As ações empreendidas pelos professores passam por análise e demonstram que algumas táticas necessitam ser executadas no ambiente escolar a fim de assegurar a presença do teatro como disciplina reconhecida e valorizada na matriz curricular da escola. Na condição de habitantes e praticantes do espaço do teatro no CAp, os professores entrevistados mostram-se expoentes protagonistas na pesquisa em teatro no período em que reflexões acerca da presença do teatro na educação escolar se faziam embrionárias no país. Às memórias de trabalho docente narradas pelos colaboradores da pesquisa, somam-se memórias de vida. Logo, mais do que registrar uma trajetória do objeto-processo estudado, o trabalho compartilha histórias de sujeitos, perpetua ações e conquistas individuais e coletivas de docentes responsáveis mais diretamente pelas bases do ensino de teatro no CAp/UFRGS.The Thesis proposes to reconfigure a historical and pedagogical trajectory about theater teaching at the Colégio de Aplicação (CAp) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in the period between 1954 and 1996. The documentary corpus of the research consists of memorial narratives by six theater teachers who taught at the institution in the 1970s, 1980s and 1990s. The memories, and the forgetfulness, of these first inhabitants, founders of a place for theater in CAp, support the analysis undertaken in the investigation, which is based on Oral History methodologically. Initially, the context of foundation of the Application Schools in Brazil is approached, identified with the educational principles that guided its creation, and which are reflected today in the school practices developed in the federal institutions of Basic Education, with emphasis on the CAp. In a narrative built from "borrowed memories", the places occupied by the UFRGS college are revisited from the perspective and memories of the research collaborators. In this process, some of the main founding actions of the space for the Theater at CAp are reconfigured, and which highlight the work carried out by the institution's Theater teachers. The theoretical framework of the research is based on references from the fields of Pedagogy of the Performing Arts, Education, Psychology and History, among others. For the analysis of the data produced in the investigation, some key concepts are mobilized, such as: memory, habit, tactic, place and space. Throughout the work, the narratives of the collaborating professors of the study outline processes experienced in different historical periods of the institution, whose main objective was to practice the space of theater at the UFRGS college. The actions undertaken by the teachers undergo analysis and demonstrate that some tactics need to be carried out in the school context in order to ensure the presence of the theater as a recognized and valued subject in the school curriculum. As inhabitants and practitioners of the theater space at CAp, the teachers interviewed showed themselves to be protagonists in theater research in the period when reflections on the presence of theater in school education were embryonic in the country. To the memories of teaching work narrated by the collaborators of the research, are added memories of their lives. Therefore, more than registering a trajectory of the object-process studied, the work shares stories of subjects, perpetuates individual and collective actions and achievements of teachers responsible more directly for the bases of theater teaching at CAp/UFRGS.La Tesis propone reconfigurar una trayectoria histórica y pedagógica sobre la enseñanza del teatro en el Colégio de Aplicação (CAp) de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) en el período comprendido entre los años 1954 y 1996. El corpus documental de la investigación consta de narrativas conmemorativas de seis profesores de teatro que impartieron clases en la institución en las décadas de 1970, 1980 y 1990. Los recuerdos y el olvido de estos primeros habitantes, fundadores de un lugar para el teatro en CAp, sustentan el análisis realizado en la investigación, que se basa metodológicamente en la Historia Oral. Inicialmente, se aborda el contexto de fundación de las Escuelas de Aplicación en Brasil, identificado con los principios educativos que guiaron su creación, y que se reflejan hoy en las prácticas escolares desarrolladas en las instituciones federales de Educación Básica, con énfasis en la CAp. En una narrativa construida a partir de "recuerdos prestados", los lugares que ocupaba la escuela son revisitados a partir de la mirada y los recuerdos de los colaboradores de la investigación. En este proceso, se reconfiguran algunas de las principales acciones fundacionales del espacio para el Teatro del CAp, y que destacan la labor desarrollada por los profesores de Teatro de la institución. El marco teórico de la investigación se basa en referencias de los campos de la Pedagogía de las Artes Escénicas, la Educación, la Psicología y la Historia, entre otros. Para el análisis de los datos producidos en la investigación, se movilizan algunos conceptos clave como: memoria, hábito, táctica, lugar y espacio. A lo largo del trabajo, las narrativas de los docentes colaboradores del estudio perfilan procesos vividos en diferentes periodos históricos de la institución, cuyo principal objetivo fue practicar el espacio del teatro en la escuela. Las acciones realizadas por los docentes son objeto de análisis y demuestran que es necesario realizar algunas tácticas en el ámbito escolar para asegurar la presencia del teatro como asignatura reconocida y valorada en el currículo. Como habitantes y practicantes del espacio teatral del CAp, los docentes entrevistados se mostraron protagonistas de la investigación teatral en la época en que las reflexiones sobre la presencia del teatro en la educación escolar eran embrionarias en el país. A las memorias de la labor docente narradas por los colaboradores de la investigación, se suman memorias de vida. Por tanto, más que registrar una trayectoria del objeto-proceso estudiado, la obra comparte historias de sujetos, perpetúa las acciones individuales y colectivas y los logros de los docentes responsables más directamente de las bases de la enseñanza del teatro en la CAp/UFRGS.application/pdfporColégio de AplicaçãoTeatro : EnsinoMemóriaHistória oralEducação básicaTheater teachingMemoryTeaching narrativeOral historyBasic educationEnseñanza del teatroNarrativa docenteHistoria oralEducación básicaDocência e ensino de teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS (1954-1996) : memórias emprestadas para uma narrativa sobre as bases de um projeto pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123358.pdf.txt001123358.pdf.txtExtracted Texttext/plain974123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219211/2/001123358.pdf.txtb9498faa76d3492e46cb83d3623d1431MD52ORIGINAL001123358.pdfTexto completoapplication/pdf18338170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219211/1/001123358.pdffad07d2f081e55a9f629135ba7c7fe0dMD5110183/2192112021-05-07 04:41:49.907905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219211Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:41:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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