Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, William Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215439
Resumo: O artigo reflete sobre as condições de emergência dos Colégios de Aplicação (CAPs) no país, a partir de um apanhado histórico de sua criação e do seu papel na formação docente e discente. Relaciona-se sua fundação a transformações educacionais almejadas nas primeiras décadas do século XX. Os CAPs são idealizados como campo de prática epesquisa docente para estudantes dos cursos de Didática, o que lhes confere natureza diferenciada e, em certa medida, elitista. O texto encerra com uma reflexão sobre a realidade do CAp/UFRGS, no que se refere ao ensino de Teatro, evidenciando condições favoráveis ao trabalho pedagógico e à aprendizagem de conhecimentos relacionados a essa área artística.
id UFRGS-2_cc303f60a79868803a2603d00e1c12cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215439
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Molina, William FernandesSantos, Vera Lucia Bertoni dos2020-11-25T04:06:01Z20201414-5731http://hdl.handle.net/10183/215439001118610O artigo reflete sobre as condições de emergência dos Colégios de Aplicação (CAPs) no país, a partir de um apanhado histórico de sua criação e do seu papel na formação docente e discente. Relaciona-se sua fundação a transformações educacionais almejadas nas primeiras décadas do século XX. Os CAPs são idealizados como campo de prática epesquisa docente para estudantes dos cursos de Didática, o que lhes confere natureza diferenciada e, em certa medida, elitista. O texto encerra com uma reflexão sobre a realidade do CAp/UFRGS, no que se refere ao ensino de Teatro, evidenciando condições favoráveis ao trabalho pedagógico e à aprendizagem de conhecimentos relacionados a essa área artística.The article reflects on the emergency conditions of the Application Schools (CAPs) in Brazil, based on a brief historical overview of the creation of these educational institutions and their role in the training of students and teachers. The text links the creation of CAPs to significant transformations envisaged in the first decades of the 20th century. CAPs are idealized as a field of teaching practice and research for students of Didactics courses, which gives them a differentiated and, to a certain extent, elitist nature. The text ends with a reflection on the reality of the CAP of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), with regard to the teaching of Theater, showing favorable conditions for pedagogical work and the learning of knowledge related to this artistic area.application/pdfporUrdimento. Vol. 2, n. 38 (ago./set. 2020), p. 1-26Educação básicaUniversidade públicaFormação de professoresTeatro na escolaBasic educationPublic universityTeacher trainingTheater at schoolOs Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de TeatroThe Application Schools in the brazilian educational system : context of creation and reverberations in the teaching of Theaterinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118610.pdf.txt001118610.pdf.txtExtracted Texttext/plain64632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215439/2/001118610.pdf.txtb6e513f2597e1b6382a05e971f59cc87MD52ORIGINAL001118610.pdfTexto completoapplication/pdf327080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215439/1/001118610.pdff68b14bf2ef704d62b399c7fc48e03b1MD5110183/2154392020-11-26 05:16:18.930696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215439Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-26T07:16:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Application Schools in the brazilian educational system : context of creation and reverberations in the teaching of Theater
title Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro
spellingShingle Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro
Molina, William Fernandes
Educação básica
Universidade pública
Formação de professores
Teatro na escola
Basic education
Public university
Teacher training
Theater at school
title_short Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro
title_full Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro
title_fullStr Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro
title_full_unstemmed Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro
title_sort Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro
author Molina, William Fernandes
author_facet Molina, William Fernandes
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author_role author
author2 Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, William Fernandes
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Universidade pública
Formação de professores
Teatro na escola
topic Educação básica
Universidade pública
Formação de professores
Teatro na escola
Basic education
Public university
Teacher training
Theater at school
dc.subject.eng.fl_str_mv Basic education
Public university
Teacher training
Theater at school
description O artigo reflete sobre as condições de emergência dos Colégios de Aplicação (CAPs) no país, a partir de um apanhado histórico de sua criação e do seu papel na formação docente e discente. Relaciona-se sua fundação a transformações educacionais almejadas nas primeiras décadas do século XX. Os CAPs são idealizados como campo de prática epesquisa docente para estudantes dos cursos de Didática, o que lhes confere natureza diferenciada e, em certa medida, elitista. O texto encerra com uma reflexão sobre a realidade do CAp/UFRGS, no que se refere ao ensino de Teatro, evidenciando condições favoráveis ao trabalho pedagógico e à aprendizagem de conhecimentos relacionados a essa área artística.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-25T04:06:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215439
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5731
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118610
identifier_str_mv 1414-5731
001118610
url http://hdl.handle.net/10183/215439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Urdimento. Vol. 2, n. 38 (ago./set. 2020), p. 1-26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215439/2/001118610.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215439/1/001118610.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6e513f2597e1b6382a05e971f59cc87
f68b14bf2ef704d62b399c7fc48e03b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225002216849408