Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215439 |
Resumo: | O artigo reflete sobre as condições de emergência dos Colégios de Aplicação (CAPs) no país, a partir de um apanhado histórico de sua criação e do seu papel na formação docente e discente. Relaciona-se sua fundação a transformações educacionais almejadas nas primeiras décadas do século XX. Os CAPs são idealizados como campo de prática epesquisa docente para estudantes dos cursos de Didática, o que lhes confere natureza diferenciada e, em certa medida, elitista. O texto encerra com uma reflexão sobre a realidade do CAp/UFRGS, no que se refere ao ensino de Teatro, evidenciando condições favoráveis ao trabalho pedagógico e à aprendizagem de conhecimentos relacionados a essa área artística. |
id |
UFRGS-2_cc303f60a79868803a2603d00e1c12cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215439 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Molina, William FernandesSantos, Vera Lucia Bertoni dos2020-11-25T04:06:01Z20201414-5731http://hdl.handle.net/10183/215439001118610O artigo reflete sobre as condições de emergência dos Colégios de Aplicação (CAPs) no país, a partir de um apanhado histórico de sua criação e do seu papel na formação docente e discente. Relaciona-se sua fundação a transformações educacionais almejadas nas primeiras décadas do século XX. Os CAPs são idealizados como campo de prática epesquisa docente para estudantes dos cursos de Didática, o que lhes confere natureza diferenciada e, em certa medida, elitista. O texto encerra com uma reflexão sobre a realidade do CAp/UFRGS, no que se refere ao ensino de Teatro, evidenciando condições favoráveis ao trabalho pedagógico e à aprendizagem de conhecimentos relacionados a essa área artística.The article reflects on the emergency conditions of the Application Schools (CAPs) in Brazil, based on a brief historical overview of the creation of these educational institutions and their role in the training of students and teachers. The text links the creation of CAPs to significant transformations envisaged in the first decades of the 20th century. CAPs are idealized as a field of teaching practice and research for students of Didactics courses, which gives them a differentiated and, to a certain extent, elitist nature. The text ends with a reflection on the reality of the CAP of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), with regard to the teaching of Theater, showing favorable conditions for pedagogical work and the learning of knowledge related to this artistic area.application/pdfporUrdimento. Vol. 2, n. 38 (ago./set. 2020), p. 1-26Educação básicaUniversidade públicaFormação de professoresTeatro na escolaBasic educationPublic universityTeacher trainingTheater at schoolOs Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de TeatroThe Application Schools in the brazilian educational system : context of creation and reverberations in the teaching of Theaterinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118610.pdf.txt001118610.pdf.txtExtracted Texttext/plain64632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215439/2/001118610.pdf.txtb6e513f2597e1b6382a05e971f59cc87MD52ORIGINAL001118610.pdfTexto completoapplication/pdf327080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215439/1/001118610.pdff68b14bf2ef704d62b399c7fc48e03b1MD5110183/2154392020-11-26 05:16:18.930696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215439Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-26T07:16:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Application Schools in the brazilian educational system : context of creation and reverberations in the teaching of Theater |
title |
Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro |
spellingShingle |
Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro Molina, William Fernandes Educação básica Universidade pública Formação de professores Teatro na escola Basic education Public university Teacher training Theater at school |
title_short |
Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro |
title_full |
Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro |
title_fullStr |
Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro |
title_full_unstemmed |
Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro |
title_sort |
Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro |
author |
Molina, William Fernandes |
author_facet |
Molina, William Fernandes Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molina, William Fernandes Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Universidade pública Formação de professores Teatro na escola |
topic |
Educação básica Universidade pública Formação de professores Teatro na escola Basic education Public university Teacher training Theater at school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Basic education Public university Teacher training Theater at school |
description |
O artigo reflete sobre as condições de emergência dos Colégios de Aplicação (CAPs) no país, a partir de um apanhado histórico de sua criação e do seu papel na formação docente e discente. Relaciona-se sua fundação a transformações educacionais almejadas nas primeiras décadas do século XX. Os CAPs são idealizados como campo de prática epesquisa docente para estudantes dos cursos de Didática, o que lhes confere natureza diferenciada e, em certa medida, elitista. O texto encerra com uma reflexão sobre a realidade do CAp/UFRGS, no que se refere ao ensino de Teatro, evidenciando condições favoráveis ao trabalho pedagógico e à aprendizagem de conhecimentos relacionados a essa área artística. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-25T04:06:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/215439 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-5731 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118610 |
identifier_str_mv |
1414-5731 001118610 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/215439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Urdimento. Vol. 2, n. 38 (ago./set. 2020), p. 1-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215439/2/001118610.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215439/1/001118610.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6e513f2597e1b6382a05e971f59cc87 f68b14bf2ef704d62b399c7fc48e03b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225002216849408 |