Ética, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tiago Pereira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232674
Resumo: A fragilidade da formação ética nos projetos político-pedagógicos dos cursos da saúde desperta a atenção de pesquisadores que demonstram preocupação com o ensino, apontando a sua importância, qualificando a sua existência e justificando a necessidade de construir espaços capazes de produzir pensamento crítico e reflexivo. Esses também foram os principais motivos que justificaram a necessidade de compreender como acontece o processo de ensino em Ética, Bioética e Deontologia nas formações em Fonoaudiologia no Rio Grande do Sul, o que caracteriza o objetivo desta pesquisa. Por meio de um estudo do tipo descritivo exploratório, transversal de abordagem quali-quantitativa, foram produzidos sete artigos: quatro análises documentais, duas revisões integrativas e, por último, uma análise do discurso do sujeito coletivo, com participação direta de 13 docentes regentes de disciplinas de Ética e Bioética. Indiretamente houve a participação de 148 discentes que compareceram ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019 e dos Conselhos Federais da área da Saúde, responsáveis pelos pressupostos deontológicos analisados no decorrer do percurso. A pesquisa produziu conclusões que foram discutidas a respeito da formação ética dos Fonoaudiólogos do Rio Grande do Sul: inter-relação deontológica e dificuldades no acesso a essas informações; ausência e/ou pouca carga horária para disciplinas relacionadas à temática, com impacto na opinião discente quanto à formação ética; escassa produção científica e imersão na área dos docentes; professores regentes não Fonoaudiólogos; interdisciplina e transversalidade como parâmetros teórico-metodológicos necessários; necessidade de rompimento com o modelo tradicional de ensino aplicado; uso de metodologias ativas; identificação de semelhanças e diferenças entre os modelos de ensino dos cursos da área da Saúde; análises lexicais de todos os Códigos de Ética Profissional da área da Saúde, indicando fragilidades no aporte deontológico; perfil discente dos cursos de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul; e, ainda, a visão referentemente à formação ética e cidadã.
id URGS_7e5c74a19d20b6d23b444f45b0e84625
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232674
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Souza, Tiago Pereira deGomes, Erissandra2021-12-08T04:29:29Z2021http://hdl.handle.net/10183/232674001134381A fragilidade da formação ética nos projetos político-pedagógicos dos cursos da saúde desperta a atenção de pesquisadores que demonstram preocupação com o ensino, apontando a sua importância, qualificando a sua existência e justificando a necessidade de construir espaços capazes de produzir pensamento crítico e reflexivo. Esses também foram os principais motivos que justificaram a necessidade de compreender como acontece o processo de ensino em Ética, Bioética e Deontologia nas formações em Fonoaudiologia no Rio Grande do Sul, o que caracteriza o objetivo desta pesquisa. Por meio de um estudo do tipo descritivo exploratório, transversal de abordagem quali-quantitativa, foram produzidos sete artigos: quatro análises documentais, duas revisões integrativas e, por último, uma análise do discurso do sujeito coletivo, com participação direta de 13 docentes regentes de disciplinas de Ética e Bioética. Indiretamente houve a participação de 148 discentes que compareceram ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019 e dos Conselhos Federais da área da Saúde, responsáveis pelos pressupostos deontológicos analisados no decorrer do percurso. A pesquisa produziu conclusões que foram discutidas a respeito da formação ética dos Fonoaudiólogos do Rio Grande do Sul: inter-relação deontológica e dificuldades no acesso a essas informações; ausência e/ou pouca carga horária para disciplinas relacionadas à temática, com impacto na opinião discente quanto à formação ética; escassa produção científica e imersão na área dos docentes; professores regentes não Fonoaudiólogos; interdisciplina e transversalidade como parâmetros teórico-metodológicos necessários; necessidade de rompimento com o modelo tradicional de ensino aplicado; uso de metodologias ativas; identificação de semelhanças e diferenças entre os modelos de ensino dos cursos da área da Saúde; análises lexicais de todos os Códigos de Ética Profissional da área da Saúde, indicando fragilidades no aporte deontológico; perfil discente dos cursos de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul; e, ainda, a visão referentemente à formação ética e cidadã.The fragility of ethical education in political-pedagogical projects of health-related courses has attracted the attention of researchers who have demonstrated concern regarding teaching, by highlighting its importance, qualifying its existence, and justifying the need for spaces where critical and reflective thinking can be developed. These are some of the main reasons that justify the need to understand how the teaching process happens in Ethics, Bioethics and Deontology education in courses of Speech, Language and Hearing Sciences in Rio Grande do Sul, which is the objective of this research. Based on a descriptive, exploratory, cross-sectional study, with a qualitative and quantitative approach, seven articles were produced: four documental analyses, two integrative reviews and, finally, an analysis of the discourse of the collective subject, with the direct participation of 13 professors who teach Ethics and Bioethics. Indirectly, 148 students who attended the 2019 National Assessment of Student Achievement and the Federal Councils in the area of Health, responsible for the ethical assumptions addressed during the course, participated in the study. The following research findings were analyzed regarding the education of Speech-Language Pathologists in Ethics in Rio Grande do Sul: deontological interrelation and difficulties to have access to this kind of information; absence and/or little workload for subjects related to the topic, with impact on students’ opinion regarding ethical education; little scientific production and immersion in professors’ area; professors who are not speech-language pathologists; interdisciplinarity and transversality as necessary theoretical-methodological parameters; need to break with the traditional applied teaching model; use of active methodologies; identification of both similarities and differences of teaching models in Health-related courses; lexical analysis of all Health-related Codes of Ethics and Professional Conduct, which indicated fragility of the deontological approach; profile of Speech-Language Pathology students in Rio Grande do Sul; and, finally, an insight regarding ethical and civic education.application/pdfporFonoaudiologia : EducaçãoBioética : EnsinoÉticaTeoria éticaEthicBioethicsDeontologyTeachingSpeechLanguage and hearing sciencesÉtica, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134381.pdf.txt001134381.pdf.txtExtracted Texttext/plain89420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232674/2/001134381.pdf.txt871ab36ee2a2093083fd3de6e5ed7006MD52ORIGINAL001134381.pdfTexto parcialapplication/pdf523603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232674/1/001134381.pdfe933838de376ff6c46dd9d4c35672e30MD5110183/2326742021-12-09 05:35:58.710754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-09T07:35:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ética, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sul
title Ética, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sul
spellingShingle Ética, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sul
Souza, Tiago Pereira de
Fonoaudiologia : Educação
Bioética : Ensino
Ética
Teoria ética
Ethic
Bioethics
Deontology
Teaching
Speech
Language and hearing sciences
title_short Ética, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sul
title_full Ética, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sul
title_fullStr Ética, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Ética, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sul
title_sort Ética, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sul
author Souza, Tiago Pereira de
author_facet Souza, Tiago Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tiago Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Erissandra
contributor_str_mv Gomes, Erissandra
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia : Educação
Bioética : Ensino
Ética
Teoria ética
topic Fonoaudiologia : Educação
Bioética : Ensino
Ética
Teoria ética
Ethic
Bioethics
Deontology
Teaching
Speech
Language and hearing sciences
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethic
Bioethics
Deontology
Teaching
Speech
Language and hearing sciences
description A fragilidade da formação ética nos projetos político-pedagógicos dos cursos da saúde desperta a atenção de pesquisadores que demonstram preocupação com o ensino, apontando a sua importância, qualificando a sua existência e justificando a necessidade de construir espaços capazes de produzir pensamento crítico e reflexivo. Esses também foram os principais motivos que justificaram a necessidade de compreender como acontece o processo de ensino em Ética, Bioética e Deontologia nas formações em Fonoaudiologia no Rio Grande do Sul, o que caracteriza o objetivo desta pesquisa. Por meio de um estudo do tipo descritivo exploratório, transversal de abordagem quali-quantitativa, foram produzidos sete artigos: quatro análises documentais, duas revisões integrativas e, por último, uma análise do discurso do sujeito coletivo, com participação direta de 13 docentes regentes de disciplinas de Ética e Bioética. Indiretamente houve a participação de 148 discentes que compareceram ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019 e dos Conselhos Federais da área da Saúde, responsáveis pelos pressupostos deontológicos analisados no decorrer do percurso. A pesquisa produziu conclusões que foram discutidas a respeito da formação ética dos Fonoaudiólogos do Rio Grande do Sul: inter-relação deontológica e dificuldades no acesso a essas informações; ausência e/ou pouca carga horária para disciplinas relacionadas à temática, com impacto na opinião discente quanto à formação ética; escassa produção científica e imersão na área dos docentes; professores regentes não Fonoaudiólogos; interdisciplina e transversalidade como parâmetros teórico-metodológicos necessários; necessidade de rompimento com o modelo tradicional de ensino aplicado; uso de metodologias ativas; identificação de semelhanças e diferenças entre os modelos de ensino dos cursos da área da Saúde; análises lexicais de todos os Códigos de Ética Profissional da área da Saúde, indicando fragilidades no aporte deontológico; perfil discente dos cursos de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul; e, ainda, a visão referentemente à formação ética e cidadã.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-08T04:29:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232674
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134381
url http://hdl.handle.net/10183/232674
identifier_str_mv 001134381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232674/2/001134381.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232674/1/001134381.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 871ab36ee2a2093083fd3de6e5ed7006
e933838de376ff6c46dd9d4c35672e30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085569438416896