Autocrítica genética e autoanálise em composição musical: dossiê genético, hipertexto, metodologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258689 |
Resumo: | Esta tese de doutorado apresenta como tema a autocrítica genética como metodologia de autoanálise em composição musical. São objetos dessa pesquisa todos os documentos de trabalho produzidos durante a prática composicional, em conjunção com as memórias deste compositor sobre suas atividades artísticas, desenvolvidas no ano de 2019 para a composição do Duo para Tuba e Piano. O fenômeno autoanalítico é problematizado a partir de seus aspectos metodológicos e epistemológicos. As abordagens metodológicas da crítica genética são discutidas com o intuito de estarem operacionalizadas na tarefa autoanalítica, com função heurística, para permitir a segmentação e desenvolvimento progressivo das etapas de investigação. Teorias empíricas recentes sobre a prática composicional são integradas com o objetivo de subsidiarem a discussão de diversos aspectos da ação composicional. Os documentos de trabalho são preparados digitalmente para montagem de um hipertexto genético em formato de website, acessível em sua completude aos leitores e se tornam o objeto central desta investigação autoanalítica. Diversas perspectivas de análise da prática artística são empreendidas e é constatado que as ações intuitivas são componente fundamental da atividade composicional. Alguns caminhos de investigação futuros em autoanálise composicional são apontados e conclusões sobre aspectos artísticos são alcançadas e discutidas. |
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Corrêa, Darwin PillarChaves, Celso Giannetti Loureiro2023-05-30T03:31:23Z2023http://hdl.handle.net/10183/258689001169192Esta tese de doutorado apresenta como tema a autocrítica genética como metodologia de autoanálise em composição musical. São objetos dessa pesquisa todos os documentos de trabalho produzidos durante a prática composicional, em conjunção com as memórias deste compositor sobre suas atividades artísticas, desenvolvidas no ano de 2019 para a composição do Duo para Tuba e Piano. O fenômeno autoanalítico é problematizado a partir de seus aspectos metodológicos e epistemológicos. As abordagens metodológicas da crítica genética são discutidas com o intuito de estarem operacionalizadas na tarefa autoanalítica, com função heurística, para permitir a segmentação e desenvolvimento progressivo das etapas de investigação. Teorias empíricas recentes sobre a prática composicional são integradas com o objetivo de subsidiarem a discussão de diversos aspectos da ação composicional. Os documentos de trabalho são preparados digitalmente para montagem de um hipertexto genético em formato de website, acessível em sua completude aos leitores e se tornam o objeto central desta investigação autoanalítica. Diversas perspectivas de análise da prática artística são empreendidas e é constatado que as ações intuitivas são componente fundamental da atividade composicional. Alguns caminhos de investigação futuros em autoanálise composicional são apontados e conclusões sobre aspectos artísticos são alcançadas e discutidas.This doctoral research project has as its theme genetic self-criticism as a self-analysis methodology in musical composition. The object of the research are the working documents produced during a compositional practice, in conjunction with the composer's memories of his artistic activities undertaken during the year of 2019 for the composition of the Duo para Tuba e Piano. The self-analytic phenomenon is approached from methodological and epistemological standpoints. The methodological principles of genetic criticism are discussed so as to be incorporated into the self-analytical task with a heuristic function, allowing for the segmentation and progressive development of the research. Recent empirical theories about compositional practice are integrated into the text in order to support the discussion of various aspects of the compositional activities. Working documents are digitally prepared for the construction of a genetic hypertext in a website format accessible in its entirety to the reader. This endeavour becomes the central object of the investigation. The artistic practice is analyzed from various perspectives. Intuitive actions are found to be a fundamental component of the compositional activity. Some paths of inquiry for future self-analysis researches are foreseen. Artistic conclusions are reached and discussed.application/pdfporComposição musicalCrítica genéticaAutoanáliseMusic compositionGenetic criticismSelf-analysisGenetic hypertextsCompositional actionsAutocrítica genética e autoanálise em composição musical: dossiê genético, hipertexto, metodologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169192.pdf.txt001169192.pdf.txtExtracted Texttext/plain251307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258689/2/001169192.pdf.txt41996bf2564bcc4bdf39aa8d6368e83bMD52ORIGINAL001169192.pdfTexto completoapplication/pdf2744603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258689/1/001169192.pdfed36267f81d1a6a83520613cccdd128fMD5110183/2586892023-05-31 03:28:02.429273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-31T06:28:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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