Shopping centers de Porto Alegre : um estudo de serviço ao cliente final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Paulo Ricardo dos Santos
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2171
Resumo: O presente estudo tem como foco a indústria de shopping centers de Porto Alegre, sua oferta de serviços ao cliente final, de forma efetiva e potencial, e a importância atribuída pelos freqüentadores desses estabelecimentos aos vários itens dessa oferta de serviço. Como referencial teórico que balizou o trabalho, têm-se uma pesquisa bibliográfica nas áreas de varejo, serviço ao cliente, histórico e situação atual da indústria de shopping centers na capital gaúcha, no Brasil e nos EUA, bem como pesquisas anteriormente realizadas de fatores de atratividade de clientes de shopping centers. Foram entrevistados 803 clientes de estabelecimentos da Capital, divididos entre shopping center regional e shopping de descontos, com controle de sexo, faixa etária e turno/dia de abordagem, por intermédio de um instrumento de coleta de dados com questões fechadas. Para o levantamento das variáveis que constaram do questionário, foi realizada antes uma necessária etapa qualitativa à base de entrevistas em profundidade com administradores dos estabelecimentos pesquisados e 15 clientes, além de teste de compreensão e ajuste do instrumento com outros 21 clientes. Sete dimensões de serviço ao cliente final foram levantadas, e verificada a importância de cada dimensão e das variáveis de serviço que as compunham, medição do nível de influência de cada dimensão e de cada serviço em relação à avaliação por parte do cliente e, finalmente, detecção de diferenças de opinião por shopping de abordagem (regional versus desconto), sexo, faixa etária e nível de escolaridade. Ao final, são apresentadas as contribuições deste estudo para o conhecimento científico e para a prática executiva do marketing em shopping centers.
id URGS_7f00e90a3b6d5e0bbd04de69f8748b6c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2171
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Meira, Paulo Ricardo dos SantosSlongo, Luiz Antonio2007-06-06T17:20:36Z1998http://hdl.handle.net/10183/2171000227282O presente estudo tem como foco a indústria de shopping centers de Porto Alegre, sua oferta de serviços ao cliente final, de forma efetiva e potencial, e a importância atribuída pelos freqüentadores desses estabelecimentos aos vários itens dessa oferta de serviço. Como referencial teórico que balizou o trabalho, têm-se uma pesquisa bibliográfica nas áreas de varejo, serviço ao cliente, histórico e situação atual da indústria de shopping centers na capital gaúcha, no Brasil e nos EUA, bem como pesquisas anteriormente realizadas de fatores de atratividade de clientes de shopping centers. Foram entrevistados 803 clientes de estabelecimentos da Capital, divididos entre shopping center regional e shopping de descontos, com controle de sexo, faixa etária e turno/dia de abordagem, por intermédio de um instrumento de coleta de dados com questões fechadas. Para o levantamento das variáveis que constaram do questionário, foi realizada antes uma necessária etapa qualitativa à base de entrevistas em profundidade com administradores dos estabelecimentos pesquisados e 15 clientes, além de teste de compreensão e ajuste do instrumento com outros 21 clientes. Sete dimensões de serviço ao cliente final foram levantadas, e verificada a importância de cada dimensão e das variáveis de serviço que as compunham, medição do nível de influência de cada dimensão e de cada serviço em relação à avaliação por parte do cliente e, finalmente, detecção de diferenças de opinião por shopping de abordagem (regional versus desconto), sexo, faixa etária e nível de escolaridade. Ao final, são apresentadas as contribuições deste estudo para o conhecimento científico e para a prática executiva do marketing em shopping centers.The present study is focused on the shopping center industry in Porto Alegre, its customer service - actually and potentially offered - and the importance given by customers to the most important or original services. As theoretical references, the reader will find major subjects such as retailing, customer service, history and present situation of local, national and international shopping center industry, as well as previous research works on shopping center attractiveness vis-à-vis its customers. Over 800 customers have been on-site interviewed at two regional shopping centers and at one outlet center, with control of variables such as time of approach, gender and age. Trained interviewers applied a questionnaire based on a previous qualitative research step, which consisted of depth interviews with shopping managers and customers. Before its definite application, the questionnaire had been duly pretested and adjusted by means of its application and discussion with a group of customers. Seven dimensions of customer service provided by shopping centers have been proposed, each constituted of several related services. The research measured the importance attributed by customers to each service variable - in general and by control variables such as gender, age, schooling and shopping type (regional versus outlet) - as well as the relative influence of each service on the general evaluation. Finally, the contribution of this study to academic and managerial fields is presented.application/pdfporVarejo : Servico : Cliente : Estudo de caso : Shopping center : Porto Alegre-RS : MarketingShopping centers de Porto Alegre : um estudo de serviço ao cliente finalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1998mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000227282.pdf.txt000227282.pdf.txtExtracted Texttext/plain349522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2171/2/000227282.pdf.txt866aadcbdb3cec1a6cf8448823f5698aMD52ORIGINAL000227282.pdf000227282.pdfTexto completoapplication/pdf4554285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2171/1/000227282.pdff2a13d0c745123cc3cf3b63024ddb84eMD5110183/21712023-06-28 03:28:53.796198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-28T06:28:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Shopping centers de Porto Alegre : um estudo de serviço ao cliente final
title Shopping centers de Porto Alegre : um estudo de serviço ao cliente final
spellingShingle Shopping centers de Porto Alegre : um estudo de serviço ao cliente final
Meira, Paulo Ricardo dos Santos
Varejo : Servico : Cliente : Estudo de caso : Shopping center : Porto Alegre-RS : Marketing
title_short Shopping centers de Porto Alegre : um estudo de serviço ao cliente final
title_full Shopping centers de Porto Alegre : um estudo de serviço ao cliente final
title_fullStr Shopping centers de Porto Alegre : um estudo de serviço ao cliente final
title_full_unstemmed Shopping centers de Porto Alegre : um estudo de serviço ao cliente final
title_sort Shopping centers de Porto Alegre : um estudo de serviço ao cliente final
author Meira, Paulo Ricardo dos Santos
author_facet Meira, Paulo Ricardo dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Paulo Ricardo dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo : Servico : Cliente : Estudo de caso : Shopping center : Porto Alegre-RS : Marketing
topic Varejo : Servico : Cliente : Estudo de caso : Shopping center : Porto Alegre-RS : Marketing
description O presente estudo tem como foco a indústria de shopping centers de Porto Alegre, sua oferta de serviços ao cliente final, de forma efetiva e potencial, e a importância atribuída pelos freqüentadores desses estabelecimentos aos vários itens dessa oferta de serviço. Como referencial teórico que balizou o trabalho, têm-se uma pesquisa bibliográfica nas áreas de varejo, serviço ao cliente, histórico e situação atual da indústria de shopping centers na capital gaúcha, no Brasil e nos EUA, bem como pesquisas anteriormente realizadas de fatores de atratividade de clientes de shopping centers. Foram entrevistados 803 clientes de estabelecimentos da Capital, divididos entre shopping center regional e shopping de descontos, com controle de sexo, faixa etária e turno/dia de abordagem, por intermédio de um instrumento de coleta de dados com questões fechadas. Para o levantamento das variáveis que constaram do questionário, foi realizada antes uma necessária etapa qualitativa à base de entrevistas em profundidade com administradores dos estabelecimentos pesquisados e 15 clientes, além de teste de compreensão e ajuste do instrumento com outros 21 clientes. Sete dimensões de serviço ao cliente final foram levantadas, e verificada a importância de cada dimensão e das variáveis de serviço que as compunham, medição do nível de influência de cada dimensão e de cada serviço em relação à avaliação por parte do cliente e, finalmente, detecção de diferenças de opinião por shopping de abordagem (regional versus desconto), sexo, faixa etária e nível de escolaridade. Ao final, são apresentadas as contribuições deste estudo para o conhecimento científico e para a prática executiva do marketing em shopping centers.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:20:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2171
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000227282
url http://hdl.handle.net/10183/2171
identifier_str_mv 000227282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2171/2/000227282.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2171/1/000227282.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 866aadcbdb3cec1a6cf8448823f5698a
f2a13d0c745123cc3cf3b63024ddb84e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308912117776384