Água : temática integradora dos conteúdos curriculares aos temas transversais a partir de metodologias investigativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189967 |
Resumo: | A realidade das escolas brasileiras faz com que nós, professores, muitas vezes nos sintamos desestimulados. O espaço físico de salas de aula e laboratório não são adequados, são poucos os recursos didáticos para realizar experimentos, além da falta de equipamentos e reagentes nos laboratórios, ainda ter de ministrar aulas com turmas que apresentam um grande número de alunos e a desvalorização salarial que tem feito cada vez menos os jovens estudantes optarem por fazer docência. Tendo em vista que a fragmentação e a falta de relação entre o conteúdo ensinado em sala de aula e a realidade dos educandos proporcionam aprendizagens superficiais e restritas, que pouco contribui para a formação de um cidadão crítico e apto a tomar decisões diante de situações do seu dia a dia. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo, desenvolver propostas de atividades com a temática água, por se tratar de um bem de uso comum, essencial a sobrevivência dos seres vivos como um todo e atuar no processo de (re) construção do conhecimento através de intervenções que venham a contribuir com a aprendizagem. A pesquisa foi realizada em escolas da rede pública do Estado do Amazonas, com estudantes do ensino médio. As escolas selecionadas foram instituições federais que apresentam cursos de ensino médio e técnico. De cunho quali-quantitativo e investigativo, esta pesquisa aborda a temática água de forma dinâmica e atrelada a assuntos do currículo e do cotidiano dos alunos. As atividades desenvolvidas estavam focadas no processo de construção ativa do conhecimento, onde os alunos realizaram as atividades efetivamente, com a orientação dos tutores eles criaram seus protocolos de experimento, testaram os mesmos e tiraram suas conclusões com base no que observaram no decorrer de todo o processo. Antes de cada atividade realizada, inicialmente os alunos receberam questionários sobre determinado assunto em questão, essa sondagem serviu para ajudar o professor a analisar o que os alunos já sabiam do assunto (conhecimentos prévios). As atividades experimentais vieram em seguida e ao término das mesmas, foram aplicados pós-testes com as mesmas perguntas do questionário inicial. Sugerimos que a pesquisa desenvolvida pode vir a contribuir com professores de Ciências e com alunos dos cursos de Licenciaturas, futuros professores, pois ao desenvolver atividades distintas o professor poderá avaliar melhor o desempenho dos alunos e a sua prática docente. |
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Freitas, Aline Carvalho deRocha, Joao Batista Teixeira da2019-04-03T04:14:34Z2018http://hdl.handle.net/10183/189967001089695A realidade das escolas brasileiras faz com que nós, professores, muitas vezes nos sintamos desestimulados. O espaço físico de salas de aula e laboratório não são adequados, são poucos os recursos didáticos para realizar experimentos, além da falta de equipamentos e reagentes nos laboratórios, ainda ter de ministrar aulas com turmas que apresentam um grande número de alunos e a desvalorização salarial que tem feito cada vez menos os jovens estudantes optarem por fazer docência. Tendo em vista que a fragmentação e a falta de relação entre o conteúdo ensinado em sala de aula e a realidade dos educandos proporcionam aprendizagens superficiais e restritas, que pouco contribui para a formação de um cidadão crítico e apto a tomar decisões diante de situações do seu dia a dia. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo, desenvolver propostas de atividades com a temática água, por se tratar de um bem de uso comum, essencial a sobrevivência dos seres vivos como um todo e atuar no processo de (re) construção do conhecimento através de intervenções que venham a contribuir com a aprendizagem. A pesquisa foi realizada em escolas da rede pública do Estado do Amazonas, com estudantes do ensino médio. As escolas selecionadas foram instituições federais que apresentam cursos de ensino médio e técnico. De cunho quali-quantitativo e investigativo, esta pesquisa aborda a temática água de forma dinâmica e atrelada a assuntos do currículo e do cotidiano dos alunos. As atividades desenvolvidas estavam focadas no processo de construção ativa do conhecimento, onde os alunos realizaram as atividades efetivamente, com a orientação dos tutores eles criaram seus protocolos de experimento, testaram os mesmos e tiraram suas conclusões com base no que observaram no decorrer de todo o processo. Antes de cada atividade realizada, inicialmente os alunos receberam questionários sobre determinado assunto em questão, essa sondagem serviu para ajudar o professor a analisar o que os alunos já sabiam do assunto (conhecimentos prévios). As atividades experimentais vieram em seguida e ao término das mesmas, foram aplicados pós-testes com as mesmas perguntas do questionário inicial. Sugerimos que a pesquisa desenvolvida pode vir a contribuir com professores de Ciências e com alunos dos cursos de Licenciaturas, futuros professores, pois ao desenvolver atividades distintas o professor poderá avaliar melhor o desempenho dos alunos e a sua prática docente.The reality of Brazilian schools makes us, teachers, often feel discouraged. The physical space of classrooms and laboratory are not adequate, there are few teaching resources to conduct experiments, besides the lack of equipment and reagents in the laboratories, still have to teach classes that present a large number of students and the devaluation of wages which has made fewer young students to choose teaching as a profession. Considering the fragmentation and the lack of relation between the contents taught in the classroom and the reality of the learners provide superficial and restricted learning, that contributes in a little way to the formation of a citizen critical and apt to make decisions in the face of of his situations day by day. In this way, the objective of this work is, to develop proposals of activities with the theme, water since it is a common property, essential for the survival of living beings as a whole and to act in the process of construction and (re) construction of the knowledge through interventions that contribute to learning. The research was carried out in the public schools of the State of Amazonas, with students of primary and secondary education. The selected schools were federal institutions that offer high school and technical courses. In a qualitative and investigative manner, this research approaches the theme of water dynamically and linked to subjects of the curriculum and the daily life of students. The activities developed were focused on the process of active construction of knowledge, where the students performed the activities effectively, with the guidance of the tutors they created their experiment protocols, tested them and drew their conclusions based on what they observed throughout the whole process. Before each activity, the students initially received questionnaires on a given subject, this survey served to help the teacher to analyze what the students already knew about the subject (previous knowledge). The experimental activities was done next and at the end of the experiments, post-tests were applied with the same questions of the initial questionnaire. We suggest that the research developed may contribute to science teachers and students of the undergraduate courses, future teachers, because in developing different activities the teacher can evaluate better the performance of students and their teaching practice.application/pdfporEnsino de ciênciasÁguaMetodologia do ensinoAprendizagem significativaWaterPractical activities and teaching/learningProblematizationÁgua : temática integradora dos conteúdos curriculares aos temas transversais a partir de metodologias investigativasWater : integrative theme of the curricular contents of the transversal issues from the methodology of problematizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089695.pdf.txt001089695.pdf.txtExtracted Texttext/plain285478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189967/2/001089695.pdf.txt948c96d544665ecac1ca30666555d18bMD52ORIGINAL001089695.pdfTexto completoapplication/pdf3039941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189967/1/001089695.pdfa5c9fae4f303e43553443fb276662624MD5110183/1899672019-04-04 04:19:53.37987oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189967Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-04T07:19:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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