Violência/abuso sexual contra meninos: a pedofilização na educação das masculinidades dissidentes na infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276960 |
Resumo: | Nesta pesquisa investiguei de que maneira os scripts de gênero, em especial aqueles voltados para uma masculinidade que se pretende hegemônica e cisheteronormativa, promovidos, sobretudo pela família e pela escola, interpelam os meninos considerados afeminados em um movimento de pedofilização destes corpos, tornando-os vulneráveis para a violência/abuso sexual na infância. Para isso, a partir do campo da Educação, utilizei como aporte teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais em uma perspectiva pós-estruturalista de análise. Como metodologia para a produção de informações, elaborei um questionário online distribuído por meio da técnica “bola de neve”, realizando também entrevistas semiestruturadas por meio de videochamadas com sete homens abusados sexualmente na infância e que foram crianças que questionavam as expectativas de gênero colocadas sobre elas. Os eixos de análise apontaram para uma subnotificação dos casos e uma dificuldade das famílias e das escolas em abordar temas ligados a corpo, gênero, sexualidade, em especial as questões de prevenção das violências sexuais. Reitera-se a importância do papel da família e da escola na educação, no acolhimento e na proteção de meninos vítimas de violência/abuso sexual, o que implica na necessidade de implementação de uma educação para a sexualidade, tanto na formação docente inicial e continuada, quanto no cotidiano escolar desde a Educação Infantil. Além disso, é importante que ocorra uma maior articulação entre as redes protetivas, do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, a fim de que as violências não se tornem invisibilizadas e sejam devidamente denunciadas e punidas, como prevê a lei. |
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Rosa, Cristiano Eduardo daFelipe, Jane2024-08-06T06:35:51Z2024http://hdl.handle.net/10183/276960001207961Nesta pesquisa investiguei de que maneira os scripts de gênero, em especial aqueles voltados para uma masculinidade que se pretende hegemônica e cisheteronormativa, promovidos, sobretudo pela família e pela escola, interpelam os meninos considerados afeminados em um movimento de pedofilização destes corpos, tornando-os vulneráveis para a violência/abuso sexual na infância. Para isso, a partir do campo da Educação, utilizei como aporte teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais em uma perspectiva pós-estruturalista de análise. Como metodologia para a produção de informações, elaborei um questionário online distribuído por meio da técnica “bola de neve”, realizando também entrevistas semiestruturadas por meio de videochamadas com sete homens abusados sexualmente na infância e que foram crianças que questionavam as expectativas de gênero colocadas sobre elas. Os eixos de análise apontaram para uma subnotificação dos casos e uma dificuldade das famílias e das escolas em abordar temas ligados a corpo, gênero, sexualidade, em especial as questões de prevenção das violências sexuais. Reitera-se a importância do papel da família e da escola na educação, no acolhimento e na proteção de meninos vítimas de violência/abuso sexual, o que implica na necessidade de implementação de uma educação para a sexualidade, tanto na formação docente inicial e continuada, quanto no cotidiano escolar desde a Educação Infantil. Além disso, é importante que ocorra uma maior articulação entre as redes protetivas, do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, a fim de que as violências não se tornem invisibilizadas e sejam devidamente denunciadas e punidas, como prevê a lei.In this research I investigated how gender scripts, especially those focused on a masculinity that is intended to be hegemonic and cisheteronormative, promoted, especially by family and school, question boys considered effeminate in a movement of pedophilization of these bodies, making them vulnerable to sexual violence/abuse in childhood. For this, from the field of Education, I used Gender Studies and Cultural Studies as a theoretical contribution from a post-structuralist perspective of analysis. As a methodology for producing information, I created an online questionnaire distributed using the “snowball” technique, also carrying out semi-structured interviews through video calls with seven men who were sexually abused in childhood and who were children who questioned the gender expectations placed on them. The axes of analysis pointed to an underreporting of cases and a difficulty for families and schools in addressing topics linked to the body, gender, sexuality, especially issues of preventing sexual violence. The importance of the role of the family and school in the education, reception and protection of boys who are victims of sexual violence/abuse is reiterated, which implies the need to implement sexuality education, both in initial and continuing teacher training, as well as in everyday school life since Early Childhood Education. Furthermore, it is important that there is greater coordination between the protective networks of the Child and Adolescent Rights Guarantee System, so that violence does not become invisible and is duly reported and punished, as provided for by law.application/pdfporMeninoAbuso sexualViolênciaViolência/abuso sexual contra meninos: a pedofilização na educação das masculinidades dissidentes na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207961.pdf.txt001207961.pdf.txtExtracted Texttext/plain505793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276960/2/001207961.pdf.txtfbffb9d4cabaf5705268043431ece289MD52ORIGINAL001207961.pdfTexto completoapplication/pdf2871893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276960/1/001207961.pdfec1e73ec9a042b813f02669b23c90380MD5110183/2769602024-08-07 06:14:15.773601oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-07T09:14:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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