Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata'
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/60369 |
Resumo: | Esta pesquisa concentra-se na articulação entre o discurso cinematográfico e o discurso musical, a partir da observação de determinado corpus fílmico: „Sal de Prata‟ (2005) de Carlos Gerbase. O filme, organizado através de intertítulos narrativos, cujo conteúdo semântico o remete à estrutura de uma sinfonia, propicia a reflexão acerca das aproximações e das apropriações entre ambas as manifestações. Inicialmente, se discorre acerca da estrutura em música e da estrutura no cinema, em que se insere a montagem e suas apropriações à terminologia musical. Complementam a discussão vieses cinematográficos e alguns exemplos fílmicos, destacados por outros autores sob a ótica de suas aproximações a formas e estruturas musicais. A estas reflexões segue a apresentação do conceito de sinfonia fílmica e de sua aplicabilidade em „Sal de Prata‟. Para tanto, foram considerados as observações oriundas da música pertencente à trilha sonora; a organização de planos; o percurso dramático do corpus em discussão. Encerra o trabalho, um exame das relações entre uma sequência fílmica e a música a ela combinada. A sequência selecionada compreende a única peça musical que pode ser ouvida em sua totalidade em „Sal de Prata‟: Largo do Concerto n. 5 em Fá menor, BWV 1056, de Johann Sebastian Bach, discutido aqui sob o viés retórico-musical. Entre música e cena percebem-se aproximações e concomitâncias referentes às estruturas observadas que são discutidas no pormenor. Esta dissertação concentra-se na reflexão das utilizações multifacetadas da música, no complexo cinematográfico, visando contribuir para a constituição desta área interdisciplinar de estudos. |
id |
URGS_808ff1bbf709c98bb8a829ca4d9c5698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60369 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Lanzoni, Pablo AlbertoOliveira, Lizete Dias deChaves, Celso Giannetti Loureiro2012-10-25T01:36:10Z2012http://hdl.handle.net/10183/60369000828676Esta pesquisa concentra-se na articulação entre o discurso cinematográfico e o discurso musical, a partir da observação de determinado corpus fílmico: „Sal de Prata‟ (2005) de Carlos Gerbase. O filme, organizado através de intertítulos narrativos, cujo conteúdo semântico o remete à estrutura de uma sinfonia, propicia a reflexão acerca das aproximações e das apropriações entre ambas as manifestações. Inicialmente, se discorre acerca da estrutura em música e da estrutura no cinema, em que se insere a montagem e suas apropriações à terminologia musical. Complementam a discussão vieses cinematográficos e alguns exemplos fílmicos, destacados por outros autores sob a ótica de suas aproximações a formas e estruturas musicais. A estas reflexões segue a apresentação do conceito de sinfonia fílmica e de sua aplicabilidade em „Sal de Prata‟. Para tanto, foram considerados as observações oriundas da música pertencente à trilha sonora; a organização de planos; o percurso dramático do corpus em discussão. Encerra o trabalho, um exame das relações entre uma sequência fílmica e a música a ela combinada. A sequência selecionada compreende a única peça musical que pode ser ouvida em sua totalidade em „Sal de Prata‟: Largo do Concerto n. 5 em Fá menor, BWV 1056, de Johann Sebastian Bach, discutido aqui sob o viés retórico-musical. Entre música e cena percebem-se aproximações e concomitâncias referentes às estruturas observadas que são discutidas no pormenor. Esta dissertação concentra-se na reflexão das utilizações multifacetadas da música, no complexo cinematográfico, visando contribuir para a constituição desta área interdisciplinar de estudos.This research focuses on the relationship between cinematographic and musical discourses taking as its object the observation of Carlos Gerbase‟s „Sal de Prata‟ (2005) as a film corpus. „Sal de Prata‟ is organized through narrative intertitles that refer to a symphonic structure through their semantic content; they elicit a reflection on the rapprochement and the appropriation between the two events. The thesis discusses the notion of structure in music and movies, including the concept of film editing as it mirrors musical terminology. The discussion is complemented by cinematic biases and film examples which are followed by the introduction of the concept of „film symphony‟ [„sinfonia fílmica‟] as well as its viability as related to „Sal de Prata‟. The soundtrack of the film is discussed, as are its plan organization, its dramatic journey, and the only piece that can be heard in its entirety in the film, the Largo from the Concerto no. 5 in F minor, BWV 1056, by Johann Sebastian Bach. This piece is analyzed under a rhetorical-musical bias and the parallel procedures in film and music are highlighted. This masters‟ thesis aims at a reflection on the multifaceted usage of music in the cinematographic complex, contributing to the construction of this interdisciplinary area of study.application/pdfporTrilha sonoraMúsicaSal de Prata (Filme)CinemaMusicFilm musicFilm symphony"Sal de Prata‟ (film)Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata'info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000828676.pdf000828676.pdfTexto completoapplication/pdf2554363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60369/1/000828676.pdf27778dd44ac6ce40c619ad2c844ec665MD51TEXT000828676.pdf.txt000828676.pdf.txtExtracted Texttext/plain248998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60369/2/000828676.pdf.txtecfc7662c9ffe9af195e5f1eb422f001MD52THUMBNAIL000828676.pdf.jpg000828676.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60369/3/000828676.pdf.jpg878b4d0d1fc6f1e0d680b85ee37c30f1MD5310183/603692018-10-15 09:33:24.494oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:33:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata' |
title |
Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata' |
spellingShingle |
Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata' Lanzoni, Pablo Alberto Trilha sonora Música Sal de Prata (Filme) Cinema Music Film music Film symphony "Sal de Prata‟ (film) |
title_short |
Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata' |
title_full |
Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata' |
title_fullStr |
Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata' |
title_full_unstemmed |
Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata' |
title_sort |
Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata' |
author |
Lanzoni, Pablo Alberto |
author_facet |
Lanzoni, Pablo Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanzoni, Pablo Alberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Lizete Dias de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Chaves, Celso Giannetti Loureiro |
contributor_str_mv |
Oliveira, Lizete Dias de Chaves, Celso Giannetti Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trilha sonora Música Sal de Prata (Filme) |
topic |
Trilha sonora Música Sal de Prata (Filme) Cinema Music Film music Film symphony "Sal de Prata‟ (film) |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cinema Music Film music Film symphony "Sal de Prata‟ (film) |
description |
Esta pesquisa concentra-se na articulação entre o discurso cinematográfico e o discurso musical, a partir da observação de determinado corpus fílmico: „Sal de Prata‟ (2005) de Carlos Gerbase. O filme, organizado através de intertítulos narrativos, cujo conteúdo semântico o remete à estrutura de uma sinfonia, propicia a reflexão acerca das aproximações e das apropriações entre ambas as manifestações. Inicialmente, se discorre acerca da estrutura em música e da estrutura no cinema, em que se insere a montagem e suas apropriações à terminologia musical. Complementam a discussão vieses cinematográficos e alguns exemplos fílmicos, destacados por outros autores sob a ótica de suas aproximações a formas e estruturas musicais. A estas reflexões segue a apresentação do conceito de sinfonia fílmica e de sua aplicabilidade em „Sal de Prata‟. Para tanto, foram considerados as observações oriundas da música pertencente à trilha sonora; a organização de planos; o percurso dramático do corpus em discussão. Encerra o trabalho, um exame das relações entre uma sequência fílmica e a música a ela combinada. A sequência selecionada compreende a única peça musical que pode ser ouvida em sua totalidade em „Sal de Prata‟: Largo do Concerto n. 5 em Fá menor, BWV 1056, de Johann Sebastian Bach, discutido aqui sob o viés retórico-musical. Entre música e cena percebem-se aproximações e concomitâncias referentes às estruturas observadas que são discutidas no pormenor. Esta dissertação concentra-se na reflexão das utilizações multifacetadas da música, no complexo cinematográfico, visando contribuir para a constituição desta área interdisciplinar de estudos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-25T01:36:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/60369 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000828676 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/60369 |
identifier_str_mv |
000828676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60369/1/000828676.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60369/2/000828676.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60369/3/000828676.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27778dd44ac6ce40c619ad2c844ec665 ecfc7662c9ffe9af195e5f1eb422f001 878b4d0d1fc6f1e0d680b85ee37c30f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085239480909824 |