A experiência prática no diálogo entre a produção cinematográfica e a musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-06032014-112521 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é gerar uma reflexão sobre o diálogo entre o cineasta e o compositor musical, por meio de uma articulação que envolve pesquisa e produção. A pesquisa focaliza este tema por dois vieses: reconhecer qual é a estrutura de trabalho do mercado cinematográfico atual e como é a atuação dos profissionais desta área; e refletir sobre a formação oferecida nos cursos acadêmicos de Música e Cinema, com suas implicações e possíveis deficiências na comunicação entre os dois meios. Nesse campo, o estudo pretende oferecer subsídios para uma mudança de visão dessas escolas. Já a produção prática consiste em composições de trilhas musicais para trabalhos de alunos do Curso Superior de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, denominados cines, e, especialmente, para o curta-metragem Pé de pera, de Gustavo Fattori, também aluno do departamento. Esse curta foi selecionado pelo Edital Prêmio Estímulo de Curta-metragem e o processo de produção de sua trilha ofereceu material para a consolidação do processo investigativo desenvolvido nesta pesquisa. Com essas experiências e com a adquirida no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), foi possível detectar deficiências e vislumbrar possíveis soluções para os problemas que se apresentaram. Para complementar o estudo, foi realizada ainda uma pesquisa apoiada pela Bolsa Santander de Mobilidade Internacional dentro do King\'s College London, obtendo um modelo comparativo a partir de um outro cenário acadêmico e comercial. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A experiência prática no diálogo entre a produção cinematográfica e a musical The practical approach on the dialogue between the cinematographic and musical production 2013-11-18Eduardo VicenteIrineu Guerrini JuniorLeonardo Gabriel de MarchiAnselmo Mancini do NascimentoUniversidade de São PauloMeios e Processos AudiovisuaisUSPBR Cinema Cinema Film production Film score Music Música Produção audiovisual Trilha musical O objetivo deste trabalho é gerar uma reflexão sobre o diálogo entre o cineasta e o compositor musical, por meio de uma articulação que envolve pesquisa e produção. A pesquisa focaliza este tema por dois vieses: reconhecer qual é a estrutura de trabalho do mercado cinematográfico atual e como é a atuação dos profissionais desta área; e refletir sobre a formação oferecida nos cursos acadêmicos de Música e Cinema, com suas implicações e possíveis deficiências na comunicação entre os dois meios. Nesse campo, o estudo pretende oferecer subsídios para uma mudança de visão dessas escolas. Já a produção prática consiste em composições de trilhas musicais para trabalhos de alunos do Curso Superior de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, denominados cines, e, especialmente, para o curta-metragem Pé de pera, de Gustavo Fattori, também aluno do departamento. Esse curta foi selecionado pelo Edital Prêmio Estímulo de Curta-metragem e o processo de produção de sua trilha ofereceu material para a consolidação do processo investigativo desenvolvido nesta pesquisa. Com essas experiências e com a adquirida no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), foi possível detectar deficiências e vislumbrar possíveis soluções para os problemas que se apresentaram. Para complementar o estudo, foi realizada ainda uma pesquisa apoiada pela Bolsa Santander de Mobilidade Internacional dentro do King\'s College London, obtendo um modelo comparativo a partir de um outro cenário acadêmico e comercial. This research aims at creating a reflection about the dialogue between the filmmaker and the composer through a conjuction of technical research and the real production. The technical research relates this theme by two point of views: recognizing what is the production structure of the current cinematographic scenario and how the professionals work in this area; and reflecting about the academic curriculum offered by the Music and Cinema courses, its results and possible defaults on the comunication between both means. In this field, the study intends to offer subsidies for a changing of concept of these areas. The practical production consists on soundtracks compositions for the undergraduates students works of the Audiovisual Department from Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo - ECA/USP, called cines, and, specially, for the short movie Pé de Pera, by Gustavo Fattori, also USP audiovisual student. This short movie was selected by the Prêmio Estímulo de Curtametragens, and the process of its soundtrack production offered materials for the investigative proccess developed on this research. With this experiences and with the one obtained on the Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), it was possible to raise some issues and to suggest some possible solutions. Moreover, complementing this study, it also was realized a research sponsored by the Santander Bank Scholarship of International Mobility within King\'s College London, obtaining a comparative model of another academic and commercial scenario. https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-06032014-112521info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:18:46Zoai:teses.usp.br:tde-06032014-112521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:12:37.403324Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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