Percepções de enfermeiras sobre sua comunicação com adolescentes oncológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252086 |
Resumo: | A comunicação das enfermeiras é crucial para manter um ambiente hospitalar terapêutico durante o tratamento do câncer, reduzindo o sofrimento e melhorando o desfecho clínico do paciente. Contudo, há uma falta de estudos sobre a comunicação destas profissionais com adolescentes com câncer. Esta dissertação tem por objetivo analisar a comunicação entre enfermeiras e pacientes adolescentes oncológicos, a fim de identificar potencialidades e obstáculos na troca de informações entre as duas partes. Esta análise ocorreu por meio de dois estudos - o primeiro se constitui de uma revisão integrativa abordando a percepção de adolescentes hospitalizados sobre suas interações com as equipe de enfermagem; e o segundo em um artigo qualitativo que avalia as percepções das próprias profissionais em sua comunicação com adolescentes oncológicos. Na revisão integrativa, avaliou-se que a comunicação amigável e gentil gera um maior senso de dignidade aos pacientes adolescentes, com estes compreendendo-a como um respeito à sua individualidade. Contudo, por meio das entrevistas e análise qualitativa, observou-se que para as enfermeiras a comunicação entre os dois é permeada pela compreensão que a morte pode se tornar parte do processo, e esta pode impedi-la de manter-se emocionalmente disponível durante o tratamento de câncer. A comunicação na oncologia pediátrica requer que a enfermeira mantenha um equilíbrio entre se manter emocionalmente disponível ao adolescente oncológico, e distanciar-se do paciente. Seria extremamente benéfico revisar e propor novos processos educativos e apoio organizacional a estas enfermeiras ao lidarem com os aspectos de luto e processo de morte. |
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Weston, Fernanda Cirne LimaDias, Ana Cristina Garcia2022-12-01T04:52:07Z2022http://hdl.handle.net/10183/252086001154184A comunicação das enfermeiras é crucial para manter um ambiente hospitalar terapêutico durante o tratamento do câncer, reduzindo o sofrimento e melhorando o desfecho clínico do paciente. Contudo, há uma falta de estudos sobre a comunicação destas profissionais com adolescentes com câncer. Esta dissertação tem por objetivo analisar a comunicação entre enfermeiras e pacientes adolescentes oncológicos, a fim de identificar potencialidades e obstáculos na troca de informações entre as duas partes. Esta análise ocorreu por meio de dois estudos - o primeiro se constitui de uma revisão integrativa abordando a percepção de adolescentes hospitalizados sobre suas interações com as equipe de enfermagem; e o segundo em um artigo qualitativo que avalia as percepções das próprias profissionais em sua comunicação com adolescentes oncológicos. Na revisão integrativa, avaliou-se que a comunicação amigável e gentil gera um maior senso de dignidade aos pacientes adolescentes, com estes compreendendo-a como um respeito à sua individualidade. Contudo, por meio das entrevistas e análise qualitativa, observou-se que para as enfermeiras a comunicação entre os dois é permeada pela compreensão que a morte pode se tornar parte do processo, e esta pode impedi-la de manter-se emocionalmente disponível durante o tratamento de câncer. A comunicação na oncologia pediátrica requer que a enfermeira mantenha um equilíbrio entre se manter emocionalmente disponível ao adolescente oncológico, e distanciar-se do paciente. Seria extremamente benéfico revisar e propor novos processos educativos e apoio organizacional a estas enfermeiras ao lidarem com os aspectos de luto e processo de morte.Nursing communication is crucial for a successful therapeutic environment in the hospital during cancer treatment, reducing the patient’s suffering and improving clinical outcome. However, there is a lack of studies about the communication between nurses and oncology adolescents. Therefore, this dissertation aims to analyze the communication among nurses and adolescents with cancer and to identify strengths and obstacles within this interaction. This analysis occurred through two studies - one integrative review, which analyzed hospitalized adolescent’s perception with the nursing team; and one qualitative article which evaluates nurses’ own perceptions about their communication with adolescents with cancer. In the integrative review it was analyzed that amicable and gentle communication were associated with an increased sense of dignity in adolescents, which comprehended this approach as a sign of respect to their individualities. However, during the interviews in the qualitative research it was seen that the existing communication between them is permeated with the understanding that death might become part of the process; consequently, it could prevent the nurse from being emotionally available during crucial moments where emotional support is a vital component of the patient’s treatment. Communication in the Pediatric Oncology units require nurses to maintain a fine balance between being emotionally present and at times needing to distance themselves from the patient. It would be highly beneficial to review and provide further educational knowledge and inpatient hospital support systems to these type of nursing professionals when dealing with all aspects of grief and the dying process.application/pdfporPaciente de câncerRelações enfermeiro-pacienteComunicaçãoAdolescente hospitalizadoPercepções de enfermeiras sobre sua comunicação com adolescentes oncológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154184.pdf.txt001154184.pdf.txtExtracted Texttext/plain123762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252086/2/001154184.pdf.txt52800bea7a1e2a34a6ad43c891502e0fMD52ORIGINAL001154184.pdfTexto completoapplication/pdf659176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252086/1/001154184.pdfb2a94737a88ee2fc03e127ec297557c3MD5110183/2520862022-12-02 05:52:59.924636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252086Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-02T07:52:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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