A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE BALES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Isabel Amélia Costa
Data de Publicação: 1989
Outros Autores: Trevisan,Maria Auxiliadora, Nogueira,Maria Suely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341989000300295
Resumo: Crescente número de autores reconhece a centralidade das interações verbais na prestação da assistência de enfermagem. Verificase na literatura específica da nossa profissão uma diversificação no uso de instrumentos ou sistemas de análise de interações. Descreve-se neste trabalho o uso de um sistema de análise de interação no contexto da enfermagem hospitalar: O Interaction Process Analysis, de Bales. O objetivo do estudo foi investigar a existência de um padrão de interação entre o grupo da enfermagem e pacientes. Utilizou-se a técnica de observação direta do comportamento resultante da interação entre os componentes do grupo da enfermagem e pacientes recèm-admitidos em unidades de internação. Os sujeitos de interação foram observados durante dez períodos de quatro horas e seus episódios verbais foram registrados em formulários pelos observadores. As interações verbais oriundas do registro foram classificadas à luz do Sistema de Bales e agrupadas nas áreas positiva, neutra e negativa. Foi constatado preponderância de interações da área neutra (85,4%) sobre as demais: positiva (8,4%)''e negativa (6,1%), confirmando a existência de um padrão no comportamento de interação entre os sujeitos estudados e demonstrando que a interação entre o grupo da enfermagem e os pacientes se dá em torno de problemas funcionais. A interação ocorre na medida do desempenho do papel instrumental dos integrantes do grupo profissional estudado. O sistema de análise de Bales mostrou grande utilidade na detecção de padrões de interação do grupo da enfermagem com pacientes hospitalizados.
id USP-24_74cbd0f03f8d9e824a0f999465f8ec8c
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62341989000300295
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE BALES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTERelações enfermeiro-pacientePaciente hospitalizadoComunicação em enfermagemCrescente número de autores reconhece a centralidade das interações verbais na prestação da assistência de enfermagem. Verificase na literatura específica da nossa profissão uma diversificação no uso de instrumentos ou sistemas de análise de interações. Descreve-se neste trabalho o uso de um sistema de análise de interação no contexto da enfermagem hospitalar: O Interaction Process Analysis, de Bales. O objetivo do estudo foi investigar a existência de um padrão de interação entre o grupo da enfermagem e pacientes. Utilizou-se a técnica de observação direta do comportamento resultante da interação entre os componentes do grupo da enfermagem e pacientes recèm-admitidos em unidades de internação. Os sujeitos de interação foram observados durante dez períodos de quatro horas e seus episódios verbais foram registrados em formulários pelos observadores. As interações verbais oriundas do registro foram classificadas à luz do Sistema de Bales e agrupadas nas áreas positiva, neutra e negativa. Foi constatado preponderância de interações da área neutra (85,4%) sobre as demais: positiva (8,4%)''e negativa (6,1%), confirmando a existência de um padrão no comportamento de interação entre os sujeitos estudados e demonstrando que a interação entre o grupo da enfermagem e os pacientes se dá em torno de problemas funcionais. A interação ocorre na medida do desempenho do papel instrumental dos integrantes do grupo profissional estudado. O sistema de análise de Bales mostrou grande utilidade na detecção de padrões de interação do grupo da enfermagem com pacientes hospitalizados.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem1989-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341989000300295Revista da Escola de Enfermagem da USP v.23 n.3 1989reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0080-6234198902300300295info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Isabel Amélia CostaTrevisan,Maria AuxiliadoraNogueira,Maria Suelypor2017-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62341989000300295Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-04-03T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE BALES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE
title A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE BALES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE BALES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE
Mendes,Isabel Amélia Costa
Relações enfermeiro-paciente
Paciente hospitalizado
Comunicação em enfermagem
title_short A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE BALES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE
title_full A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE BALES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE BALES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE BALES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE
title_sort A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE BALES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE
author Mendes,Isabel Amélia Costa
author_facet Mendes,Isabel Amélia Costa
Trevisan,Maria Auxiliadora
Nogueira,Maria Suely
author_role author
author2 Trevisan,Maria Auxiliadora
Nogueira,Maria Suely
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,Isabel Amélia Costa
Trevisan,Maria Auxiliadora
Nogueira,Maria Suely
dc.subject.por.fl_str_mv Relações enfermeiro-paciente
Paciente hospitalizado
Comunicação em enfermagem
topic Relações enfermeiro-paciente
Paciente hospitalizado
Comunicação em enfermagem
description Crescente número de autores reconhece a centralidade das interações verbais na prestação da assistência de enfermagem. Verificase na literatura específica da nossa profissão uma diversificação no uso de instrumentos ou sistemas de análise de interações. Descreve-se neste trabalho o uso de um sistema de análise de interação no contexto da enfermagem hospitalar: O Interaction Process Analysis, de Bales. O objetivo do estudo foi investigar a existência de um padrão de interação entre o grupo da enfermagem e pacientes. Utilizou-se a técnica de observação direta do comportamento resultante da interação entre os componentes do grupo da enfermagem e pacientes recèm-admitidos em unidades de internação. Os sujeitos de interação foram observados durante dez períodos de quatro horas e seus episódios verbais foram registrados em formulários pelos observadores. As interações verbais oriundas do registro foram classificadas à luz do Sistema de Bales e agrupadas nas áreas positiva, neutra e negativa. Foi constatado preponderância de interações da área neutra (85,4%) sobre as demais: positiva (8,4%)''e negativa (6,1%), confirmando a existência de um padrão no comportamento de interação entre os sujeitos estudados e demonstrando que a interação entre o grupo da enfermagem e os pacientes se dá em torno de problemas funcionais. A interação ocorre na medida do desempenho do papel instrumental dos integrantes do grupo profissional estudado. O sistema de análise de Bales mostrou grande utilidade na detecção de padrões de interação do grupo da enfermagem com pacientes hospitalizados.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341989000300295
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341989000300295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0080-6234198902300300295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.23 n.3 1989
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936529148903424