The effects of mindfulness and meditation on fake news credibility
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197895 |
Resumo: | O fenômeno das fake news tem afetado a política, as figuras públicas e os negócios, e a incapacidade dos consumidores de diferenciar informações falsas de verdadeiras tem um papel na disseminação desse tipo de notícias. Na presente pesquisa, propomos que a meditação de atenção plena pode ser uma ferramenta para que os consumidores treinem sua atenção com o objetivo de melhor detectar se as notícias são falsas. Para testar nossas hipóteses, conduzimos dois estudos, um correlacionar e um experimental - além de um pré-teste. No primeiro estudo, demonstramos que aqueles que praticam meditação regularmente tendem a estar menos suscetíveis a notícias falsas, e também encontramos uma correlação entre mindfulness - atenção plena - enquanto característica pessoal e ceticismo. Em nosso segundo estudo mostramos, através de medidas de eye tracking, que uma indução a meditação de 6 minutos pode afetar a atenção e o esforço dos consumidores enquanto leem fake news. |
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Sebastião, Letícia VedolinSantos, Cristiane Pizzutti dos2019-08-10T02:32:05Z2019http://hdl.handle.net/10183/197895001098894O fenômeno das fake news tem afetado a política, as figuras públicas e os negócios, e a incapacidade dos consumidores de diferenciar informações falsas de verdadeiras tem um papel na disseminação desse tipo de notícias. Na presente pesquisa, propomos que a meditação de atenção plena pode ser uma ferramenta para que os consumidores treinem sua atenção com o objetivo de melhor detectar se as notícias são falsas. Para testar nossas hipóteses, conduzimos dois estudos, um correlacionar e um experimental - além de um pré-teste. No primeiro estudo, demonstramos que aqueles que praticam meditação regularmente tendem a estar menos suscetíveis a notícias falsas, e também encontramos uma correlação entre mindfulness - atenção plena - enquanto característica pessoal e ceticismo. Em nosso segundo estudo mostramos, através de medidas de eye tracking, que uma indução a meditação de 6 minutos pode afetar a atenção e o esforço dos consumidores enquanto leem fake news.The fake news phenomenon has been affecting politics, public figures and businesses, and consumers’ inability to differentiate true and false information plays a role in spreading this type of news. In the present research, we propose that mindfulness and meditation could be a tool for consumers to train their attention in order to better detect if news are fake. In an attempt to test our hypothesis, we conducted a preliminary test and two studies, one correlational and one experimental. On the first study we demonstrate that those who practice meditation on a regular basis tend to be less susceptible to believe fake news. We also found a correlation between dispositional mindfulness and skepticism. Our second study shows, through eye tracking tools, that a six-minute meditation induction can affect consumers’ attention and effort while reading fake news.application/pdfengNotícia falsaMeditaçãoFake newsMeditationMindfulnessThe effects of mindfulness and meditation on fake news credibilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098894.pdf.txt001098894.pdf.txtExtracted Texttext/plain92546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197895/2/001098894.pdf.txta77cf96109efb22b690e5b60b6c4a989MD52ORIGINAL001098894.pdfTexto completo (inglês)application/pdf9619378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197895/1/001098894.pdf1d327f9ada0ed29daa825e5bd9673d99MD5110183/1978952021-05-26 04:43:00.752728oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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