Municipalização de cartilha : uma reconstrução de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herter, Marcos Lourenço
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256196
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o processo de construção de uma cartilha de alfabetização realizado num município do Rio Grande do Sul e suas implicações com o processo de municipalização do ensino. Baseado nas contribuições da Epistemologia Genética de Jean Piaget, na Psicolinguística Genética de Emilia Ferreiro e nos trabalhos de Vygotsky, Luria e Leontiev, efetuou-se a discussão e análise de como a equipe que construiu a cartilha entendia o processo de desenvolvimento da linguagem escrita. Realizou-se entrevistas com membros da Secretaria Municipal, um professor e com um diretor do Centro de Professores. Verificou-se que no processo de construção da cartilha, o entendimento da relação educação e sociedade não era claro, bem como a inexistência de uma teoria que explique o processo de construção da linguagem escrita; também não existia uma teoria que auxiliou na construção da cartilha, por sua vez, o processo de municipalização da cartilha, revelou-se positivo. Concluiu-se que faz-se necessário um aprofundamento e a ampliação do debate acerca da política de municipalização do ensino, bem como a necessidade de pesquisas comparativas dos trabalhos de Ferreiro e Vygotsky, bem como a criação de um núcleo de pesquisadores, ou linha de pesquisa que se oriente de acordo com as teorias de Vygotsky e seus colaboradores.
id URGS_81bcfac056cf82712c54cf611849a0a9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256196
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Herter, Marcos LourençoAndreola, Balduino Antônio2023-03-22T03:24:58Z1988http://hdl.handle.net/10183/256196000009541Este estudo tem por objetivo analisar o processo de construção de uma cartilha de alfabetização realizado num município do Rio Grande do Sul e suas implicações com o processo de municipalização do ensino. Baseado nas contribuições da Epistemologia Genética de Jean Piaget, na Psicolinguística Genética de Emilia Ferreiro e nos trabalhos de Vygotsky, Luria e Leontiev, efetuou-se a discussão e análise de como a equipe que construiu a cartilha entendia o processo de desenvolvimento da linguagem escrita. Realizou-se entrevistas com membros da Secretaria Municipal, um professor e com um diretor do Centro de Professores. Verificou-se que no processo de construção da cartilha, o entendimento da relação educação e sociedade não era claro, bem como a inexistência de uma teoria que explique o processo de construção da linguagem escrita; também não existia uma teoria que auxiliou na construção da cartilha, por sua vez, o processo de municipalização da cartilha, revelou-se positivo. Concluiu-se que faz-se necessário um aprofundamento e a ampliação do debate acerca da política de municipalização do ensino, bem como a necessidade de pesquisas comparativas dos trabalhos de Ferreiro e Vygotsky, bem como a criação de um núcleo de pesquisadores, ou linha de pesquisa que se oriente de acordo com as teorias de Vygotsky e seus colaboradores.application/pdfporMunicipalização do ensinoEnsino de primeiro grauMunicipalização de cartilha : uma reconstrução de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1988mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000009541.pdf.txt000009541.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256196/2/000009541.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000009541.pdfTexto completoapplication/pdf4388225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256196/1/000009541.pdf9ad5bc1be24342f9c8d448c8ae6f8994MD5110183/2561962023-03-23 03:24:52.615398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:24:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Municipalização de cartilha : uma reconstrução de experiência
title Municipalização de cartilha : uma reconstrução de experiência
spellingShingle Municipalização de cartilha : uma reconstrução de experiência
Herter, Marcos Lourenço
Municipalização do ensino
Ensino de primeiro grau
title_short Municipalização de cartilha : uma reconstrução de experiência
title_full Municipalização de cartilha : uma reconstrução de experiência
title_fullStr Municipalização de cartilha : uma reconstrução de experiência
title_full_unstemmed Municipalização de cartilha : uma reconstrução de experiência
title_sort Municipalização de cartilha : uma reconstrução de experiência
author Herter, Marcos Lourenço
author_facet Herter, Marcos Lourenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herter, Marcos Lourenço
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andreola, Balduino Antônio
contributor_str_mv Andreola, Balduino Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Municipalização do ensino
Ensino de primeiro grau
topic Municipalização do ensino
Ensino de primeiro grau
description Este estudo tem por objetivo analisar o processo de construção de uma cartilha de alfabetização realizado num município do Rio Grande do Sul e suas implicações com o processo de municipalização do ensino. Baseado nas contribuições da Epistemologia Genética de Jean Piaget, na Psicolinguística Genética de Emilia Ferreiro e nos trabalhos de Vygotsky, Luria e Leontiev, efetuou-se a discussão e análise de como a equipe que construiu a cartilha entendia o processo de desenvolvimento da linguagem escrita. Realizou-se entrevistas com membros da Secretaria Municipal, um professor e com um diretor do Centro de Professores. Verificou-se que no processo de construção da cartilha, o entendimento da relação educação e sociedade não era claro, bem como a inexistência de uma teoria que explique o processo de construção da linguagem escrita; também não existia uma teoria que auxiliou na construção da cartilha, por sua vez, o processo de municipalização da cartilha, revelou-se positivo. Concluiu-se que faz-se necessário um aprofundamento e a ampliação do debate acerca da política de municipalização do ensino, bem como a necessidade de pesquisas comparativas dos trabalhos de Ferreiro e Vygotsky, bem como a criação de um núcleo de pesquisadores, ou linha de pesquisa que se oriente de acordo com as teorias de Vygotsky e seus colaboradores.
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-22T03:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256196
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000009541
url http://hdl.handle.net/10183/256196
identifier_str_mv 000009541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256196/2/000009541.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256196/1/000009541.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9ad5bc1be24342f9c8d448c8ae6f8994
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737069838368768