Interfaces computacionais multimodais em jogos digitais para as pessoas com deficiência visual : aportes metodológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256301 |
Resumo: | Os jogos digitais têm apresentado uma vasta gama de meios de interação. No entanto, verificam-se déficits de experienciação quando estes são utilizados por pessoas com deficiência visual, ou mesmo surdocegas. A presente pesquisa investiga, por intermédio do design centrado no usuário e do mapeamento tecnológico, o uso do canal tátil como um meio agregativo ao canal auditivo no design de interfaces computacionais multimodais. O objetivo da dissertação é apresentar aportes metodológicos sistematizados para o projeto de tais interfaces, de modo que contribuam para a experiência do usuário com deficiência visual nas atividades em jogos digitais. Como metodologia adotada para condução desta pesquisa aplica-se a Design Science Research em conjunto com o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos. As principais contribuições no campo teórico são os conhecimentos referentes ao desenvolvimento de jogos digitais acessíveis às pessoas com deficiência visual, bem como as características intrínsecas à construção de recursos computacionais táteis e hápticos utilizados para interação de pessoas com deficiência visual no contexto dos jogos digitais. Para o campo prático, são propostos aportes metodológicos sistematizados que subsidiam projetistas e desenvolvedores com boas práticas de projetos e desenvolvimento de jogos digitais multimodais acessíveis às pessoas com deficiência visual, abrangendo as mais variadas taxonomias, além das próprias interfaces computacionais multimodais. Com isso, espera-se o fomento de jogos digitais acessíveis, desenvolvidos em conformidade com os aportes propostos. Parte-se do entendimento de que jogos digitais acessíveis podem oferecer níveis adequados de experiência às pessoas com deficiência visual nas atividades de jogos digitais. |
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Piloti, Jason ScalcoSilva, Regio Pierre da2023-03-25T03:31:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/256301001164921Os jogos digitais têm apresentado uma vasta gama de meios de interação. No entanto, verificam-se déficits de experienciação quando estes são utilizados por pessoas com deficiência visual, ou mesmo surdocegas. A presente pesquisa investiga, por intermédio do design centrado no usuário e do mapeamento tecnológico, o uso do canal tátil como um meio agregativo ao canal auditivo no design de interfaces computacionais multimodais. O objetivo da dissertação é apresentar aportes metodológicos sistematizados para o projeto de tais interfaces, de modo que contribuam para a experiência do usuário com deficiência visual nas atividades em jogos digitais. Como metodologia adotada para condução desta pesquisa aplica-se a Design Science Research em conjunto com o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos. As principais contribuições no campo teórico são os conhecimentos referentes ao desenvolvimento de jogos digitais acessíveis às pessoas com deficiência visual, bem como as características intrínsecas à construção de recursos computacionais táteis e hápticos utilizados para interação de pessoas com deficiência visual no contexto dos jogos digitais. Para o campo prático, são propostos aportes metodológicos sistematizados que subsidiam projetistas e desenvolvedores com boas práticas de projetos e desenvolvimento de jogos digitais multimodais acessíveis às pessoas com deficiência visual, abrangendo as mais variadas taxonomias, além das próprias interfaces computacionais multimodais. Com isso, espera-se o fomento de jogos digitais acessíveis, desenvolvidos em conformidade com os aportes propostos. Parte-se do entendimento de que jogos digitais acessíveis podem oferecer níveis adequados de experiência às pessoas com deficiência visual nas atividades de jogos digitais.The Digital games have presented a wide range interaction means. However, it is experience deficits when used by blind people, or even deafblind people. The present research investigates, through user-centered design and technological mapping, the use of the tactile channel as an aggregative way to the auditory channel in the design of multimodal computer interfaces. As an objective, it presents systematized methodological contributions to the design of such interfaces, as a way of contributing to the experience for the blind in a digital game’s activities. For conducting this research, the design science research methodology is adopted, using the Guidance Guide for Project Development for the abductive stage. As contributions to the theoretical field, there is the knowledge of the development of accessible digital games for the blind, as well as the intrinsic characteristics for the construction of tactile and haptic computational resources used by blind people in the digital game’s interaction context. For the practical field, is proposed the systematized methodological contributions that support designers and developers to design accessible multimodal games for the blind, covering the most varied taxonomies, in addition to the multimodal computational interfaces themselves. With this, it is expected to promote the accessible digital games area, since the games and interfaces, developed according to the proposed contributions, can offer adequate levels of experience to the blind in digital game activities.application/pdfporJogos digitaisInterfaceDesign centrado no usuárioDeficiente visualTecnologia assistivaDigital gamesMultimodal computer interfacesUser-centered designBlind peopleAssistive technologyInterfaces computacionais multimodais em jogos digitais para as pessoas com deficiência visual : aportes metodológicosMultimodal computer interfaces in digital games for blind people : methodological contributionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164921.pdf.txt001164921.pdf.txtExtracted Texttext/plain786417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256301/2/001164921.pdf.txtaaa11165445428ff1b75d5cc8c7a09edMD52ORIGINAL001164921.pdfTexto completoapplication/pdf10330737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256301/1/001164921.pdf58ac733163da182093265c2c00613e84MD5110183/2563012023-03-26 03:23:15.389477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-26T06:23:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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