Trajetórias conceituais intecionais de ensino e aprendizagem : investigação em fluxo temporal em espaços e contextos nos processos educacionais em EaD
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157572 |
Resumo: | A natureza humana é fascinante. Do ponto de vista educacional, o movimento humano nasce a partir de relações baseadas em compromisso. Entretanto, o compromisso educacional tem raízes em instituições dotadas de uma rigidez estrutural significativa em seus valores e práticas. Talvez essas raízes sejam parte da explicação quanto à falibilidade elevada destas instituições face às novas formas de se pensar o permanente fluxo humano. Este fluxo, por natureza indomável, atualmente se encontra potencializado pela adoção de artefatos digitais que dão às pessoas múltiplas possibilidades de individuação. Talvez seja um erro persistir na reprodução de modelos educacionais inflexíveis, onde não haja a possibilidade de exercício da liberdade intencional. Nesta tese, buscamos identificar possíveis relações intencionais latentes que regem os compromissos educacionais porventura existentes nos processos de ensino e aprendizagem baseados em e-Learning. Concebemos princípios de Trajetórias Conceituais de Aprendizagem Intencionais (TCAIs), através das quais se torna possível registrar ações e inferir graus de Intencionalidade Pedagógica Docente (IPD) e Intencionalidade de Aprendizagem Discente (IAD). Um Indicador do Grau de Intencionalidade (IGI) e outro, denominado Indicador do Grau de Convergência Discente (IGCD) foram propostos. Através da conjunção de ambos se torna possível avaliar o grau de proximidade entre a IPD e a IAD, estas que são inerentemente subjacentes às estruturas das Trajetória Conceitual de Aprendizagem (TCA) produzidas durante os processos de ensino e de aprendizagem. O IGI mensura o viés intencional de uma Trajetória Conceitual de Aprendizagem, enquanto o IGCD permite avaliar o grau de compromisso normativo do discente em relação à proposta educacional em fluxo. |
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Argolo, Eráclito de SouzaLima, Jose Valdeni deThom, Lucinéia Heloisa2017-05-09T02:23:56Z2016http://hdl.handle.net/10183/157572001018865A natureza humana é fascinante. Do ponto de vista educacional, o movimento humano nasce a partir de relações baseadas em compromisso. Entretanto, o compromisso educacional tem raízes em instituições dotadas de uma rigidez estrutural significativa em seus valores e práticas. Talvez essas raízes sejam parte da explicação quanto à falibilidade elevada destas instituições face às novas formas de se pensar o permanente fluxo humano. Este fluxo, por natureza indomável, atualmente se encontra potencializado pela adoção de artefatos digitais que dão às pessoas múltiplas possibilidades de individuação. Talvez seja um erro persistir na reprodução de modelos educacionais inflexíveis, onde não haja a possibilidade de exercício da liberdade intencional. Nesta tese, buscamos identificar possíveis relações intencionais latentes que regem os compromissos educacionais porventura existentes nos processos de ensino e aprendizagem baseados em e-Learning. Concebemos princípios de Trajetórias Conceituais de Aprendizagem Intencionais (TCAIs), através das quais se torna possível registrar ações e inferir graus de Intencionalidade Pedagógica Docente (IPD) e Intencionalidade de Aprendizagem Discente (IAD). Um Indicador do Grau de Intencionalidade (IGI) e outro, denominado Indicador do Grau de Convergência Discente (IGCD) foram propostos. Através da conjunção de ambos se torna possível avaliar o grau de proximidade entre a IPD e a IAD, estas que são inerentemente subjacentes às estruturas das Trajetória Conceitual de Aprendizagem (TCA) produzidas durante os processos de ensino e de aprendizagem. O IGI mensura o viés intencional de uma Trajetória Conceitual de Aprendizagem, enquanto o IGCD permite avaliar o grau de compromisso normativo do discente em relação à proposta educacional em fluxo.Human nature is fascinating. We are endowed with intentional capabilities that keep us in constant flux, leaving behind us evident traces of our passage. From an educational point of view, the human movement comes from commitment-based relationships. However, the educational commitment is rooted in institutions with significant structural rigidities in its values and practices. Maybe these roots could be a part of the explanation for the high unreliability of these institutions faced with new ways of thinking about the permanent human flow. This flow, of untamed nature, is currently enhanced by the adoption of digital artifacts that give people multiple possibilities of individuation. It may be an error persist in those inflexible educational models, where there is no the possibility of exercising the intentional freedom. In this thesis, we seek to identify potential latent intentional relationships governing educational commitments that would may exist in the processes of teaching and learning based on e-Learning. We design principles for Intentional Conceptual Learning trajectories (ICLTs), through which it becomes possible to record actions and infer degrees of Teacher’s Pedagogical Intentionality (TPI) and Student's Learning Intentionality (SLI). An Intentionality Degree Indicator (IDI) and the other, called the Student’s Convergence Level Indicator (SCLI) was proposed. Through the conjunction of both is possible assess the degree of proximity between the TPI and the SLI, these that are inherently underpinning to ICLTs structures produced during the learning and teaching processes. The IDI measures the intentionality bias from Conceptual Learning trajectories, while SCLI allows evaluating normative commitment degree of the students for the educational proposal in flux.application/pdfporEnsino-aprendizagemEnsino a distânciaConceptual learning trajectoriesIntentionalityModelingTrajetórias conceituais intecionais de ensino e aprendizagem : investigação em fluxo temporal em espaços e contextos nos processos educacionais em EaDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018865.pdf001018865.pdfTexto completoapplication/pdf3475876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157572/1/001018865.pdf64985a43b1561636786308e52163feb9MD51TEXT001018865.pdf.txt001018865.pdf.txtExtracted Texttext/plain296384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157572/2/001018865.pdf.txt3c2a384f3a9c2c485dd8adda6fe0c916MD52THUMBNAIL001018865.pdf.jpg001018865.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157572/3/001018865.pdf.jpgab7f37db5c3878197821937dd819c494MD5310183/1575722021-12-06 05:40:19.082684oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157572Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:40:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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