Criação de conhecimento em blogs corporativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gardin, Josy Alvarenga Carvalho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26499
Resumo: O conhecimento é considerado um dos principais ativos de uma empresa. É ele que permite à empresa agregar valor aos seus produtos, solucionar problemas e produzir novos conhecimentos a partir dos já existentes. A criação de conhecimento é entendida como um processo de transformação colaborativa e de caráter dinâmico, que tem como base a interação dos indivíduos como agentes sociais no contexto organizacional. Nesse sentido, assume-se nesse trabalho que a criação de conhecimento depende da mobilização cognitiva e da legitimação social, e que a média gerência exerce a importante função de mediadora de tal processo. A partir de um estudo do blog corporativo de duas construtoras, este trabalho teve como objetivo analisar os resultados do blog em relação à criação de conhecimento para tais empresas. Os dados foram coletados através de entrevistas com os gerentes e questionário semi-estruturado direcionado aos colaboradores de diferentes setores da empresa. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo do tipo temática na identificação e priorização dos conteúdos presentes nas entrevistas. Os resultados indicaram que os elementos que interferem na criação de conhecimento para as empresas através do uso de blogs corporativos são: a interação que ocorre entre o usuário e a empresa, o processo de implantação do blog, a validação do blog pela alta gerência, o comprometimento e a disciplina dos responsáveis pela manutenção do blog, o envolvimento dos funcionários de diferentes departamentos da empresa com o blog e a atuação da média gerência como ativista ou trabalhadora do conhecimento. Assim, o blog pode proporcionar criação de conhecimento à empresa, no entanto, para que isso ocorra é necessário que a empresa consiga estabelecer um processo de análise da informação e colaboração captada no blog e que ocorra a mobilização cognitiva e a legitimação social tanto dos funcionários quanto da diretoria da empresa. Portanto, embora os resultados indiquem que os blogs corporativos permitem a criação de conhecimento para a empresa, fica evidente que este não é o objetivo que orienta a sua implantação.
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Os dados foram coletados através de entrevistas com os gerentes e questionário semi-estruturado direcionado aos colaboradores de diferentes setores da empresa. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo do tipo temática na identificação e priorização dos conteúdos presentes nas entrevistas. Os resultados indicaram que os elementos que interferem na criação de conhecimento para as empresas através do uso de blogs corporativos são: a interação que ocorre entre o usuário e a empresa, o processo de implantação do blog, a validação do blog pela alta gerência, o comprometimento e a disciplina dos responsáveis pela manutenção do blog, o envolvimento dos funcionários de diferentes departamentos da empresa com o blog e a atuação da média gerência como ativista ou trabalhadora do conhecimento. Assim, o blog pode proporcionar criação de conhecimento à empresa, no entanto, para que isso ocorra é necessário que a empresa consiga estabelecer um processo de análise da informação e colaboração captada no blog e que ocorra a mobilização cognitiva e a legitimação social tanto dos funcionários quanto da diretoria da empresa. Portanto, embora os resultados indiquem que os blogs corporativos permitem a criação de conhecimento para a empresa, fica evidente que este não é o objetivo que orienta a sua implantação.Knowledge is considered one of the main assets of a company. It allows the company to add value to its products, solve problems and produce new knowledge from existing ones. The knowledge creation is understood as a collaborative transformation process and it has a dynamic character, which is based on the interaction of individuals as social agents in the organizational context. In this sense, it is assumed in this paper that the knowledge creation depends on the cognitive mobilization and social legitimacy, and middle management has an important role of mediating such a process. By studying the corporate blogs of two construction companies, this paper aimed to analyze how the blogs results relate to the knowledge creation for both companies. Data were collected through interviews-with managers and semi-structured questionnaire directed to workers from different sectors of the company. Data were analyzed using the thematic content analysis to identify and prioritize the contents of the interviews. The results indicated that the factors which influence the knowledge creation for companies through the use of corporate blogs are: the interaction that occurs between the user and the company, the blog deployment process, the blog validation by senior management, the commitment and discipline of those responsible for maintaining the blog, the involvement with the blog by different departments employees in the company and the middle managers role as knowledge activist or worker. Thus, the blog can provide knowledge creation to the company, however, for this to occur it is necessary that the company establish an information analysis process and collaboration captured on the blog and the cognitive mobilization and social legitimacy must occur for both employees and the company's board. Therefore, although results indicate that corporate blogs allow the knowledge creation for the company, it is evident this is not the goal that guides its deployment.application/pdfporAmbiente virtualCriação de conhecimentoBlog corporativoKnowledge creationCollaborationCorporate blogCriação de conhecimento em blogs corporativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000759478.pdf000759478.pdfTexto completoapplication/pdf993969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26499/1/000759478.pdff90c11d575d8bb75257e9ff802eb7ee9MD51TEXT000759478.pdf.txt000759478.pdf.txtExtracted Texttext/plain140244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26499/2/000759478.pdf.txt220e7e35526f9a6f688f4da8e9d47cfaMD52THUMBNAIL000759478.pdf.jpg000759478.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26499/3/000759478.pdf.jpgdba3db5a73f91654ba902da29ad3273aMD5310183/264992018-10-18 07:38:26.197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:38:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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