O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131391 |
Resumo: | A música gera conhecimento e tem significado porque opera com forma especial na percepção e na cognição humana. A educação musical é uma das alternativas que configuram uma sólida aprendizagem da música. Tem a função de acionar e desenvolver tanto a capacidade no indivíduo para compreender as relações que possibilitam a expressão, quanto os mecanismos cognitivos presentes nos processos de organização sonora. No mundo ocidental convivem, lado a lado, dois tipos de música e, consequentemente, dois tipos de abordagens educacionais, com características organizacionais próprias e diferenciadas, aqui denominadas tonal e não-tonal. A proposta desta pesquisa é identificar os meios de estruturação presentes na música tonal, na música não-tonal. Mais especificamente, identificar, analisar e comparar as formas de conhecimento musical existentes nas abordagens tonal e não-tonal, na aprendizagem. Como processo e tradição cultural, a prática da música tonal tem gerado e desenvolvido, nos individuas, modelos sonoros de organização e relações sonoras caracteristicas que, por sua vez, vem gerando hábitos e disposiçôes, orientando perceptiva e cognitivamente os indivíduos. As abordagens não-tonais convivem ou esbarram com os referenciais existentes na mente dos individuas tonalmente aculturados. Procurando ampliar a experiéncia musical, valorizam os processos criativos por meio da vivência e da prática musical. Tais abordagens têm contribuído de forma significativa para a eficiência da aprendizagem de um modo geral. Os processos estruturais são construidos e desenvolvidos gradativamente, como na abordagem tonal. A aprendizagem fundamentada na música do Século XX aponta caminhos e possibilidades perceptivas e cognitivas, em favor do conhecimento da música como um todo. |
id |
URGS_82c5a86507a969b2a2b047cec3ba5f5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131391 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Grossi, Cristina de SouzaMartins, Raimundo2015-12-25T02:39:27Z1990http://hdl.handle.net/10183/131391000044125A música gera conhecimento e tem significado porque opera com forma especial na percepção e na cognição humana. A educação musical é uma das alternativas que configuram uma sólida aprendizagem da música. Tem a função de acionar e desenvolver tanto a capacidade no indivíduo para compreender as relações que possibilitam a expressão, quanto os mecanismos cognitivos presentes nos processos de organização sonora. No mundo ocidental convivem, lado a lado, dois tipos de música e, consequentemente, dois tipos de abordagens educacionais, com características organizacionais próprias e diferenciadas, aqui denominadas tonal e não-tonal. A proposta desta pesquisa é identificar os meios de estruturação presentes na música tonal, na música não-tonal. Mais especificamente, identificar, analisar e comparar as formas de conhecimento musical existentes nas abordagens tonal e não-tonal, na aprendizagem. Como processo e tradição cultural, a prática da música tonal tem gerado e desenvolvido, nos individuas, modelos sonoros de organização e relações sonoras caracteristicas que, por sua vez, vem gerando hábitos e disposiçôes, orientando perceptiva e cognitivamente os indivíduos. As abordagens não-tonais convivem ou esbarram com os referenciais existentes na mente dos individuas tonalmente aculturados. Procurando ampliar a experiéncia musical, valorizam os processos criativos por meio da vivência e da prática musical. Tais abordagens têm contribuído de forma significativa para a eficiência da aprendizagem de um modo geral. Os processos estruturais são construidos e desenvolvidos gradativamente, como na abordagem tonal. A aprendizagem fundamentada na música do Século XX aponta caminhos e possibilidades perceptivas e cognitivas, em favor do conhecimento da música como um todo.application/pdfporEducação musicalEducacao musical : Musica tonalEducacao musical : Musica nao-tonalMusica tonal : AprendizagemMusica nao-tonal : AprendizagemProcesso de conhecimento : MusicaTeseO processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesCurso de Pós-Graduação em MusicaPorto Alegre, BR-RS1990mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000044125.pdf000044125.pdfTexto completoapplication/pdf31371461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131391/1/000044125.pdf9f460ce48471d22b278db364c2637de3MD51TEXT000044125.pdf.txt000044125.pdf.txtExtracted Texttext/plain284092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131391/2/000044125.pdf.txt2813046036763b3c2b5f95bbb7fd6c1cMD52THUMBNAIL000044125.pdf.jpg000044125.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131391/3/000044125.pdf.jpgb6458bb27364e21519f9f43b43bed9afMD5310183/1313912018-10-25 10:00:15.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T13:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem |
title |
O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem |
spellingShingle |
O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem Grossi, Cristina de Souza Educação musical Educacao musical : Musica tonal Educacao musical : Musica nao-tonal Musica tonal : Aprendizagem Musica nao-tonal : Aprendizagem Processo de conhecimento : Musica Tese |
title_short |
O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem |
title_full |
O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem |
title_fullStr |
O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem |
title_sort |
O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem |
author |
Grossi, Cristina de Souza |
author_facet |
Grossi, Cristina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grossi, Cristina de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Raimundo |
contributor_str_mv |
Martins, Raimundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Educacao musical : Musica tonal Educacao musical : Musica nao-tonal Musica tonal : Aprendizagem Musica nao-tonal : Aprendizagem Processo de conhecimento : Musica Tese |
topic |
Educação musical Educacao musical : Musica tonal Educacao musical : Musica nao-tonal Musica tonal : Aprendizagem Musica nao-tonal : Aprendizagem Processo de conhecimento : Musica Tese |
description |
A música gera conhecimento e tem significado porque opera com forma especial na percepção e na cognição humana. A educação musical é uma das alternativas que configuram uma sólida aprendizagem da música. Tem a função de acionar e desenvolver tanto a capacidade no indivíduo para compreender as relações que possibilitam a expressão, quanto os mecanismos cognitivos presentes nos processos de organização sonora. No mundo ocidental convivem, lado a lado, dois tipos de música e, consequentemente, dois tipos de abordagens educacionais, com características organizacionais próprias e diferenciadas, aqui denominadas tonal e não-tonal. A proposta desta pesquisa é identificar os meios de estruturação presentes na música tonal, na música não-tonal. Mais especificamente, identificar, analisar e comparar as formas de conhecimento musical existentes nas abordagens tonal e não-tonal, na aprendizagem. Como processo e tradição cultural, a prática da música tonal tem gerado e desenvolvido, nos individuas, modelos sonoros de organização e relações sonoras caracteristicas que, por sua vez, vem gerando hábitos e disposiçôes, orientando perceptiva e cognitivamente os indivíduos. As abordagens não-tonais convivem ou esbarram com os referenciais existentes na mente dos individuas tonalmente aculturados. Procurando ampliar a experiéncia musical, valorizam os processos criativos por meio da vivência e da prática musical. Tais abordagens têm contribuído de forma significativa para a eficiência da aprendizagem de um modo geral. Os processos estruturais são construidos e desenvolvidos gradativamente, como na abordagem tonal. A aprendizagem fundamentada na música do Século XX aponta caminhos e possibilidades perceptivas e cognitivas, em favor do conhecimento da música como um todo. |
publishDate |
1990 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1990 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-25T02:39:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131391 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000044125 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131391 |
identifier_str_mv |
000044125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131391/1/000044125.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131391/2/000044125.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131391/3/000044125.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f460ce48471d22b278db364c2637de3 2813046036763b3c2b5f95bbb7fd6c1c b6458bb27364e21519f9f43b43bed9af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085345597849600 |