Alternativas à intermodalidade : integração da bicicleta ao metrô de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239732 |
Resumo: | A integração da bicicleta com o transporte público é amplamente considerada uma forma de locomoção eficiente e sustentável, podendo ser uma alternativa altamente competitiva ao automóvel. No entanto, as evidências para os determinantes das escolhas das pessoas para se deslocar de bicicleta como modo de viagem integrado permanecem pouco estudadas. Este trabalho teve como objetivo investigar e quantificar os fatores que influenciam a integração da bicicleta com o sistema de trens urbanos da cidade de Porto Alegre/RS, incluindo fatores psicológicos. Para isto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre este tipo de integração modal e seus elementos de motivação, além de uma breve revisão sobre as técnicas e teorias empregas neste trabalho. Os dados foram coletados por intermédio de uma pesquisa de preferência declarada aplicada com os usuários de trem da cidade. A Teoria do Comportamento Planejado serviu de base para a concepção dos fatores psicológicos, sendo a análise destes realizada através da Modelagem por Equações Estruturais (SEM). Modelos híbridos de escolha foram gerados a partir da estimação de modelos Logit Multinomiais (MNL). Os resultados revelaram que o controle percebido (o quanto o indivíduo se considera capaz de realizar um comportamento) foi o principal fator de influência sobre a intenção de utilizar a bicicleta. Ao incluir a intenção no modelo discreto, o ajuste foi aprimorado e, por conseguinte, o potencial preditor do modelo de escolha. Dentre os atributos analisados na preferência declarada, a presença de ciclovia e a tarifa para utilizar a bicicleta para integrar foram as variáveis de maior impacto na probabilidade de escolha por esta combinação de transporte. |
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Almeida, Bárbara JanssonLarrañaga Uriarte, Ana Margarita2022-06-03T04:35:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/239732001140638A integração da bicicleta com o transporte público é amplamente considerada uma forma de locomoção eficiente e sustentável, podendo ser uma alternativa altamente competitiva ao automóvel. No entanto, as evidências para os determinantes das escolhas das pessoas para se deslocar de bicicleta como modo de viagem integrado permanecem pouco estudadas. Este trabalho teve como objetivo investigar e quantificar os fatores que influenciam a integração da bicicleta com o sistema de trens urbanos da cidade de Porto Alegre/RS, incluindo fatores psicológicos. Para isto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre este tipo de integração modal e seus elementos de motivação, além de uma breve revisão sobre as técnicas e teorias empregas neste trabalho. Os dados foram coletados por intermédio de uma pesquisa de preferência declarada aplicada com os usuários de trem da cidade. A Teoria do Comportamento Planejado serviu de base para a concepção dos fatores psicológicos, sendo a análise destes realizada através da Modelagem por Equações Estruturais (SEM). Modelos híbridos de escolha foram gerados a partir da estimação de modelos Logit Multinomiais (MNL). Os resultados revelaram que o controle percebido (o quanto o indivíduo se considera capaz de realizar um comportamento) foi o principal fator de influência sobre a intenção de utilizar a bicicleta. Ao incluir a intenção no modelo discreto, o ajuste foi aprimorado e, por conseguinte, o potencial preditor do modelo de escolha. Dentre os atributos analisados na preferência declarada, a presença de ciclovia e a tarifa para utilizar a bicicleta para integrar foram as variáveis de maior impacto na probabilidade de escolha por esta combinação de transporte.The integration of the bicycle with public transport is widely considered an efficient and sustainable form of locomotion and can be a highly competitive alternative to the car. However, evidence for the determinants of people's choices to commute by bicycle as an integrated mode of travel remains understudied. This study aimed to investigate and quantify the factors that influence the integration of the bicycle with the urban train system in the city of Porto Alegre, including psychological factors. For this, a bibliographic survey was carried out on this type of modal integration and its motivational elements, in addition to a brief review of the techniques and theories used in this work. Data were collected through a Stated Preference survey applied to train users in the city. The Theory of Planned Behavior served as the basis for the conception of psychological factors, and their analysis was carried out through Structural Equation Modeling (SEM). Hybrid choice models were generated from the estimation of Multinomial Logit Models (MNL). The results revealed that Perceived Control (how much the individual considers himself capable of performing a behavior) was the main factor influencing the intention to use the bicycle. By including Intention in the discrete model, the fit was improved and, therefore, the predictor potential of the model of choice. Among the attributes analyzed in the Stated Preference survey, the presence of a bicycle lane and the fare for using the bicycle to integrate were the variables with the greatest impact on the probability of choosing this transport combination.application/pdfporTransporte integradoBicicletaTransporte metroferroviárioPreferência declaradaIntegrated transportBike-train integrationMode choiceChoice modelPsychological factorsTheory of Planned BehaviorOn-demand transitAlternativas à intermodalidade : integração da bicicleta ao metrô de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140638.pdf.txt001140638.pdf.txtExtracted Texttext/plain174675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239732/2/001140638.pdf.txtc6f7f47c96f89f6d2740fe69b8c8c241MD52ORIGINAL001140638.pdfTexto completoapplication/pdf3402192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239732/1/001140638.pdf90bce88036789adf9f762bba0c7f15d0MD5110183/2397322022-06-04 04:54:36.492797oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-04T07:54:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A integração da bicicleta com o transporte público é amplamente considerada uma forma de locomoção eficiente e sustentável, podendo ser uma alternativa altamente competitiva ao automóvel. No entanto, as evidências para os determinantes das escolhas das pessoas para se deslocar de bicicleta como modo de viagem integrado permanecem pouco estudadas. Este trabalho teve como objetivo investigar e quantificar os fatores que influenciam a integração da bicicleta com o sistema de trens urbanos da cidade de Porto Alegre/RS, incluindo fatores psicológicos. Para isto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre este tipo de integração modal e seus elementos de motivação, além de uma breve revisão sobre as técnicas e teorias empregas neste trabalho. Os dados foram coletados por intermédio de uma pesquisa de preferência declarada aplicada com os usuários de trem da cidade. A Teoria do Comportamento Planejado serviu de base para a concepção dos fatores psicológicos, sendo a análise destes realizada através da Modelagem por Equações Estruturais (SEM). Modelos híbridos de escolha foram gerados a partir da estimação de modelos Logit Multinomiais (MNL). Os resultados revelaram que o controle percebido (o quanto o indivíduo se considera capaz de realizar um comportamento) foi o principal fator de influência sobre a intenção de utilizar a bicicleta. Ao incluir a intenção no modelo discreto, o ajuste foi aprimorado e, por conseguinte, o potencial preditor do modelo de escolha. Dentre os atributos analisados na preferência declarada, a presença de ciclovia e a tarifa para utilizar a bicicleta para integrar foram as variáveis de maior impacto na probabilidade de escolha por esta combinação de transporte. |
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