Representações sociais sobre o fracasso escolar de alunos e professores chilenos e brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Jussara Gue
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262231
Resumo: O estudo realizado teve como objetivo conhecer, descrever e buscar os significados das representações sociais dos professores e alunos brasileiros e chilenos sobre o fracasso escolar, esse, entendido como a repetência de uma ou mais séries. A definição do tema relaciona-se com a experiência profissional da pesquisadora e com o desejo de analisar, à luz da teoria das representações sociais, a problemática do fracasso escolar em sua prevalência, principalmente, no Brasil. Os sujeitos do estudo foram professores e alunos da rede de ensino básico dos municípios de Porto Alegre e Concepción e professores de duas faculdades de educação. A partir das redes de associações e de entrevistas individuais e em grupos, procuramos conhecer como professores representam a produção do fracasso no ensino fundamental e médio. A representação do fracasso escolar como produto das condições físicas e psicológicas dos alunos e de suas famílias foi explicitada pela maioria dos professores. Suas falas apontaram, também, para a complexidade e múltipla causalidade do fracasso escolar, destacando o envolvimento dos professores, das metodologias de ensino, da escola e das políticas educacionais. Os alunos do ensino fundamental representam o fracasso escolar como dificuldades temporárias para o aprendizado, decorrentes da complexidade dos conteúdos e do tempo insuficiente para aprender. A falta de tempo e de interesse pelos estudos aliada à complexidade dos conteúdos e ao despreparo dos professores foram os aspectos mencionados pelos alunos de nível médio. Ao compararmos as representações de brasileiros e chilenos, destacamos a presença marcante de referências à violência no espaço escolar, percebida nas falas dos alunos do ensino fundamental em Porto Alegre; o castigo mencionado pelos alunos da escola básica chilena; participação dos pais na organização e na administração das escolas e liceus de Concepción e no auxílio aos alunos em suas dúvidas; o ingresso e a permanência dos alunos chilenos na escola, em maior número e por mais tempo. Concluímos que a educação chilena tem alcançado resultados mais significativos no combate ao fracasso escolar do que o Brasil, embora predomine entre os professores e alunos chilenos uma representação do fracasso escolar centrada nas condições do aluno e de sua família. É importante destacar, também, que os professores e alunos brasileiros representam o fracasso escolar como um fenômeno complexo e multicausal que se constitui no maior desafio a ser enfrentado pelos educadores brasileiros. Desafio que passa, necessariamente, pela capacitação e valorização dos professores e pela busca de significações e valores nas histórias de vida de alunos e professores.
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spelling Martini, Jussara GueSilva Triviños, Augusto Nibaldo2023-07-15T03:28:29Z1999http://hdl.handle.net/10183/262231000242353O estudo realizado teve como objetivo conhecer, descrever e buscar os significados das representações sociais dos professores e alunos brasileiros e chilenos sobre o fracasso escolar, esse, entendido como a repetência de uma ou mais séries. A definição do tema relaciona-se com a experiência profissional da pesquisadora e com o desejo de analisar, à luz da teoria das representações sociais, a problemática do fracasso escolar em sua prevalência, principalmente, no Brasil. Os sujeitos do estudo foram professores e alunos da rede de ensino básico dos municípios de Porto Alegre e Concepción e professores de duas faculdades de educação. A partir das redes de associações e de entrevistas individuais e em grupos, procuramos conhecer como professores representam a produção do fracasso no ensino fundamental e médio. A representação do fracasso escolar como produto das condições físicas e psicológicas dos alunos e de suas famílias foi explicitada pela maioria dos professores. Suas falas apontaram, também, para a complexidade e múltipla causalidade do fracasso escolar, destacando o envolvimento dos professores, das metodologias de ensino, da escola e das políticas educacionais. Os alunos do ensino fundamental representam o fracasso escolar como dificuldades temporárias para o aprendizado, decorrentes da complexidade dos conteúdos e do tempo insuficiente para aprender. A falta de tempo e de interesse pelos estudos aliada à complexidade dos conteúdos e ao despreparo dos professores foram os aspectos mencionados pelos alunos de nível médio. Ao compararmos as representações de brasileiros e chilenos, destacamos a presença marcante de referências à violência no espaço escolar, percebida nas falas dos alunos do ensino fundamental em Porto Alegre; o castigo mencionado pelos alunos da escola básica chilena; participação dos pais na organização e na administração das escolas e liceus de Concepción e no auxílio aos alunos em suas dúvidas; o ingresso e a permanência dos alunos chilenos na escola, em maior número e por mais tempo. Concluímos que a educação chilena tem alcançado resultados mais significativos no combate ao fracasso escolar do que o Brasil, embora predomine entre os professores e alunos chilenos uma representação do fracasso escolar centrada nas condições do aluno e de sua família. É importante destacar, também, que os professores e alunos brasileiros representam o fracasso escolar como um fenômeno complexo e multicausal que se constitui no maior desafio a ser enfrentado pelos educadores brasileiros. Desafio que passa, necessariamente, pela capacitação e valorização dos professores e pela busca de significações e valores nas histórias de vida de alunos e professores.The main problem of this study is to know, describe and search the meanings of Brazilian and Chilean teachers and students social representations about scholar failure, this considered as repetition in one or more grades. The topic definition is related to the researcher's professional experience and with her desire of analyzing, from the social representations theory perspective, the problem of prevailing scholar failure, mainly in Brazil. The study individuals were elementary school teachers and students from Porto Alegre and Concepción, and teachers of two Education Colleges. From association nets and from private and group interviews we try to know how teachers and students represent the scholar failure production in elementary and high school. The representation of scholar failure as a product from physical and psychological students and their families conditions was expressed for most teachers. Their speech also indicates the scholar failure complexity and multiple causality, detaching teacher involvement, teaching methodologies, school and educational politics. Elementary school students represent scholar failure as apprenticeship temporary difficulties due to subjects complexity and insufficient time to learn. Lack of time and interest in studying associated to subject complexity and unprepared teachers were the aspects mentioned by high school students. In comparing Chilean and Brazilian representations, we detach the significative presence of violence references inside school, perceived in elementary school students speech from Porto Alegre; the punishment mentioned by Chilean elementary school students; the greater parents participation in schools and lyceums organization and administration and help in student's difficulties in Concepción; a great number of Chilean students ingression and permanence in schools for a greater period. We conclude that Chilean education have been reached more significative results in combating scholar failure than Brazil has, although the scholar failure representation centered in student and its family conditions predominates among Chilean teachers and students. It is also important to detach that Brazilian teachers and students represent scholar failure as the major challenge to be faced by Brazilian educators. This challenge depends, necessarily, on teachers formation and valorization and on the search of signification and values in teachers and students fife stories.application/pdfporRepresentação socialFrancasso escolarProfessorAlunoBrasilChileRepresentações sociais sobre o fracasso escolar de alunos e professores chilenos e brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1999doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000242353.pdf.txt000242353.pdf.txtExtracted Texttext/plain440059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262231/2/000242353.pdf.txt2bb6c0538966394c596d043b4ca0c621MD52ORIGINAL000242353.pdfTexto completoapplication/pdf19047694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262231/1/000242353.pdfaa935db8a0c24cb2c7df3ff6d60a1658MD5110183/2622312023-07-16 03:42:52.008448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-16T06:42:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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