Processos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caimi, Flávia Eloisa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8898
Resumo: A formação inicial de professores tem se constituído em tela de fundo para numerosos e vigorosos estudos no âmbito da pesquisa em educação. Percebe-se, no entanto, que ainda permanecem pouco exploradas as abordagens que tratam da cognição do professor, colocando em relevo seus percursos de aprendizagem e desenvolvimento profissionais. Diante disso, esta tese aborda uma pesquisa-intervenção realizada junto a 26 acadêmicos finalistas do curso de História – Licenciatura Plena em situação de estágio curricular no segundo semestre do ano de 2004, de uma universidade comunitária do interior do estado do Rio Grande do Sul. Tomando como referência teórica a epistemologia genética de Jean Piaget e a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, os objetivos da pesquisa-intervenção consistem em analisar os sentidos produzidos pelos estagiários sobre a aula de história e perscrutar os processos de conceituação da ação docente desenvolvidos no período de estágio. Para tanto, foram mobilizadas duas principais estratégias metodológicas no decurso da disciplina, as quais ofereceram suporte tanto para a intervenção no processo de formação dos professorandos quanto para a coleta de dados da pesquisa, a saber: a) a inserção do grupo-sujeito num ambiente virtual de aprendizagem especialmente proposto para a disciplina, com vistas a potencializar as trocas interindividuais e fomentar processos de conceituação da ação docente numa perspectiva coletiva e cooperativa e b) a instauração de um processo de escrita de memórias de aula, como condição possibilitante para ampliar a capacidade de ver e de pensar a própria ação docente. As inferências e constatações produzidas no processo da pesquisa demonstram que o percurso investigativo-reflexivo dos professorandos sobre as próprias práticas pedagógicas possibilitou-lhes avançar progressivamente na produção de sentidos e na conceituação da ação docente, desde um primeiro patamar de consciência, tido como elementar ou periférico, passando por um segundo patamar, no qual a ação e a conceituação configuram-se paralelamente, até um terceiro patamar, em que a conceituação predomina sobre a ação docente, no plano da abstração refletida. A tematização/problematização dos seus processos cognitivos e de suas práticas pedagógicas, acompanhada da reflexão (com)partilhada com o outro – colegas, professores, autores, teorias –, contribuiu significativamente para a qualificação e para a ressignificação do próprio campo de atuação profissional. Os resultados da pesquisa apontam, ainda, para a necessidade de repensar a estruturação e a dinâmica dos cursos de formação de professores de história, de modo a superar antigas dicotomias entre “formação específica” e “formação pedagógica”, (re)conciliando o fazer e o compreender, a ação e a reflexão, a prática e a teoria.
id URGS_8319cebf808339f66114c74e6eb905bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8898
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Caimi, Flávia EloisaAxt, Margarete2007-06-06T19:20:03Z2006http://hdl.handle.net/10183/8898000590523A formação inicial de professores tem se constituído em tela de fundo para numerosos e vigorosos estudos no âmbito da pesquisa em educação. Percebe-se, no entanto, que ainda permanecem pouco exploradas as abordagens que tratam da cognição do professor, colocando em relevo seus percursos de aprendizagem e desenvolvimento profissionais. Diante disso, esta tese aborda uma pesquisa-intervenção realizada junto a 26 acadêmicos finalistas do curso de História – Licenciatura Plena em situação de estágio curricular no segundo semestre do ano de 2004, de uma universidade comunitária do interior do estado do Rio Grande do Sul. Tomando como referência teórica a epistemologia genética de Jean Piaget e a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, os objetivos da pesquisa-intervenção consistem em analisar os sentidos produzidos pelos estagiários sobre a aula de história e perscrutar os processos de conceituação da ação docente desenvolvidos no período de estágio. Para tanto, foram mobilizadas duas principais estratégias metodológicas no decurso da disciplina, as quais ofereceram suporte tanto para a intervenção no processo de formação dos professorandos quanto para a coleta de dados da pesquisa, a saber: a) a inserção do grupo-sujeito num ambiente virtual de aprendizagem especialmente proposto para a disciplina, com vistas a potencializar as trocas interindividuais e fomentar processos de conceituação da ação docente numa perspectiva coletiva e cooperativa e b) a instauração de um processo de escrita de memórias de aula, como condição possibilitante para ampliar a capacidade de ver e de pensar a própria ação docente. As inferências e constatações produzidas no processo da pesquisa demonstram que o percurso investigativo-reflexivo dos professorandos sobre as próprias práticas pedagógicas possibilitou-lhes avançar progressivamente na produção de sentidos e na conceituação da ação docente, desde um primeiro patamar de consciência, tido como elementar ou periférico, passando por um segundo patamar, no qual a ação e a conceituação configuram-se paralelamente, até um terceiro patamar, em que a conceituação predomina sobre a ação docente, no plano da abstração refletida. A tematização/problematização dos seus processos cognitivos e de suas práticas pedagógicas, acompanhada da reflexão (com)partilhada com o outro – colegas, professores, autores, teorias –, contribuiu significativamente para a qualificação e para a ressignificação do próprio campo de atuação profissional. Os resultados da pesquisa apontam, ainda, para a necessidade de repensar a estruturação e a dinâmica dos cursos de formação de professores de história, de modo a superar antigas dicotomias entre “formação específica” e “formação pedagógica”, (re)conciliando o fazer e o compreender, a ação e a reflexão, a prática e a teoria.The initial formation of teachers has constituted in background for numerous and vigorous studies in the ambit of investigation on education. It is noted, however, that the approaches which deal with the teacher’s cognition are not explored, pointing out his learning journey and professional development. Before this, this thesis consists of an investigation-intervention performed with 26 finalist graduation students at the History College – Licentiateship in curricular training period in the second semester of 2004, at a communitarian university in the countryside of Rio Grande do Sul state. Having as theoretical reference Jean Piaget’s genetic epistemology and Mikhail Bakhtin’s language philosophy, the aims of the investigationintervention consist of analyzing the senses produced by the trainees on history classes and scanning the processes of conceptualization of teaching action developed during the training. For this, two main methodological strategies have been mobilized during the discipline, which supported the intervention in the process of teachers’ formation as well as for data collection, namely: a) the insertion of the subject-group in a virtual learning environment, especially proposed for the discipline aiming to enforce interindividual exchanges and promote conceptualization of processes of teaching action under a collective and cooperative perspective and b) the installment of a written process of class memo, as possibility condition to enlarge the capacity of seeing and thinking the teaching action. Inferences and results obtained in the investigation show the investigative-reflexive way of teachers on their own pedagogic practices made possible their progressive advance toward the production of senses and in the conceptualization of teaching action, from a primary conscious stage, known as elemental or peripheral, passing by a second one, in which the action and conceptualization configure parallelly, up to a third stage in which the conceptualization is predominant over the teaching action, in the plane of reflected abstraction. Theme/problem of cognitive processes and pedagogic practices, along with the reflection shared with each other – classmates, professors, authors, theories – contributed significantly for the qualification and re-meaning of the own professional field of acting. The results of the investigation also arise the need to rethink the structure and dynamics of formation courses of teachers of history, in such a way to overwhelm old dichotomies between “specific formation” and “ pedagogic formation”, (re) conciliating do and comprehend, action and reflection, practice and theory.application/pdfporPiaget, Jean, 1896-1980Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch) , 1895-1975FormaçãoLicenciaturaHistóriaEnsino superiorPrática pedagógicaProfessorDesempenhoEstágio supervisionadoComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemHistoryTeacherFormationActionConceptualizationSenseProcessos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000590523.pdf000590523.pdfTexto completoapplication/pdf2222791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8898/1/000590523.pdfcb8258d2c03f99cadd414276110e52a8MD51TEXT000590523.pdf.txt000590523.pdf.txtExtracted Texttext/plain749689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8898/2/000590523.pdf.txt1dda9796a0eb758e57c74a0fdd13d92eMD52THUMBNAIL000590523.pdf.jpg000590523.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8898/3/000590523.pdf.jpg1d3d30ef26bbc37f2d8845cf2aefd1abMD5310183/88982019-02-07 02:32:51.701172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8898Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-02-07T04:32:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em história
title Processos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em história
spellingShingle Processos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em história
Caimi, Flávia Eloisa
Piaget, Jean, 1896-1980
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch) , 1895-1975
Formação
Licenciatura
História
Ensino superior
Prática pedagógica
Professor
Desempenho
Estágio supervisionado
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
History
Teacher
Formation
Action
Conceptualization
Sense
title_short Processos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em história
title_full Processos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em história
title_fullStr Processos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em história
title_full_unstemmed Processos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em história
title_sort Processos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em história
author Caimi, Flávia Eloisa
author_facet Caimi, Flávia Eloisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caimi, Flávia Eloisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Axt, Margarete
contributor_str_mv Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch) , 1895-1975
Formação
Licenciatura
História
Ensino superior
Prática pedagógica
Professor
Desempenho
Estágio supervisionado
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch) , 1895-1975
Formação
Licenciatura
História
Ensino superior
Prática pedagógica
Professor
Desempenho
Estágio supervisionado
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
History
Teacher
Formation
Action
Conceptualization
Sense
dc.subject.eng.fl_str_mv History
Teacher
Formation
Action
Conceptualization
Sense
description A formação inicial de professores tem se constituído em tela de fundo para numerosos e vigorosos estudos no âmbito da pesquisa em educação. Percebe-se, no entanto, que ainda permanecem pouco exploradas as abordagens que tratam da cognição do professor, colocando em relevo seus percursos de aprendizagem e desenvolvimento profissionais. Diante disso, esta tese aborda uma pesquisa-intervenção realizada junto a 26 acadêmicos finalistas do curso de História – Licenciatura Plena em situação de estágio curricular no segundo semestre do ano de 2004, de uma universidade comunitária do interior do estado do Rio Grande do Sul. Tomando como referência teórica a epistemologia genética de Jean Piaget e a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, os objetivos da pesquisa-intervenção consistem em analisar os sentidos produzidos pelos estagiários sobre a aula de história e perscrutar os processos de conceituação da ação docente desenvolvidos no período de estágio. Para tanto, foram mobilizadas duas principais estratégias metodológicas no decurso da disciplina, as quais ofereceram suporte tanto para a intervenção no processo de formação dos professorandos quanto para a coleta de dados da pesquisa, a saber: a) a inserção do grupo-sujeito num ambiente virtual de aprendizagem especialmente proposto para a disciplina, com vistas a potencializar as trocas interindividuais e fomentar processos de conceituação da ação docente numa perspectiva coletiva e cooperativa e b) a instauração de um processo de escrita de memórias de aula, como condição possibilitante para ampliar a capacidade de ver e de pensar a própria ação docente. As inferências e constatações produzidas no processo da pesquisa demonstram que o percurso investigativo-reflexivo dos professorandos sobre as próprias práticas pedagógicas possibilitou-lhes avançar progressivamente na produção de sentidos e na conceituação da ação docente, desde um primeiro patamar de consciência, tido como elementar ou periférico, passando por um segundo patamar, no qual a ação e a conceituação configuram-se paralelamente, até um terceiro patamar, em que a conceituação predomina sobre a ação docente, no plano da abstração refletida. A tematização/problematização dos seus processos cognitivos e de suas práticas pedagógicas, acompanhada da reflexão (com)partilhada com o outro – colegas, professores, autores, teorias –, contribuiu significativamente para a qualificação e para a ressignificação do próprio campo de atuação profissional. Os resultados da pesquisa apontam, ainda, para a necessidade de repensar a estruturação e a dinâmica dos cursos de formação de professores de história, de modo a superar antigas dicotomias entre “formação específica” e “formação pedagógica”, (re)conciliando o fazer e o compreender, a ação e a reflexão, a prática e a teoria.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:20:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8898
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000590523
url http://hdl.handle.net/10183/8898
identifier_str_mv 000590523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8898/1/000590523.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8898/2/000590523.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8898/3/000590523.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cb8258d2c03f99cadd414276110e52a8
1dda9796a0eb758e57c74a0fdd13d92e
1d3d30ef26bbc37f2d8845cf2aefd1ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085090555854848