Implantação da qualidade total e desenvolvimento dos gerentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fornasier Neto, João
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29918
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é o de fornecer subsídios ao processo de implantação da Qualidade Total nas organizações. No referencial teórico, apontam-se lacunas da literatura da qualidade no que tange à implantação de processos de TQC. Uma delas é representada pelo diferencial existente entre a abrangéncia do conceito, especialmente a consciência dos autores, de que Qualidade Total representa profunda transformação (mudança da cultura organizacional) e a pouca ênfase em discutir e incluir o desenvolvimento do potencial humano como passo fundamental para o efetivo desempenho dos processos e a institucionalização da qualidade - objetivo implícito do TQC. Outra lacuna, relacionada à anterior no ciclo planejamento - execução - verificação - ação corretiva, refere-se à avaliação dos processos de Qualidade Total, que em geral não aprofunda a mensuração de aspectos comportamentais. Os dados foram coletados através de um levantamento tipo "survey", realizado junto a 154 clientes internos (funcionários) de uma empresa gaúcha de 400 empregados, do setor industrial - químico -, líder em seu ramo de atividades, e junto a 923 dentre os clientes externos da mesma, espalhados pelo Brasil inteiro. Os dados foram analisados tanto quantitativa - com análise de dorrelaçlo entre variáveis - quanto qualitativamente. Os resultados corroboram a hipótese de que, para serem bem-sucedidos nos seus propósitos, os processos de qualidade dependem, em primeira instdncia, de um efetivo desenvolvimento dos gerentes.
id URGS_8456be0938ec6405de6148505a58e5c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29918
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fornasier Neto, JoãoRoesch, Sylvia Maria AzevedoFachel, Jandyra Maria Guimarães2011-07-05T06:00:16Z1993http://hdl.handle.net/10183/29918000115007O principal objetivo deste trabalho é o de fornecer subsídios ao processo de implantação da Qualidade Total nas organizações. No referencial teórico, apontam-se lacunas da literatura da qualidade no que tange à implantação de processos de TQC. Uma delas é representada pelo diferencial existente entre a abrangéncia do conceito, especialmente a consciência dos autores, de que Qualidade Total representa profunda transformação (mudança da cultura organizacional) e a pouca ênfase em discutir e incluir o desenvolvimento do potencial humano como passo fundamental para o efetivo desempenho dos processos e a institucionalização da qualidade - objetivo implícito do TQC. Outra lacuna, relacionada à anterior no ciclo planejamento - execução - verificação - ação corretiva, refere-se à avaliação dos processos de Qualidade Total, que em geral não aprofunda a mensuração de aspectos comportamentais. Os dados foram coletados através de um levantamento tipo "survey", realizado junto a 154 clientes internos (funcionários) de uma empresa gaúcha de 400 empregados, do setor industrial - químico -, líder em seu ramo de atividades, e junto a 923 dentre os clientes externos da mesma, espalhados pelo Brasil inteiro. Os dados foram analisados tanto quantitativa - com análise de dorrelaçlo entre variáveis - quanto qualitativamente. Os resultados corroboram a hipótese de que, para serem bem-sucedidos nos seus propósitos, os processos de qualidade dependem, em primeira instdncia, de um efetivo desenvolvimento dos gerentes.The main objective of this work is to provide subsidies to the Total Quality implementation process within organisations. The theoretical chapter highlights the existent gaps in literature on the Total Quality implementation processes. One of them is represented by the difference between the broad view of quality embedded in the concept of TOM itself, especially the authors approach of TO as representing deep transformation (change in the organisational culture) and the small emphasis in discussing and including the development of human potential as a fundamental step to the effective performance of those processes and the institutionalisation of quality - the implicit objective of TOM. Another gap, related to the former, is concerned to the evaluation of TO processes - in the PDCA cycle. The argument being that behavioural aspects are not measured in depth. Evaluation Data were collected through a survey amongst 154 internal clients (employees) of a leading local company that employs 400 people and belongs to the chemical manufacturing industry, and 923 of their external clients, scattered along the whole Country. Both quantitative (correlation) and qualitative analysis were used. Results give support to the hypothesis that in arder to succeed quality processes depend, in a first instance, upon an effective managerial development.application/pdfporQualidade totalControle de qualidadeImplantação da qualidade total e desenvolvimento dos gerentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1993mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000115007.pdf000115007.pdfTexto completoapplication/pdf3024362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29918/1/000115007.pdf25b45cbd1a1a460dcf1311c2ac162b85MD51TEXT000115007.pdf.txt000115007.pdf.txtExtracted Texttext/plain267130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29918/2/000115007.pdf.txtc3fbd01adcbd5f6c0d52edbab639eacaMD52THUMBNAIL000115007.pdf.jpg000115007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29918/3/000115007.pdf.jpg335c0c7780730d784e6210a0eb93b152MD5310183/299182018-10-11 08:24:28.121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:24:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implantação da qualidade total e desenvolvimento dos gerentes
title Implantação da qualidade total e desenvolvimento dos gerentes
spellingShingle Implantação da qualidade total e desenvolvimento dos gerentes
Fornasier Neto, João
Qualidade total
Controle de qualidade
title_short Implantação da qualidade total e desenvolvimento dos gerentes
title_full Implantação da qualidade total e desenvolvimento dos gerentes
title_fullStr Implantação da qualidade total e desenvolvimento dos gerentes
title_full_unstemmed Implantação da qualidade total e desenvolvimento dos gerentes
title_sort Implantação da qualidade total e desenvolvimento dos gerentes
author Fornasier Neto, João
author_facet Fornasier Neto, João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fornasier Neto, João
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roesch, Sylvia Maria Azevedo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fachel, Jandyra Maria Guimarães
contributor_str_mv Roesch, Sylvia Maria Azevedo
Fachel, Jandyra Maria Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade total
Controle de qualidade
topic Qualidade total
Controle de qualidade
description O principal objetivo deste trabalho é o de fornecer subsídios ao processo de implantação da Qualidade Total nas organizações. No referencial teórico, apontam-se lacunas da literatura da qualidade no que tange à implantação de processos de TQC. Uma delas é representada pelo diferencial existente entre a abrangéncia do conceito, especialmente a consciência dos autores, de que Qualidade Total representa profunda transformação (mudança da cultura organizacional) e a pouca ênfase em discutir e incluir o desenvolvimento do potencial humano como passo fundamental para o efetivo desempenho dos processos e a institucionalização da qualidade - objetivo implícito do TQC. Outra lacuna, relacionada à anterior no ciclo planejamento - execução - verificação - ação corretiva, refere-se à avaliação dos processos de Qualidade Total, que em geral não aprofunda a mensuração de aspectos comportamentais. Os dados foram coletados através de um levantamento tipo "survey", realizado junto a 154 clientes internos (funcionários) de uma empresa gaúcha de 400 empregados, do setor industrial - químico -, líder em seu ramo de atividades, e junto a 923 dentre os clientes externos da mesma, espalhados pelo Brasil inteiro. Os dados foram analisados tanto quantitativa - com análise de dorrelaçlo entre variáveis - quanto qualitativamente. Os resultados corroboram a hipótese de que, para serem bem-sucedidos nos seus propósitos, os processos de qualidade dependem, em primeira instdncia, de um efetivo desenvolvimento dos gerentes.
publishDate 1993
dc.date.issued.fl_str_mv 1993
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-07-05T06:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29918
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000115007
url http://hdl.handle.net/10183/29918
identifier_str_mv 000115007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29918/1/000115007.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29918/2/000115007.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29918/3/000115007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25b45cbd1a1a460dcf1311c2ac162b85
c3fbd01adcbd5f6c0d52edbab639eaca
335c0c7780730d784e6210a0eb93b152
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309003710889984