O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2052 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, inclui uma análise do gerenciamento de novas ofertas em três empresas do segmento acessórios plásticos para móveis e um estudo comparativo da prática destas organizações com a análise da literatura. A manutenção de um processo planejado na implementação de novos produtos constitui uma importante ferramenta gerencial capaz de orientar as ações de desenvolvimento com mais segurança e eficiência. A análise da literatura permitiu identificar sete etapas que constituem as bases para a pesquisa, análise e desenvolvimento de um novo produto. Assim, a Geração de Idéias, Seleção de Idéias, Posicionamento Estratégico do Produto, Análise Comercial, Desenvolvimento do Produto, Teste de Mercado e Comercialização formam um conjunto de ações que, se bem elaboradas, fundamentam um processo capaz de orientar melhor as decisões de implementação ou não de um novo produto. Identificou-se, a partir do estudo comparativo entre a análise da literatura e o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos das três empresas pesquisadas, como estas organizações estão organizadas nesta atividade. Por fim, são levantadas algumas questões que indicam caminhos para futuras investigações nesta área. |
id |
URGS_846fee8fe437f837313553e36239a901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2052 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
De Toni, DeonirSchuler, Maria2007-06-06T17:19:53Z1998http://hdl.handle.net/10183/2052000225189A presente pesquisa tem como tema o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, inclui uma análise do gerenciamento de novas ofertas em três empresas do segmento acessórios plásticos para móveis e um estudo comparativo da prática destas organizações com a análise da literatura. A manutenção de um processo planejado na implementação de novos produtos constitui uma importante ferramenta gerencial capaz de orientar as ações de desenvolvimento com mais segurança e eficiência. A análise da literatura permitiu identificar sete etapas que constituem as bases para a pesquisa, análise e desenvolvimento de um novo produto. Assim, a Geração de Idéias, Seleção de Idéias, Posicionamento Estratégico do Produto, Análise Comercial, Desenvolvimento do Produto, Teste de Mercado e Comercialização formam um conjunto de ações que, se bem elaboradas, fundamentam um processo capaz de orientar melhor as decisões de implementação ou não de um novo produto. Identificou-se, a partir do estudo comparativo entre a análise da literatura e o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos das três empresas pesquisadas, como estas organizações estão organizadas nesta atividade. Por fim, são levantadas algumas questões que indicam caminhos para futuras investigações nesta área.application/pdfporMarketing : Novos produtos : Industria de materia plastica : Estudo de casoO processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1998mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000225189.pdf000225189.pdfTexto completoapplication/pdf315575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/1/000225189.pdf54882b362167709c76e000636340c3a4MD51TEXT000225189.pdf.txt000225189.pdf.txtExtracted Texttext/plain263430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/2/000225189.pdf.txtdf9c64c215e965f8be2f737a8b51057bMD52THUMBNAIL000225189.pdf.jpg000225189.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/3/000225189.pdf.jpgd0f9b3dd27408a0421033b909fc7baa2MD5310183/20522018-10-16 08:54:59.567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:54:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis |
title |
O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis |
spellingShingle |
O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis De Toni, Deonir Marketing : Novos produtos : Industria de materia plastica : Estudo de caso |
title_short |
O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis |
title_full |
O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis |
title_fullStr |
O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis |
title_full_unstemmed |
O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis |
title_sort |
O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis |
author |
De Toni, Deonir |
author_facet |
De Toni, Deonir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Toni, Deonir |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schuler, Maria |
contributor_str_mv |
Schuler, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing : Novos produtos : Industria de materia plastica : Estudo de caso |
topic |
Marketing : Novos produtos : Industria de materia plastica : Estudo de caso |
description |
A presente pesquisa tem como tema o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, inclui uma análise do gerenciamento de novas ofertas em três empresas do segmento acessórios plásticos para móveis e um estudo comparativo da prática destas organizações com a análise da literatura. A manutenção de um processo planejado na implementação de novos produtos constitui uma importante ferramenta gerencial capaz de orientar as ações de desenvolvimento com mais segurança e eficiência. A análise da literatura permitiu identificar sete etapas que constituem as bases para a pesquisa, análise e desenvolvimento de um novo produto. Assim, a Geração de Idéias, Seleção de Idéias, Posicionamento Estratégico do Produto, Análise Comercial, Desenvolvimento do Produto, Teste de Mercado e Comercialização formam um conjunto de ações que, se bem elaboradas, fundamentam um processo capaz de orientar melhor as decisões de implementação ou não de um novo produto. Identificou-se, a partir do estudo comparativo entre a análise da literatura e o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos das três empresas pesquisadas, como estas organizações estão organizadas nesta atividade. Por fim, são levantadas algumas questões que indicam caminhos para futuras investigações nesta área. |
publishDate |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:19:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2052 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000225189 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2052 |
identifier_str_mv |
000225189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/1/000225189.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/2/000225189.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/3/000225189.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54882b362167709c76e000636340c3a4 df9c64c215e965f8be2f737a8b51057b d0f9b3dd27408a0421033b909fc7baa2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085009983275008 |