O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Toni, Deonir
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2052
Resumo: A presente pesquisa tem como tema o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, inclui uma análise do gerenciamento de novas ofertas em três empresas do segmento acessórios plásticos para móveis e um estudo comparativo da prática destas organizações com a análise da literatura. A manutenção de um processo planejado na implementação de novos produtos constitui uma importante ferramenta gerencial capaz de orientar as ações de desenvolvimento com mais segurança e eficiência. A análise da literatura permitiu identificar sete etapas que constituem as bases para a pesquisa, análise e desenvolvimento de um novo produto. Assim, a Geração de Idéias, Seleção de Idéias, Posicionamento Estratégico do Produto, Análise Comercial, Desenvolvimento do Produto, Teste de Mercado e Comercialização formam um conjunto de ações que, se bem elaboradas, fundamentam um processo capaz de orientar melhor as decisões de implementação ou não de um novo produto. Identificou-se, a partir do estudo comparativo entre a análise da literatura e o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos das três empresas pesquisadas, como estas organizações estão organizadas nesta atividade. Por fim, são levantadas algumas questões que indicam caminhos para futuras investigações nesta área.
id URGS_846fee8fe437f837313553e36239a901
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2052
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling De Toni, DeonirSchuler, Maria2007-06-06T17:19:53Z1998http://hdl.handle.net/10183/2052000225189A presente pesquisa tem como tema o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, inclui uma análise do gerenciamento de novas ofertas em três empresas do segmento acessórios plásticos para móveis e um estudo comparativo da prática destas organizações com a análise da literatura. A manutenção de um processo planejado na implementação de novos produtos constitui uma importante ferramenta gerencial capaz de orientar as ações de desenvolvimento com mais segurança e eficiência. A análise da literatura permitiu identificar sete etapas que constituem as bases para a pesquisa, análise e desenvolvimento de um novo produto. Assim, a Geração de Idéias, Seleção de Idéias, Posicionamento Estratégico do Produto, Análise Comercial, Desenvolvimento do Produto, Teste de Mercado e Comercialização formam um conjunto de ações que, se bem elaboradas, fundamentam um processo capaz de orientar melhor as decisões de implementação ou não de um novo produto. Identificou-se, a partir do estudo comparativo entre a análise da literatura e o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos das três empresas pesquisadas, como estas organizações estão organizadas nesta atividade. Por fim, são levantadas algumas questões que indicam caminhos para futuras investigações nesta área.application/pdfporMarketing : Novos produtos : Industria de materia plastica : Estudo de casoO processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1998mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000225189.pdf000225189.pdfTexto completoapplication/pdf315575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/1/000225189.pdf54882b362167709c76e000636340c3a4MD51TEXT000225189.pdf.txt000225189.pdf.txtExtracted Texttext/plain263430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/2/000225189.pdf.txtdf9c64c215e965f8be2f737a8b51057bMD52THUMBNAIL000225189.pdf.jpg000225189.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/3/000225189.pdf.jpgd0f9b3dd27408a0421033b909fc7baa2MD5310183/20522018-10-16 08:54:59.567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:54:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis
title O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis
spellingShingle O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis
De Toni, Deonir
Marketing : Novos produtos : Industria de materia plastica : Estudo de caso
title_short O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis
title_full O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis
title_fullStr O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis
title_full_unstemmed O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis
title_sort O processo de desenvolvimento de novos produtos : Um estudo de caso na indústria plástica do segmento Acessórios para Móveis
author De Toni, Deonir
author_facet De Toni, Deonir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Toni, Deonir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schuler, Maria
contributor_str_mv Schuler, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing : Novos produtos : Industria de materia plastica : Estudo de caso
topic Marketing : Novos produtos : Industria de materia plastica : Estudo de caso
description A presente pesquisa tem como tema o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, inclui uma análise do gerenciamento de novas ofertas em três empresas do segmento acessórios plásticos para móveis e um estudo comparativo da prática destas organizações com a análise da literatura. A manutenção de um processo planejado na implementação de novos produtos constitui uma importante ferramenta gerencial capaz de orientar as ações de desenvolvimento com mais segurança e eficiência. A análise da literatura permitiu identificar sete etapas que constituem as bases para a pesquisa, análise e desenvolvimento de um novo produto. Assim, a Geração de Idéias, Seleção de Idéias, Posicionamento Estratégico do Produto, Análise Comercial, Desenvolvimento do Produto, Teste de Mercado e Comercialização formam um conjunto de ações que, se bem elaboradas, fundamentam um processo capaz de orientar melhor as decisões de implementação ou não de um novo produto. Identificou-se, a partir do estudo comparativo entre a análise da literatura e o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos das três empresas pesquisadas, como estas organizações estão organizadas nesta atividade. Por fim, são levantadas algumas questões que indicam caminhos para futuras investigações nesta área.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:19:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2052
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000225189
url http://hdl.handle.net/10183/2052
identifier_str_mv 000225189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/1/000225189.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/2/000225189.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2052/3/000225189.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 54882b362167709c76e000636340c3a4
df9c64c215e965f8be2f737a8b51057b
d0f9b3dd27408a0421033b909fc7baa2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308911154135040