Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/105018 |
Resumo: | No ambiente organizacional, o fenômeno criatividade é resultado da interação de fato-res. Cultura organizacional, disponibilidade de recursos, expertise, liderança, motivação, estratégia, formação de grupos, são exemplos de fatores que exercem influência sobre a criatividade nas organizações. Este trabalho teve por objetivo identificar e organizar nos níveis de indivíduo, de grupo e organizacional os fatores que exercem influência sobre a criatividade no ambiente das organizações. O presente estudo foi elaborado com caráter exploratório e pretendeu ampliar o entendimento do fenômeno criatividade em empresas brasileiras. Os fatores foram identificados a partir de revisão de literatura e questionados por meio de ferramenta quantitativa a fim de coletar a experiência e opinião de profissi-onais de organizações brasileiras reconhecidas por sua capacidade inovadora. O estudo de campo realizado confirmou a importância de cada um dos fatores o que permitiu a construção de um conjunto coerente de fatores que influenciam a criatividade no ambi-ente das organizações. Demonstrou-se ainda por meio dos resultados obtidos, que, con-forme a organização, podem ocorrer ênfase em alguns fatores e redução da importância de outros. Desta forma, considera-se que a consolidação dos fatores em uma estrutura possibilita a elaboração de ações com objetivo de desenvolver e incrementar o potencial criativo das empresas. |
id |
URGS_8503eccc3354f05a5e53b9bad3e92d4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105018 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Kunrath, Sandra ElisaPaula, Istefani Carísio de2014-10-28T02:13:36Z2014http://hdl.handle.net/10183/105018000938435No ambiente organizacional, o fenômeno criatividade é resultado da interação de fato-res. Cultura organizacional, disponibilidade de recursos, expertise, liderança, motivação, estratégia, formação de grupos, são exemplos de fatores que exercem influência sobre a criatividade nas organizações. Este trabalho teve por objetivo identificar e organizar nos níveis de indivíduo, de grupo e organizacional os fatores que exercem influência sobre a criatividade no ambiente das organizações. O presente estudo foi elaborado com caráter exploratório e pretendeu ampliar o entendimento do fenômeno criatividade em empresas brasileiras. Os fatores foram identificados a partir de revisão de literatura e questionados por meio de ferramenta quantitativa a fim de coletar a experiência e opinião de profissi-onais de organizações brasileiras reconhecidas por sua capacidade inovadora. O estudo de campo realizado confirmou a importância de cada um dos fatores o que permitiu a construção de um conjunto coerente de fatores que influenciam a criatividade no ambi-ente das organizações. Demonstrou-se ainda por meio dos resultados obtidos, que, con-forme a organização, podem ocorrer ênfase em alguns fatores e redução da importância de outros. Desta forma, considera-se que a consolidação dos fatores em uma estrutura possibilita a elaboração de ações com objetivo de desenvolver e incrementar o potencial criativo das empresas.Creativity, within the organization environment, is a result from the interaction of sev-eral factors such as organizational culture, resources availability, expertise, leadership, motivation, strategy and group formation. This work did aim to identify and organize these factors in individual, group and organization levels. It was conducted as an ex-ploratory study intending to boost organizational creativity understanding in Brazilian companies. Factors identified in the literature were checked against Brazilian innovation professionals of well-known organizations through quantitative interviews. The research data did corroborate the factor’s importance making possible to build a structure of the factors that influence creativity in organizational context. The results have also demon-strated that there is alternation of importance of these factors according to the organiza-tion profile. As a result is possible to say that having a factor’s structure enable organi-zations to improve their creative potential.application/pdfporAmbiente organizacionalCultura organizacionalCriatividadeCreativityOrganizational creativityIndividual levelGroup levelOrganizational levelFatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000938435.pdf000938435.pdfTexto completoapplication/pdf1205615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/1/000938435.pdfdb13b23f846fa22d5bf299cddd3d2af9MD51TEXT000938435.pdf.txt000938435.pdf.txtExtracted Texttext/plain239500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/2/000938435.pdf.txtc9e82dc7c8382779d45ea3b41d7d82a2MD52THUMBNAIL000938435.pdf.jpg000938435.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/3/000938435.pdf.jpgc9c391e5a34ca95b41879b9474efc78aMD5310183/1050182018-10-16 09:13:54.947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:13:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras |
title |
Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras |
spellingShingle |
Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras Kunrath, Sandra Elisa Ambiente organizacional Cultura organizacional Criatividade Creativity Organizational creativity Individual level Group level Organizational level |
title_short |
Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras |
title_full |
Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras |
title_fullStr |
Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras |
title_sort |
Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras |
author |
Kunrath, Sandra Elisa |
author_facet |
Kunrath, Sandra Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kunrath, Sandra Elisa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paula, Istefani Carísio de |
contributor_str_mv |
Paula, Istefani Carísio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente organizacional Cultura organizacional Criatividade |
topic |
Ambiente organizacional Cultura organizacional Criatividade Creativity Organizational creativity Individual level Group level Organizational level |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Creativity Organizational creativity Individual level Group level Organizational level |
description |
No ambiente organizacional, o fenômeno criatividade é resultado da interação de fato-res. Cultura organizacional, disponibilidade de recursos, expertise, liderança, motivação, estratégia, formação de grupos, são exemplos de fatores que exercem influência sobre a criatividade nas organizações. Este trabalho teve por objetivo identificar e organizar nos níveis de indivíduo, de grupo e organizacional os fatores que exercem influência sobre a criatividade no ambiente das organizações. O presente estudo foi elaborado com caráter exploratório e pretendeu ampliar o entendimento do fenômeno criatividade em empresas brasileiras. Os fatores foram identificados a partir de revisão de literatura e questionados por meio de ferramenta quantitativa a fim de coletar a experiência e opinião de profissi-onais de organizações brasileiras reconhecidas por sua capacidade inovadora. O estudo de campo realizado confirmou a importância de cada um dos fatores o que permitiu a construção de um conjunto coerente de fatores que influenciam a criatividade no ambi-ente das organizações. Demonstrou-se ainda por meio dos resultados obtidos, que, con-forme a organização, podem ocorrer ênfase em alguns fatores e redução da importância de outros. Desta forma, considera-se que a consolidação dos fatores em uma estrutura possibilita a elaboração de ações com objetivo de desenvolver e incrementar o potencial criativo das empresas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-28T02:13:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/105018 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000938435 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/105018 |
identifier_str_mv |
000938435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/1/000938435.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/2/000938435.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105018/3/000938435.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db13b23f846fa22d5bf299cddd3d2af9 c9e82dc7c8382779d45ea3b41d7d82a2 c9c391e5a34ca95b41879b9474efc78a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085302452092928 |