Programas de marketing social : proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/26485 |
Resumo: | A área de marketing tem sido cada vez mais demanda a prestar contas de suas ações, na forma de avaliação dos investimentos realizados. No marketing social não é diferente. A presente tese examinou propostas de avaliação de programas de marketing social, em busca do que seria uma estrutura conceitual ideal para esse tipo de avaliação, a partir da literatura, prática de mercado, opinião de experts e exame empírico da proposta em dois diferentes estudos de caso, o programa Novo Sinal, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e os programas de imunização do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Governo do Rio Grande do Sul. A metodologia, qualitativa em sua essência, fez uso da técnica Delphi, entrevistas em profundidade e estudo de casos. A estrutura conceitual desenvolvida engloba as dimensões de avaliação de Input, Processo e Resultados, com respectivas variáveis e indicadores para cada dimensão, e ao longo de cujas dimensões a avaliação ética se faz presente, mas ainda de difícil avaliação na prática. |
id |
URGS_8591ba22f81961b97c6b0fa39c539d19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26485 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Meira, Paulo Ricardo dos SantosSantos, Cristiane Pizzutti dos2010-10-28T04:21:00Z2010http://hdl.handle.net/10183/26485000759447A área de marketing tem sido cada vez mais demanda a prestar contas de suas ações, na forma de avaliação dos investimentos realizados. No marketing social não é diferente. A presente tese examinou propostas de avaliação de programas de marketing social, em busca do que seria uma estrutura conceitual ideal para esse tipo de avaliação, a partir da literatura, prática de mercado, opinião de experts e exame empírico da proposta em dois diferentes estudos de caso, o programa Novo Sinal, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e os programas de imunização do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Governo do Rio Grande do Sul. A metodologia, qualitativa em sua essência, fez uso da técnica Delphi, entrevistas em profundidade e estudo de casos. A estrutura conceitual desenvolvida engloba as dimensões de avaliação de Input, Processo e Resultados, com respectivas variáveis e indicadores para cada dimensão, e ao longo de cujas dimensões a avaliação ética se faz presente, mas ainda de difícil avaliação na prática.Marketing, as a whole, has been demanded on its accountability to give evidence of good practice in return of investments. The same situation challenges social marketing. This doctoral thesis examined evaluation structural frameworks brought by marketing literature, in quest of the “ideal” framework of evaluation, based on academic articles review, market actual practice, experts opinion, and an empirical examination of the proposal in two real cases, the “pedestrian crossing new signal case” of Porto Alegre City Hall, and the Immunological Programme of the Public Health State Center (CESV/RS) of the Government of Rio Grande do Sul. The essentially qualitative methodology involved Delphi research, in-depth interviews and case studies. The structural framework eventually developed integrates Input, Process and Outcomes dimensions of evaluation, each one with its due variables, indicators and forms or measurement. The ethical issue is pervasive in all dimensions, but not with a easy way of assessment.application/pdfporMarketing socialMudança social planejadaAvaliação de resultadosSocial marketingPlanned social changeEvaluationProgramas de marketing social : proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000759447.pdf000759447.pdfTexto completoapplication/pdf1864966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26485/1/000759447.pdf5c6c5003c6295581d209b7e8e6ee5392MD51TEXT000759447.pdf.txt000759447.pdf.txtExtracted Texttext/plain450076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26485/2/000759447.pdf.txtfad48257401afc7b5b20e67ff02ece83MD52THUMBNAIL000759447.pdf.jpg000759447.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26485/3/000759447.pdf.jpg78a3c1bbbad08ec3e70cf6da1ce09018MD5310183/264852018-10-18 07:38:24.435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:38:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programas de marketing social : proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados |
title |
Programas de marketing social : proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados |
spellingShingle |
Programas de marketing social : proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados Meira, Paulo Ricardo dos Santos Marketing social Mudança social planejada Avaliação de resultados Social marketing Planned social change Evaluation |
title_short |
Programas de marketing social : proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados |
title_full |
Programas de marketing social : proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados |
title_fullStr |
Programas de marketing social : proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados |
title_full_unstemmed |
Programas de marketing social : proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados |
title_sort |
Programas de marketing social : proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados |
author |
Meira, Paulo Ricardo dos Santos |
author_facet |
Meira, Paulo Ricardo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Paulo Ricardo dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
contributor_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing social Mudança social planejada Avaliação de resultados |
topic |
Marketing social Mudança social planejada Avaliação de resultados Social marketing Planned social change Evaluation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social marketing Planned social change Evaluation |
description |
A área de marketing tem sido cada vez mais demanda a prestar contas de suas ações, na forma de avaliação dos investimentos realizados. No marketing social não é diferente. A presente tese examinou propostas de avaliação de programas de marketing social, em busca do que seria uma estrutura conceitual ideal para esse tipo de avaliação, a partir da literatura, prática de mercado, opinião de experts e exame empírico da proposta em dois diferentes estudos de caso, o programa Novo Sinal, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e os programas de imunização do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Governo do Rio Grande do Sul. A metodologia, qualitativa em sua essência, fez uso da técnica Delphi, entrevistas em profundidade e estudo de casos. A estrutura conceitual desenvolvida engloba as dimensões de avaliação de Input, Processo e Resultados, com respectivas variáveis e indicadores para cada dimensão, e ao longo de cujas dimensões a avaliação ética se faz presente, mas ainda de difícil avaliação na prática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-28T04:21:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/26485 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000759447 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/26485 |
identifier_str_mv |
000759447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26485/1/000759447.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26485/2/000759447.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26485/3/000759447.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c6c5003c6295581d209b7e8e6ee5392 fad48257401afc7b5b20e67ff02ece83 78a3c1bbbad08ec3e70cf6da1ce09018 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085186871754752 |