A formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257712 |
Resumo: | O estudo que aqui se apresenta trata da formação de profissionais de nível médio da área da saúde, mais especificamente do auxiliar de enfermagem. Compreendendo a enfermagem e a formação profissional como resultado de um processo histórico e palco dos mesmos conflitos que permeiam a sociedade, a autora aborda a reprodução das relações sociais de produção no trabalho e no ensino de enfermagem, retomando a história. Entendendo-se que este processo de manutenção do "status que" pode ser contraposto por posicionamentos de resistência, desenvolveu-se um estudo participativo com um grupo de enfermeiros docentes da formação de nível médio em enfermagem. Paulatinamente, assumindo o estudo como seu, o grupo sofreu transformações que culminaram na mudança da prática docente por parte de alguns professores. |
id |
URGS_85921b49c82516393f25e98724b5a05c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257712 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gastaldo, Denise MariaTijiboy, Juan Antonio2023-05-04T04:01:41Z1990http://hdl.handle.net/10183/257712000034250O estudo que aqui se apresenta trata da formação de profissionais de nível médio da área da saúde, mais especificamente do auxiliar de enfermagem. Compreendendo a enfermagem e a formação profissional como resultado de um processo histórico e palco dos mesmos conflitos que permeiam a sociedade, a autora aborda a reprodução das relações sociais de produção no trabalho e no ensino de enfermagem, retomando a história. Entendendo-se que este processo de manutenção do "status que" pode ser contraposto por posicionamentos de resistência, desenvolveu-se um estudo participativo com um grupo de enfermeiros docentes da formação de nível médio em enfermagem. Paulatinamente, assumindo o estudo como seu, o grupo sofreu transformações que culminaram na mudança da prática docente por parte de alguns professores.application/pdfporAuxiliares de enfermagem : FormaçãoEnsino profissionalizantePrática de ensinoA formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1990mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000034250.pdf.txt000034250.pdf.txtExtracted Texttext/plain333360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257712/2/000034250.pdf.txtabe13b5d41eb31a307063e8cd3a8a30dMD52ORIGINAL000034250.pdfTexto completoapplication/pdf17210414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257712/1/000034250.pdfddb146e92f1b94c8e90e3a9b57c3cdceMD5110183/2577122023-05-05 03:20:51.433171oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-05T06:20:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacional |
title |
A formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacional |
spellingShingle |
A formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacional Gastaldo, Denise Maria Auxiliares de enfermagem : Formação Ensino profissionalizante Prática de ensino |
title_short |
A formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacional |
title_full |
A formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacional |
title_fullStr |
A formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacional |
title_full_unstemmed |
A formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacional |
title_sort |
A formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacional |
author |
Gastaldo, Denise Maria |
author_facet |
Gastaldo, Denise Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gastaldo, Denise Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Juan Antonio |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Juan Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auxiliares de enfermagem : Formação Ensino profissionalizante Prática de ensino |
topic |
Auxiliares de enfermagem : Formação Ensino profissionalizante Prática de ensino |
description |
O estudo que aqui se apresenta trata da formação de profissionais de nível médio da área da saúde, mais especificamente do auxiliar de enfermagem. Compreendendo a enfermagem e a formação profissional como resultado de um processo histórico e palco dos mesmos conflitos que permeiam a sociedade, a autora aborda a reprodução das relações sociais de produção no trabalho e no ensino de enfermagem, retomando a história. Entendendo-se que este processo de manutenção do "status que" pode ser contraposto por posicionamentos de resistência, desenvolveu-se um estudo participativo com um grupo de enfermeiros docentes da formação de nível médio em enfermagem. Paulatinamente, assumindo o estudo como seu, o grupo sofreu transformações que culminaram na mudança da prática docente por parte de alguns professores. |
publishDate |
1990 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1990 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-04T04:01:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257712 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000034250 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257712 |
identifier_str_mv |
000034250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257712/2/000034250.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257712/1/000034250.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abe13b5d41eb31a307063e8cd3a8a30d ddb146e92f1b94c8e90e3a9b57c3cdce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816737072761798656 |