O ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Cristina de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHFJ
Resumo: Trata-se de uma revisão de literatura, em que se adotou a metodologia da revisão integrativa com o objetivo de identificar se a Sistematização da Assistência de Enfermagem vem sendo ensinada nas escolas de formação profissional de nível médio. Realizou-se a busca bibliográfica nas bases de dados LILACS e BDENF. Foram selecionadas 43 referências através do título e resumo, todas lidas na íntegra. Destas, 11 responderam aos objetivos do estudo. Além disso, utilizou-se um livro e legislações de enfermagem necessárias para o desenvolvimento do estudo em questão. Constatou-se que a metodologia Sistematização da Assistência de Enfermagem não faz parte das matrizes curriculares dos cursos de técnicos de enfermagem e que o saber fazer ainda prevalecer sobre qualquer outro saber. O conhecimento adquirido por esses profissionais sobre o processo de enfermagem foi transmitido através de capacitações nos ambientes de trabalho. Considera-se que os currículos das instituições de nível médio em enfermagem precisam ser reformulados e adequados à contemporaneidade, enquanto isso não acontece a perda é evidenciada no cuidado oferecido aos pacientes.
id UFMG_a0e33b33df35eae641c70d7b764e109e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVHFJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lenice de Castro M VillelaPaula Goncalves BicalhoJuliana Cristina de Souza2019-08-14T07:49:21Z2019-08-14T07:49:21Z2012-03-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHFJTrata-se de uma revisão de literatura, em que se adotou a metodologia da revisão integrativa com o objetivo de identificar se a Sistematização da Assistência de Enfermagem vem sendo ensinada nas escolas de formação profissional de nível médio. Realizou-se a busca bibliográfica nas bases de dados LILACS e BDENF. Foram selecionadas 43 referências através do título e resumo, todas lidas na íntegra. Destas, 11 responderam aos objetivos do estudo. Além disso, utilizou-se um livro e legislações de enfermagem necessárias para o desenvolvimento do estudo em questão. Constatou-se que a metodologia Sistematização da Assistência de Enfermagem não faz parte das matrizes curriculares dos cursos de técnicos de enfermagem e que o saber fazer ainda prevalecer sobre qualquer outro saber. O conhecimento adquirido por esses profissionais sobre o processo de enfermagem foi transmitido através de capacitações nos ambientes de trabalho. Considera-se que os currículos das instituições de nível médio em enfermagem precisam ser reformulados e adequados à contemporaneidade, enquanto isso não acontece a perda é evidenciada no cuidado oferecido aos pacientes.It is a literature review, in which was adopted the methodology of integrative review in order to know whether the Systematization of Nursing Care is taught in Professional Technical Schools of Middle Level. A bibliografy search was performed in databases LILACS and BDENF. Forty three references have been selected by title and abstract, all read in their entirety. Of these, eleven were suited to the theme of the work. Furthermore, it was used a book and nursing laws necessary for the development of the study. It was found that the methodology Systematization of Nursing Care is not part of the curricular matrices of the nursing technician courses and know-how still prevails over any other knowledge. The little these professionals know about the nursing process was passed through training and capabilities in the workplace. It is considered that the curriculum of nursing institutions of intermediate level need to be redesigned and reshaped to contemporary times. Until that happens the loss is shown in the care offered to patients.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemEducação profissionalizanteAuxiliares de enfermagemProcessos de enfermagemO ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_19_julho.pdfapplication/pdf371347https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVHFJ/1/tcc_19_julho.pdf2d27c2e6be2f02b07b198242a3f0d27bMD51TEXTtcc_19_julho.pdf.txttcc_19_julho.pdf.txtExtracted texttext/plain36280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVHFJ/2/tcc_19_julho.pdf.txtfa3bfbb653033a323410fd6161e545b7MD521843/BUBD-9DVHFJ2019-11-14 14:55:17.401oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVHFJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:55:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médio
title O ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médio
spellingShingle O ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médio
Juliana Cristina de Souza
Educação em enfermagem
Educação profissionalizante
Auxiliares de enfermagem
Processos de enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short O ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médio
title_full O ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médio
title_fullStr O ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médio
title_full_unstemmed O ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médio
title_sort O ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médio
author Juliana Cristina de Souza
author_facet Juliana Cristina de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lenice de Castro M Villela
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paula Goncalves Bicalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Cristina de Souza
contributor_str_mv Lenice de Castro M Villela
Paula Goncalves Bicalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação profissionalizante
Auxiliares de enfermagem
Processos de enfermagem
topic Educação em enfermagem
Educação profissionalizante
Auxiliares de enfermagem
Processos de enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Trata-se de uma revisão de literatura, em que se adotou a metodologia da revisão integrativa com o objetivo de identificar se a Sistematização da Assistência de Enfermagem vem sendo ensinada nas escolas de formação profissional de nível médio. Realizou-se a busca bibliográfica nas bases de dados LILACS e BDENF. Foram selecionadas 43 referências através do título e resumo, todas lidas na íntegra. Destas, 11 responderam aos objetivos do estudo. Além disso, utilizou-se um livro e legislações de enfermagem necessárias para o desenvolvimento do estudo em questão. Constatou-se que a metodologia Sistematização da Assistência de Enfermagem não faz parte das matrizes curriculares dos cursos de técnicos de enfermagem e que o saber fazer ainda prevalecer sobre qualquer outro saber. O conhecimento adquirido por esses profissionais sobre o processo de enfermagem foi transmitido através de capacitações nos ambientes de trabalho. Considera-se que os currículos das instituições de nível médio em enfermagem precisam ser reformulados e adequados à contemporaneidade, enquanto isso não acontece a perda é evidenciada no cuidado oferecido aos pacientes.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T07:49:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T07:49:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHFJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHFJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVHFJ/1/tcc_19_julho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVHFJ/2/tcc_19_julho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d27c2e6be2f02b07b198242a3f0d27b
fa3bfbb653033a323410fd6161e545b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589140688666624