Gestão inclusiva : propostas para a inclusão laboral em uma IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, José Luis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194509
Resumo: O trabalho é crucial na vida do homem, não somente para sua manutenção econômica, mas, também, como uma realização humana, integrando-o no espaço social. Nesse sentido, têm sido criados instrumentos legais que possam amparar as pessoas com deficiência, nesse direito fundamental, previsto na Constituição de 1988. No Brasil, foram instituídas cotas de empregos para pessoas com deficiência no serviço público, a partir de 1990, na iniciativa privada, em 1991, bem como mecanismos de garantias e apoios às pessoas em sua atividade laboral. Este estudo teve, como objetivo principal, apresentar propostas de ações para a inclusão laboral de pessoas com deficiência em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Para tanto, foram analisadas as ações administrativas implementadas pela IFES, desde o ingresso até o efetivo exercício para a permanência, qualificação e participação laboral dos servidores ingressos na universidade a partir das cotas para pessoas com deficiência. Para a elaboração desta análise, as seguintes fontes de dados foram utilizadas: (i) fontes documentais para caracterizar o perfil dos servidores com deficiência; (ii) 12 entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelos setores que prestam os serviços relacionados às atividades laborais desses servidores; (iii) mapeamento dos processos, desde nomeação, posse, ingresso e estágio probatório até o efetivo exercício; (iv) 20 entrevistas abertas para analisar o grau de satisfação desses servidores com relação aos serviços prestados pela instituição. Os resultados mostraram que a universidade ainda tem muito a avançar em direção à acessibilidade física, comunicacional, digital e, especialmente, atitudinal. Sua base de dados relativa às pessoas com deficiência ainda não permite empreender uma política de inclusão qualificada, e as demandas ainda não têm sido respondidas com a agilidade que a situação exige ou, então, são esquecidas. Assim, as análises apontaram para revisões de alguns procedimentos e processos, originando um projeto com 10 proposições para a implementação de uma cultura organizacional que visa garantir a efetiva participação laboral das pessoas com deficiência.
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Para tanto, foram analisadas as ações administrativas implementadas pela IFES, desde o ingresso até o efetivo exercício para a permanência, qualificação e participação laboral dos servidores ingressos na universidade a partir das cotas para pessoas com deficiência. Para a elaboração desta análise, as seguintes fontes de dados foram utilizadas: (i) fontes documentais para caracterizar o perfil dos servidores com deficiência; (ii) 12 entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelos setores que prestam os serviços relacionados às atividades laborais desses servidores; (iii) mapeamento dos processos, desde nomeação, posse, ingresso e estágio probatório até o efetivo exercício; (iv) 20 entrevistas abertas para analisar o grau de satisfação desses servidores com relação aos serviços prestados pela instituição. Os resultados mostraram que a universidade ainda tem muito a avançar em direção à acessibilidade física, comunicacional, digital e, especialmente, atitudinal. Sua base de dados relativa às pessoas com deficiência ainda não permite empreender uma política de inclusão qualificada, e as demandas ainda não têm sido respondidas com a agilidade que a situação exige ou, então, são esquecidas. Assim, as análises apontaram para revisões de alguns procedimentos e processos, originando um projeto com 10 proposições para a implementação de uma cultura organizacional que visa garantir a efetiva participação laboral das pessoas com deficiência.Job is crucial in a man’s life, not only regarding his economic maintenance, but also as human achievement, integrating him into the social space. In this sense, legal instruments have been created to support disabled people on this fundamental right, foreseen in the 1988 Constitution. In Brazil, employment quotas to people with disabilities have been instituted on the public service in 1990, and on the private initiative in 1991, as well as insurance and support mechanisms to those people on their labor activity. This study has, as its main objective, present action propositions to the labor inclusion of disabled people in a Federal Institution of Higher Education (FIHE). To do so, administrative actions implemented by the FIHE have been analyzed, from the entry to the actual exercise, aiming the stay, qualification and labor participation of the federal employees, admitted into the university through the quotas to people with disabilities. To elaborate this analysis, the following sources have been used: (I) documental sources to characterize the profile of the disabled employee; (ii) 12 semi structured interviews with those in charge of the sectors that provide the services regarding the labor activities of the employees; (iii) mapping the trajectories that range from the nomination, tenure, admission, probationary stage until the actual exercise; (iv) 20 open interviews to analyze the satisfaction degree of those employees regarding the services provides by the institution. The results showed that the university still has a lot to advance towards physical accessibility, communicational, digital and, specially, attitudinal. Its data base concerning people with disabilities still doesn’t allow the launching of a qualified inclusion policy and the demands are not answered with the speed that the situation needs or are just forgotten. In this sense, the analysis pointed to the review of some of the procedures and process, originating a project with ten propositions for the implementation of a organizational culture, which aims to assure the effective laboral participation of the disabled people.application/pdfporCultura organizacionalUniversidade públicaServidores públicos federaisPessoas com deficiênciaLabor inclusionInclusive organizational culturePublic universityFederal employeesDisabled peopleGestão inclusiva : propostas para a inclusão laboral em uma IFESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093943.pdf.txt001093943.pdf.txtExtracted Texttext/plain364057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194509/2/001093943.pdf.txt7bc1db70fbdbb9d5f78ef0347df3e52eMD52ORIGINAL001093943.pdfTexto completoapplication/pdf11988056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194509/1/001093943.pdfc6243962882ebd3d164e0d7b1e079bbbMD5110183/1945092019-05-24 02:36:36.033098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-24T05:36:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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