Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Jussara Aparecida da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67877
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar se uma estratégia de ensino baseada em situações-problema contribui para a aprendizagem da Análise Combinatória pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A sequência de ensino elaborada e implementada procurou abordar atividades que evocassem o cotidiano dos alunos e não dependessem de fórmulas previamente estudadas. A ordem em que as atividades foram propostas visou a formalização do princípio multiplicativo, como recurso a ser utilizado na resolução de problemas de contagem. A pesquisa foi desenvolvida sob a ótica de um estudo de caso, junto a uma turma de alunos dos cursos PROEJA Agroindústria e PROEJA Informática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, e teve como aportes teóricos a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, os quais nos forneceram subsídios para a compreensão do desenvolvimento do raciocínio combinatório e, das dificuldades apresentadas pelos alunos. O trabalho mostrou que é possível a aprendizagem de conteúdos de Análise Combinatória pelos alunos do PROEJA, através da implementação de uma sequência de ensino baseada na resolução de problemas, frente aos quais os alunos construíram diferentes estratégias de resolução que favoreceram o desenvolvimento do seu raciocínio combinatório.
id URGS_85db08914f380a78b27d7696b2fe4c75
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67877
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fonseca, Jussara Aparecida daBurigo, Elisabete Zardo2013-03-21T01:43:52Z2012http://hdl.handle.net/10183/67877000874165O presente trabalho teve como objetivo analisar se uma estratégia de ensino baseada em situações-problema contribui para a aprendizagem da Análise Combinatória pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A sequência de ensino elaborada e implementada procurou abordar atividades que evocassem o cotidiano dos alunos e não dependessem de fórmulas previamente estudadas. A ordem em que as atividades foram propostas visou a formalização do princípio multiplicativo, como recurso a ser utilizado na resolução de problemas de contagem. A pesquisa foi desenvolvida sob a ótica de um estudo de caso, junto a uma turma de alunos dos cursos PROEJA Agroindústria e PROEJA Informática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, e teve como aportes teóricos a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, os quais nos forneceram subsídios para a compreensão do desenvolvimento do raciocínio combinatório e, das dificuldades apresentadas pelos alunos. O trabalho mostrou que é possível a aprendizagem de conteúdos de Análise Combinatória pelos alunos do PROEJA, através da implementação de uma sequência de ensino baseada na resolução de problemas, frente aos quais os alunos construíram diferentes estratégias de resolução que favoreceram o desenvolvimento do seu raciocínio combinatório.The present research aimed at analyzing to what extent a teaching strategy based on contextualized problems contributes to the learning of the Combinatorial Analysis by students from Education for Young Adults and Adults (Educação de Jovens e Adultos – EJA). The teaching sequence developed and implemented comprehended activities which evoked students’ everyday life and were not dependent on previously studied formulas. The order in which the activities were proposed aimed the formalization of the multiplication principle as a resource to be used in the resolution of counting problems. The research was developed based on a case study, in a class of the National Program for integrating the Professional Education with Basic Education in the Education for Young Adults and Adults (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA) from the Food Technology course and the Information technology course of the Farroupilha Federal Institute in the Campus Alegrete and had as theoretical basis the theory of cognitive development by Piaget and the theory of conceptual fields by Vergnaud, which offer groundings for understanding the development of combinatorial thinking and the difficulties presented by the students. This analysis showed that learning of Combinatorial Analysis is possible for the PROEJA students, through the implementation of a teaching sequence based on the resolution of problems, against which the students built different resolution strategies favoring the development of their combinatorial thinking.application/pdfporEnsino-aprendizagemEnsino de matemáticaAnálise combinatóriaEJACombinatorial analysisMultiplication principlePROEJAFormal thinkingConceptual fieldsAnálise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874165.pdf000874165.pdfTexto completoapplication/pdf3443469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/1/000874165.pdfbefbc6feedfaaed42d6139ef243db857MD51TEXT000874165.pdf.txt000874165.pdf.txtExtracted Texttext/plain322156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/2/000874165.pdf.txt59d28ad5a3a446be636bd42c97962ac3MD52THUMBNAIL000874165.pdf.jpg000874165.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/3/000874165.pdf.jpg3df4054200aa4d9409bbc0ac441ed2baMD5310183/678772022-02-22 04:57:27.874024oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67877Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:57:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
title Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
spellingShingle Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
Fonseca, Jussara Aparecida da
Ensino-aprendizagem
Ensino de matemática
Análise combinatória
EJA
Combinatorial analysis
Multiplication principle
PROEJA
Formal thinking
Conceptual fields
title_short Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
title_full Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
title_fullStr Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
title_full_unstemmed Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
title_sort Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
author Fonseca, Jussara Aparecida da
author_facet Fonseca, Jussara Aparecida da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Jussara Aparecida da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Ensino de matemática
Análise combinatória
EJA
topic Ensino-aprendizagem
Ensino de matemática
Análise combinatória
EJA
Combinatorial analysis
Multiplication principle
PROEJA
Formal thinking
Conceptual fields
dc.subject.eng.fl_str_mv Combinatorial analysis
Multiplication principle
PROEJA
Formal thinking
Conceptual fields
description O presente trabalho teve como objetivo analisar se uma estratégia de ensino baseada em situações-problema contribui para a aprendizagem da Análise Combinatória pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A sequência de ensino elaborada e implementada procurou abordar atividades que evocassem o cotidiano dos alunos e não dependessem de fórmulas previamente estudadas. A ordem em que as atividades foram propostas visou a formalização do princípio multiplicativo, como recurso a ser utilizado na resolução de problemas de contagem. A pesquisa foi desenvolvida sob a ótica de um estudo de caso, junto a uma turma de alunos dos cursos PROEJA Agroindústria e PROEJA Informática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, e teve como aportes teóricos a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, os quais nos forneceram subsídios para a compreensão do desenvolvimento do raciocínio combinatório e, das dificuldades apresentadas pelos alunos. O trabalho mostrou que é possível a aprendizagem de conteúdos de Análise Combinatória pelos alunos do PROEJA, através da implementação de uma sequência de ensino baseada na resolução de problemas, frente aos quais os alunos construíram diferentes estratégias de resolução que favoreceram o desenvolvimento do seu raciocínio combinatório.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-21T01:43:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000874165
url http://hdl.handle.net/10183/67877
identifier_str_mv 000874165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/1/000874165.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/2/000874165.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/3/000874165.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv befbc6feedfaaed42d6139ef243db857
59d28ad5a3a446be636bd42c97962ac3
3df4054200aa4d9409bbc0ac441ed2ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085250666070016