Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67877 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar se uma estratégia de ensino baseada em situações-problema contribui para a aprendizagem da Análise Combinatória pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A sequência de ensino elaborada e implementada procurou abordar atividades que evocassem o cotidiano dos alunos e não dependessem de fórmulas previamente estudadas. A ordem em que as atividades foram propostas visou a formalização do princípio multiplicativo, como recurso a ser utilizado na resolução de problemas de contagem. A pesquisa foi desenvolvida sob a ótica de um estudo de caso, junto a uma turma de alunos dos cursos PROEJA Agroindústria e PROEJA Informática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, e teve como aportes teóricos a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, os quais nos forneceram subsídios para a compreensão do desenvolvimento do raciocínio combinatório e, das dificuldades apresentadas pelos alunos. O trabalho mostrou que é possível a aprendizagem de conteúdos de Análise Combinatória pelos alunos do PROEJA, através da implementação de uma sequência de ensino baseada na resolução de problemas, frente aos quais os alunos construíram diferentes estratégias de resolução que favoreceram o desenvolvimento do seu raciocínio combinatório. |
id |
URGS_85db08914f380a78b27d7696b2fe4c75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67877 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Fonseca, Jussara Aparecida daBurigo, Elisabete Zardo2013-03-21T01:43:52Z2012http://hdl.handle.net/10183/67877000874165O presente trabalho teve como objetivo analisar se uma estratégia de ensino baseada em situações-problema contribui para a aprendizagem da Análise Combinatória pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A sequência de ensino elaborada e implementada procurou abordar atividades que evocassem o cotidiano dos alunos e não dependessem de fórmulas previamente estudadas. A ordem em que as atividades foram propostas visou a formalização do princípio multiplicativo, como recurso a ser utilizado na resolução de problemas de contagem. A pesquisa foi desenvolvida sob a ótica de um estudo de caso, junto a uma turma de alunos dos cursos PROEJA Agroindústria e PROEJA Informática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, e teve como aportes teóricos a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, os quais nos forneceram subsídios para a compreensão do desenvolvimento do raciocínio combinatório e, das dificuldades apresentadas pelos alunos. O trabalho mostrou que é possível a aprendizagem de conteúdos de Análise Combinatória pelos alunos do PROEJA, através da implementação de uma sequência de ensino baseada na resolução de problemas, frente aos quais os alunos construíram diferentes estratégias de resolução que favoreceram o desenvolvimento do seu raciocínio combinatório.The present research aimed at analyzing to what extent a teaching strategy based on contextualized problems contributes to the learning of the Combinatorial Analysis by students from Education for Young Adults and Adults (Educação de Jovens e Adultos – EJA). The teaching sequence developed and implemented comprehended activities which evoked students’ everyday life and were not dependent on previously studied formulas. The order in which the activities were proposed aimed the formalization of the multiplication principle as a resource to be used in the resolution of counting problems. The research was developed based on a case study, in a class of the National Program for integrating the Professional Education with Basic Education in the Education for Young Adults and Adults (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA) from the Food Technology course and the Information technology course of the Farroupilha Federal Institute in the Campus Alegrete and had as theoretical basis the theory of cognitive development by Piaget and the theory of conceptual fields by Vergnaud, which offer groundings for understanding the development of combinatorial thinking and the difficulties presented by the students. This analysis showed that learning of Combinatorial Analysis is possible for the PROEJA students, through the implementation of a teaching sequence based on the resolution of problems, against which the students built different resolution strategies favoring the development of their combinatorial thinking.application/pdfporEnsino-aprendizagemEnsino de matemáticaAnálise combinatóriaEJACombinatorial analysisMultiplication principlePROEJAFormal thinkingConceptual fieldsAnálise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874165.pdf000874165.pdfTexto completoapplication/pdf3443469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/1/000874165.pdfbefbc6feedfaaed42d6139ef243db857MD51TEXT000874165.pdf.txt000874165.pdf.txtExtracted Texttext/plain322156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/2/000874165.pdf.txt59d28ad5a3a446be636bd42c97962ac3MD52THUMBNAIL000874165.pdf.jpg000874165.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/3/000874165.pdf.jpg3df4054200aa4d9409bbc0ac441ed2baMD5310183/678772022-02-22 04:57:27.874024oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67877Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:57:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas |
title |
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas |
spellingShingle |
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas Fonseca, Jussara Aparecida da Ensino-aprendizagem Ensino de matemática Análise combinatória EJA Combinatorial analysis Multiplication principle PROEJA Formal thinking Conceptual fields |
title_short |
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas |
title_full |
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas |
title_fullStr |
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas |
title_sort |
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas |
author |
Fonseca, Jussara Aparecida da |
author_facet |
Fonseca, Jussara Aparecida da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Jussara Aparecida da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Ensino de matemática Análise combinatória EJA |
topic |
Ensino-aprendizagem Ensino de matemática Análise combinatória EJA Combinatorial analysis Multiplication principle PROEJA Formal thinking Conceptual fields |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Combinatorial analysis Multiplication principle PROEJA Formal thinking Conceptual fields |
description |
O presente trabalho teve como objetivo analisar se uma estratégia de ensino baseada em situações-problema contribui para a aprendizagem da Análise Combinatória pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A sequência de ensino elaborada e implementada procurou abordar atividades que evocassem o cotidiano dos alunos e não dependessem de fórmulas previamente estudadas. A ordem em que as atividades foram propostas visou a formalização do princípio multiplicativo, como recurso a ser utilizado na resolução de problemas de contagem. A pesquisa foi desenvolvida sob a ótica de um estudo de caso, junto a uma turma de alunos dos cursos PROEJA Agroindústria e PROEJA Informática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, e teve como aportes teóricos a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, os quais nos forneceram subsídios para a compreensão do desenvolvimento do raciocínio combinatório e, das dificuldades apresentadas pelos alunos. O trabalho mostrou que é possível a aprendizagem de conteúdos de Análise Combinatória pelos alunos do PROEJA, através da implementação de uma sequência de ensino baseada na resolução de problemas, frente aos quais os alunos construíram diferentes estratégias de resolução que favoreceram o desenvolvimento do seu raciocínio combinatório. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-21T01:43:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000874165 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67877 |
identifier_str_mv |
000874165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/1/000874165.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/2/000874165.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67877/3/000874165.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
befbc6feedfaaed42d6139ef243db857 59d28ad5a3a446be636bd42c97962ac3 3df4054200aa4d9409bbc0ac441ed2ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085250666070016 |