A contribuição da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva na estratégia de produção em curtumes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Zosymo Canto dos
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2029
Resumo: A rapidez com que as informações atualmente são processadas nas empresas, associada à necessidade de adequação às tendências impostas pelo mercado e à introdução sempre crescente de novos recursos tecnológicos, caracteriza o cenário sobre o qual deve ser analisada a escolha da estratégia de produção para alcançar competitividade. A necessidade de gerenciar a estrutura do conhecimento empresarial (aspectos internos) e sua vinculação com a formação da estratégia de produção, assim como a necessidade de empregar métodos de inteligência competitiva (captura de informações externas), são aspectos imprescindíveis a serem considerados na complexa atividade de administar as empresas na atualidade. O problema principal tratato nesta pesquisa é o de determinar a importância que a gestão do conhecimento e a inteligência competitiva assumem na estratégia de produção em curtumes, incluindo a verificação se os sistemas de informação que suportam estas atividades estão alinhados com a estratégia empresarial. Pela exploração de diversos aspectos da indústria coureira em dois estudos de caso, e principalmente relacionando os elementos observados com as possibilidades atuais de utilização dos recursos da tecnologia de informação nas áreas de gestão do conhecimento e inteligência competiva, foi observado que estas são complementares e influenciam na estratégia de produção. Complementarmente, foi constatado que os sistemas de informação, ao constituirem instrumental básico para estas atividades, necessitam estar comprometidos em suas funcionalidades com a estratégia empresarial.
id URGS_86398a530be572bc16e60984b3620857
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2029
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Zosymo Canto dosVargas, Lilia Maria2007-06-06T17:19:41Z2001http://hdl.handle.net/10183/2029000313339A rapidez com que as informações atualmente são processadas nas empresas, associada à necessidade de adequação às tendências impostas pelo mercado e à introdução sempre crescente de novos recursos tecnológicos, caracteriza o cenário sobre o qual deve ser analisada a escolha da estratégia de produção para alcançar competitividade. A necessidade de gerenciar a estrutura do conhecimento empresarial (aspectos internos) e sua vinculação com a formação da estratégia de produção, assim como a necessidade de empregar métodos de inteligência competitiva (captura de informações externas), são aspectos imprescindíveis a serem considerados na complexa atividade de administar as empresas na atualidade. O problema principal tratato nesta pesquisa é o de determinar a importância que a gestão do conhecimento e a inteligência competitiva assumem na estratégia de produção em curtumes, incluindo a verificação se os sistemas de informação que suportam estas atividades estão alinhados com a estratégia empresarial. Pela exploração de diversos aspectos da indústria coureira em dois estudos de caso, e principalmente relacionando os elementos observados com as possibilidades atuais de utilização dos recursos da tecnologia de informação nas áreas de gestão do conhecimento e inteligência competiva, foi observado que estas são complementares e influenciam na estratégia de produção. Complementarmente, foi constatado que os sistemas de informação, ao constituirem instrumental básico para estas atividades, necessitam estar comprometidos em suas funcionalidades com a estratégia empresarial.application/pdfporCurtumeInteligência competitivaProduçãoGestão do conhecimentoA contribuição da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva na estratégia de produção em curtumesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000313339.pdf000313339.pdfTexto completoapplication/pdf308385http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2029/1/000313339.pdf5208ef9dc51e349261c8eae60ef9d147MD51TEXT000313339.pdf.txt000313339.pdf.txtExtracted Texttext/plain185658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2029/2/000313339.pdf.txtbe45305e5a9a613f8ea6f7c17eca271fMD52THUMBNAIL000313339.pdf.jpg000313339.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2029/3/000313339.pdf.jpgdb49567556475b0da3ff890ccb99235bMD5310183/20292018-10-16 08:56:59.945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:56:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva na estratégia de produção em curtumes
title A contribuição da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva na estratégia de produção em curtumes
spellingShingle A contribuição da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva na estratégia de produção em curtumes
Santos, Zosymo Canto dos
Curtume
Inteligência competitiva
Produção
Gestão do conhecimento
title_short A contribuição da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva na estratégia de produção em curtumes
title_full A contribuição da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva na estratégia de produção em curtumes
title_fullStr A contribuição da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva na estratégia de produção em curtumes
title_full_unstemmed A contribuição da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva na estratégia de produção em curtumes
title_sort A contribuição da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva na estratégia de produção em curtumes
author Santos, Zosymo Canto dos
author_facet Santos, Zosymo Canto dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Zosymo Canto dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vargas, Lilia Maria
contributor_str_mv Vargas, Lilia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Curtume
Inteligência competitiva
Produção
Gestão do conhecimento
topic Curtume
Inteligência competitiva
Produção
Gestão do conhecimento
description A rapidez com que as informações atualmente são processadas nas empresas, associada à necessidade de adequação às tendências impostas pelo mercado e à introdução sempre crescente de novos recursos tecnológicos, caracteriza o cenário sobre o qual deve ser analisada a escolha da estratégia de produção para alcançar competitividade. A necessidade de gerenciar a estrutura do conhecimento empresarial (aspectos internos) e sua vinculação com a formação da estratégia de produção, assim como a necessidade de empregar métodos de inteligência competitiva (captura de informações externas), são aspectos imprescindíveis a serem considerados na complexa atividade de administar as empresas na atualidade. O problema principal tratato nesta pesquisa é o de determinar a importância que a gestão do conhecimento e a inteligência competitiva assumem na estratégia de produção em curtumes, incluindo a verificação se os sistemas de informação que suportam estas atividades estão alinhados com a estratégia empresarial. Pela exploração de diversos aspectos da indústria coureira em dois estudos de caso, e principalmente relacionando os elementos observados com as possibilidades atuais de utilização dos recursos da tecnologia de informação nas áreas de gestão do conhecimento e inteligência competiva, foi observado que estas são complementares e influenciam na estratégia de produção. Complementarmente, foi constatado que os sistemas de informação, ao constituirem instrumental básico para estas atividades, necessitam estar comprometidos em suas funcionalidades com a estratégia empresarial.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:19:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2029
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000313339
url http://hdl.handle.net/10183/2029
identifier_str_mv 000313339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2029/1/000313339.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2029/2/000313339.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2029/3/000313339.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5208ef9dc51e349261c8eae60ef9d147
be45305e5a9a613f8ea6f7c17eca271f
db49567556475b0da3ff890ccb99235b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308911110094848