Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Embaló, Mamadú Mutaro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219892
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de seus alunos. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão dos professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Tais concepções poderão servir de ponto de partida para refletir a respeito das relações que se estabelecem dentro da sala de aula e, consequentemente, da política de formação de professores no país. Os dados foram coletados através de observação de aulas e entrevista semiestruturada, inspirada no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores participantes desta pesquisa não têm uma compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem e da intrínseca relação entre eles; e, consequentemente, permanecem distantes de práticas didático-pedagógicas ativas, próprias de uma pedagogia relacional, fundada por uma epistemologia construtivista.
id URGS_86fc32bc939a213f9bc39d2159965a52
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219892
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Embaló, Mamadú MutaroBecker, Fernando2021-04-14T04:27:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/219892001124296Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de seus alunos. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão dos professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Tais concepções poderão servir de ponto de partida para refletir a respeito das relações que se estabelecem dentro da sala de aula e, consequentemente, da política de formação de professores no país. Os dados foram coletados através de observação de aulas e entrevista semiestruturada, inspirada no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores participantes desta pesquisa não têm uma compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem e da intrínseca relação entre eles; e, consequentemente, permanecem distantes de práticas didático-pedagógicas ativas, próprias de uma pedagogia relacional, fundada por uma epistemologia construtivista.This study aims to investigate the conceptions of literacy teachers in Guinea-Bissau about the processes of cognitive development and learning of their students. Its realization is justified by the understanding that investigating teachers' understanding of these two processes will allow us to assess the epistemological conceptions that constitute the background of their pedagogical practices, and that such conceptions may serve as a starting point to reflect on the relationships that are established within the classroom and, consequently, the policy of teacher training in the country. The data were collected through classroom observation and semi-structured interview, inspired by Jean Piaget's clinical method. It was found that the teachers participating in this research do not have a consistent understanding of the processes of cognitive development and learning and the intrinsic relationship between them; and, consequently, they remain distant from active didactic-pedagogical practices, proper to a relational pedagogy, founded by a constructivist epistemology.application/pdfporDesenvolvimento cognitivoAprendizagemProfessoresAlfabetizaçãoGuiné-BissauLiteracy teachersEpistemological and pedagogical conceptionsLearningCognitive developmentDesenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124296.pdf.txt001124296.pdf.txtExtracted Texttext/plain302704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219892/2/001124296.pdf.txt09c15f85fbb42cc0c49a95a21b1959aeMD52ORIGINAL001124296.pdfTexto completoapplication/pdf1383186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219892/1/001124296.pdfe9832bbd2871bd69e5bf2a76981c7c77MD5110183/2198922022-03-26 04:58:49.003883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219892Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T07:58:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau
title Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau
spellingShingle Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau
Embaló, Mamadú Mutaro
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Professores
Alfabetização
Guiné-Bissau
Literacy teachers
Epistemological and pedagogical conceptions
Learning
Cognitive development
title_short Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau
title_full Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau
title_fullStr Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau
title_full_unstemmed Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau
title_sort Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau
author Embaló, Mamadú Mutaro
author_facet Embaló, Mamadú Mutaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Embaló, Mamadú Mutaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Fernando
contributor_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Professores
Alfabetização
Guiné-Bissau
topic Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Professores
Alfabetização
Guiné-Bissau
Literacy teachers
Epistemological and pedagogical conceptions
Learning
Cognitive development
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy teachers
Epistemological and pedagogical conceptions
Learning
Cognitive development
description Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de seus alunos. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão dos professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Tais concepções poderão servir de ponto de partida para refletir a respeito das relações que se estabelecem dentro da sala de aula e, consequentemente, da política de formação de professores no país. Os dados foram coletados através de observação de aulas e entrevista semiestruturada, inspirada no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores participantes desta pesquisa não têm uma compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem e da intrínseca relação entre eles; e, consequentemente, permanecem distantes de práticas didático-pedagógicas ativas, próprias de uma pedagogia relacional, fundada por uma epistemologia construtivista.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-14T04:27:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219892
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124296
url http://hdl.handle.net/10183/219892
identifier_str_mv 001124296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219892/2/001124296.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219892/1/001124296.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 09c15f85fbb42cc0c49a95a21b1959ae
e9832bbd2871bd69e5bf2a76981c7c77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085550873378816