Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219892 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de seus alunos. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão dos professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Tais concepções poderão servir de ponto de partida para refletir a respeito das relações que se estabelecem dentro da sala de aula e, consequentemente, da política de formação de professores no país. Os dados foram coletados através de observação de aulas e entrevista semiestruturada, inspirada no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores participantes desta pesquisa não têm uma compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem e da intrínseca relação entre eles; e, consequentemente, permanecem distantes de práticas didático-pedagógicas ativas, próprias de uma pedagogia relacional, fundada por uma epistemologia construtivista. |
id |
URGS_86fc32bc939a213f9bc39d2159965a52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219892 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Embaló, Mamadú MutaroBecker, Fernando2021-04-14T04:27:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/219892001124296Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de seus alunos. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão dos professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Tais concepções poderão servir de ponto de partida para refletir a respeito das relações que se estabelecem dentro da sala de aula e, consequentemente, da política de formação de professores no país. Os dados foram coletados através de observação de aulas e entrevista semiestruturada, inspirada no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores participantes desta pesquisa não têm uma compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem e da intrínseca relação entre eles; e, consequentemente, permanecem distantes de práticas didático-pedagógicas ativas, próprias de uma pedagogia relacional, fundada por uma epistemologia construtivista.This study aims to investigate the conceptions of literacy teachers in Guinea-Bissau about the processes of cognitive development and learning of their students. Its realization is justified by the understanding that investigating teachers' understanding of these two processes will allow us to assess the epistemological conceptions that constitute the background of their pedagogical practices, and that such conceptions may serve as a starting point to reflect on the relationships that are established within the classroom and, consequently, the policy of teacher training in the country. The data were collected through classroom observation and semi-structured interview, inspired by Jean Piaget's clinical method. It was found that the teachers participating in this research do not have a consistent understanding of the processes of cognitive development and learning and the intrinsic relationship between them; and, consequently, they remain distant from active didactic-pedagogical practices, proper to a relational pedagogy, founded by a constructivist epistemology.application/pdfporDesenvolvimento cognitivoAprendizagemProfessoresAlfabetizaçãoGuiné-BissauLiteracy teachersEpistemological and pedagogical conceptionsLearningCognitive developmentDesenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124296.pdf.txt001124296.pdf.txtExtracted Texttext/plain302704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219892/2/001124296.pdf.txt09c15f85fbb42cc0c49a95a21b1959aeMD52ORIGINAL001124296.pdfTexto completoapplication/pdf1383186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219892/1/001124296.pdfe9832bbd2871bd69e5bf2a76981c7c77MD5110183/2198922022-03-26 04:58:49.003883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219892Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T07:58:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau |
title |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau |
spellingShingle |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau Embaló, Mamadú Mutaro Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Professores Alfabetização Guiné-Bissau Literacy teachers Epistemological and pedagogical conceptions Learning Cognitive development |
title_short |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau |
title_full |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau |
title_fullStr |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau |
title_sort |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau |
author |
Embaló, Mamadú Mutaro |
author_facet |
Embaló, Mamadú Mutaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Embaló, Mamadú Mutaro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Fernando |
contributor_str_mv |
Becker, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Professores Alfabetização Guiné-Bissau |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Professores Alfabetização Guiné-Bissau Literacy teachers Epistemological and pedagogical conceptions Learning Cognitive development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy teachers Epistemological and pedagogical conceptions Learning Cognitive development |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de seus alunos. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão dos professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Tais concepções poderão servir de ponto de partida para refletir a respeito das relações que se estabelecem dentro da sala de aula e, consequentemente, da política de formação de professores no país. Os dados foram coletados através de observação de aulas e entrevista semiestruturada, inspirada no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores participantes desta pesquisa não têm uma compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem e da intrínseca relação entre eles; e, consequentemente, permanecem distantes de práticas didático-pedagógicas ativas, próprias de uma pedagogia relacional, fundada por uma epistemologia construtivista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-14T04:27:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/219892 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001124296 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/219892 |
identifier_str_mv |
001124296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219892/2/001124296.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219892/1/001124296.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09c15f85fbb42cc0c49a95a21b1959ae e9832bbd2871bd69e5bf2a76981c7c77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085550873378816 |