Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Antônio Colvara
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14662
Resumo: Criar objetos e dar-lhes movimento, orientando como, quando e onde se mover, têm-se revelado atividades de interesse para todas as idades. A robótica é a concretização dessas várias ações. Estimulando a busca por soluções, proporcionando planejar e criar, envolvendo ações coordenadas, em grupo ou isoladamente, dividindo tarefas e repartindo o tempo, os sujeitos se envolvem de maneira tal que desperta a atenção dos observadores, sejam pais, professores ou estudiosos. Esta tese se desenvolveu passando por estes três pontos de observação, os quais nos levaram a buscar nas crianças, primeiramente, a construção que realizavam do conceito de robótica, passando pela busca da maneira que explicam, em robótica, o que aprendem, até chegarmos a uma gradação dessas atividades no estágio operatório formal. Desses três experimentos atingimos um patamar que nos proporcionou, através de um paralelismo com os estudos de Piaget sobre a tomada de consciência, elaborar uma proposta de formulação de dimensionamento dos mecanismos centrais da ação do sujeito e das propriedades intrínsecas centrais do objeto durante essa tomada de consciência, nas atividades de robótica.
id URGS_86ff4deb390ec5f1176f4bcfe93ddb6d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14662
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, José Antônio ColvaraCosta, Antonio Carlos da RochaMaraschin, Cleci2008-11-19T04:12:56Z2007http://hdl.handle.net/10183/14662000666414Criar objetos e dar-lhes movimento, orientando como, quando e onde se mover, têm-se revelado atividades de interesse para todas as idades. A robótica é a concretização dessas várias ações. Estimulando a busca por soluções, proporcionando planejar e criar, envolvendo ações coordenadas, em grupo ou isoladamente, dividindo tarefas e repartindo o tempo, os sujeitos se envolvem de maneira tal que desperta a atenção dos observadores, sejam pais, professores ou estudiosos. Esta tese se desenvolveu passando por estes três pontos de observação, os quais nos levaram a buscar nas crianças, primeiramente, a construção que realizavam do conceito de robótica, passando pela busca da maneira que explicam, em robótica, o que aprendem, até chegarmos a uma gradação dessas atividades no estágio operatório formal. Desses três experimentos atingimos um patamar que nos proporcionou, através de um paralelismo com os estudos de Piaget sobre a tomada de consciência, elaborar uma proposta de formulação de dimensionamento dos mecanismos centrais da ação do sujeito e das propriedades intrínsecas centrais do objeto durante essa tomada de consciência, nas atividades de robótica.Creating objects and making it move, choosing specifically how, where and when to move, have been revealing to be activities of interest to people of all ages. Robotics is the concretization of all this actions. Encouraging the search for solutions, opening possibilities for plans and creations, involving coordinated actions, in groups or lonely, dividing tasks and time, the individuals involve themselves in such a way that it calls the observers attention, not mattering if they are parents, professors or studious. This thesis has developed through these three observation points, which lead us to search in children firstly for their construction of the concept of robotics, then for their way of explaining, in robotics, what they learn, until we get to a grading of these activities in the formal operating stage. From these three experiments we have reached a level that has allowed us to elaborate a proposal of formulation of dimensioning of the central mechanisms of individual action and of the intrinsic central properties of the object during this taken of awareness, in the robotics activities, through a parallelism with the Piagetian studies about the taken of awareness.application/pdfporVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.RobóticaConstrutivismoPiaget, Jean 1896-1980.Papert, Seymour A. 1928-.RoboticsEducationConstructivismTaken of awarenessRobótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000666414.pdf000666414.pdfTexto completoapplication/pdf932636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14662/1/000666414.pdf9b1512dce11fa61f2aeec4f4f4d43e87MD51TEXT000666414.pdf.txt000666414.pdf.txtExtracted Texttext/plain243267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14662/2/000666414.pdf.txtec5fa3e0e1040ef380d197b5d4150dc2MD52THUMBNAIL000666414.pdf.jpg000666414.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14662/3/000666414.pdf.jpg8791f9778d30bbd1b90e9e370183013aMD5310183/146622018-10-05 08:52:33.936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14662Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:52:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimento
title Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimento
spellingShingle Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimento
Oliveira, José Antônio Colvara
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.
Robótica
Construtivismo
Piaget, Jean 1896-1980.
Papert, Seymour A. 1928-.
Robotics
Education
Constructivism
Taken of awareness
title_short Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimento
title_full Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimento
title_fullStr Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimento
title_full_unstemmed Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimento
title_sort Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimento
author Oliveira, José Antônio Colvara
author_facet Oliveira, José Antônio Colvara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Antônio Colvara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Antonio Carlos da Rocha
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maraschin, Cleci
contributor_str_mv Costa, Antonio Carlos da Rocha
Maraschin, Cleci
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.
Robótica
Construtivismo
Piaget, Jean 1896-1980.
Papert, Seymour A. 1928-.
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.
Robótica
Construtivismo
Piaget, Jean 1896-1980.
Papert, Seymour A. 1928-.
Robotics
Education
Constructivism
Taken of awareness
dc.subject.eng.fl_str_mv Robotics
Education
Constructivism
Taken of awareness
description Criar objetos e dar-lhes movimento, orientando como, quando e onde se mover, têm-se revelado atividades de interesse para todas as idades. A robótica é a concretização dessas várias ações. Estimulando a busca por soluções, proporcionando planejar e criar, envolvendo ações coordenadas, em grupo ou isoladamente, dividindo tarefas e repartindo o tempo, os sujeitos se envolvem de maneira tal que desperta a atenção dos observadores, sejam pais, professores ou estudiosos. Esta tese se desenvolveu passando por estes três pontos de observação, os quais nos levaram a buscar nas crianças, primeiramente, a construção que realizavam do conceito de robótica, passando pela busca da maneira que explicam, em robótica, o que aprendem, até chegarmos a uma gradação dessas atividades no estágio operatório formal. Desses três experimentos atingimos um patamar que nos proporcionou, através de um paralelismo com os estudos de Piaget sobre a tomada de consciência, elaborar uma proposta de formulação de dimensionamento dos mecanismos centrais da ação do sujeito e das propriedades intrínsecas centrais do objeto durante essa tomada de consciência, nas atividades de robótica.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-11-19T04:12:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14662
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000666414
url http://hdl.handle.net/10183/14662
identifier_str_mv 000666414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14662/1/000666414.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14662/2/000666414.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14662/3/000666414.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b1512dce11fa61f2aeec4f4f4d43e87
ec5fa3e0e1040ef380d197b5d4150dc2
8791f9778d30bbd1b90e9e370183013a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085133921812480