Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255149 |
Resumo: | Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, esta pesquisa objetiva relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de Ambiente Virtual 3D Interativo (AV3D), que seja útil como instrumento de Educação Financeira (EF) voltado principalmente a este público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa Design Science Research e um método de projeto (Metodologia Iterativa Integradora de Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação - DevJSTA), que, conjuntamente, se alinham ao objetivo de desenvolvimento de um artefato com características educacionais e de treinamento. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão, associada a um conteúdo prático sobre Educação Financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação as Finanças Pessoais. Como resultado obteve-se um Jogo Sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora de conteúdos de Educação Financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O Jogo está disponível para acesso gratuito através da internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro). |
id |
URGS_8790a1648f2d29c6b28d8cf4f370866f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255149 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pergher, Bruno SpanevelloAymone, Jose Luis Farinatti2023-02-28T03:22:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/255149001163068Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, esta pesquisa objetiva relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de Ambiente Virtual 3D Interativo (AV3D), que seja útil como instrumento de Educação Financeira (EF) voltado principalmente a este público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa Design Science Research e um método de projeto (Metodologia Iterativa Integradora de Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação - DevJSTA), que, conjuntamente, se alinham ao objetivo de desenvolvimento de um artefato com características educacionais e de treinamento. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão, associada a um conteúdo prático sobre Educação Financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação as Finanças Pessoais. Como resultado obteve-se um Jogo Sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora de conteúdos de Educação Financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O Jogo está disponível para acesso gratuito através da internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro).Economic indicators on default and misallocation of financial resources confirm the difficulty of Brazilian youth and adults in dealing with their personal finances. In view of this, this research aims to relate knowledge from different areas to propose an artifact in Interactive 3D Virtual Environment (AV3D) format, which is useful as a Financial Education (FE) instrument aimed mainly at this target audience. Thus, to guide the development of this research, the Design Science Research research methodology and a project method (Iterative Integrating Methodology for the Development of Serious Training and Assessment Games - DevJSTA) are used, which together align with the objective of development of an artifact with educational and training characteristics. Based on theoretical learning and persuasion, associated with practical content on Financial Education, it is expected that the artifact will serve as an instructional tool for decision-making that will lead the learner to a more prosperous path in relation to Personal Finance. As a result, a Serious Game was obtained, considered relevant and useful as a dissemination tool for Financial Education content by members of the target audience and experts in the area. The Game is available for free access via the internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro).application/pdfporDesign virtualAmbiente virtualFinancial educationVirtual designInteractive 3D virtual environmentSerious gameProposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileirosProposal for a three-dimensional virtual environment as an instrument for financial education for Brazilian youth and adults info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163068.pdf.txt001163068.pdf.txtExtracted Texttext/plain438673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255149/2/001163068.pdf.txt5c3693a9badb788107e6d238124b1396MD52ORIGINAL001163068.pdfTexto completoapplication/pdf12582779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255149/1/001163068.pdf2ce3d8ed0a79be7d99738ec617f2c7bfMD5110183/2551492023-03-01 03:30:34.225564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-01T06:30:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Proposal for a three-dimensional virtual environment as an instrument for financial education for Brazilian youth and adults |
title |
Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros |
spellingShingle |
Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros Pergher, Bruno Spanevello Design virtual Ambiente virtual Financial education Virtual design Interactive 3D virtual environment Serious game |
title_short |
Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros |
title_full |
Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros |
title_fullStr |
Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros |
title_full_unstemmed |
Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros |
title_sort |
Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros |
author |
Pergher, Bruno Spanevello |
author_facet |
Pergher, Bruno Spanevello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pergher, Bruno Spanevello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aymone, Jose Luis Farinatti |
contributor_str_mv |
Aymone, Jose Luis Farinatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design virtual Ambiente virtual |
topic |
Design virtual Ambiente virtual Financial education Virtual design Interactive 3D virtual environment Serious game |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Financial education Virtual design Interactive 3D virtual environment Serious game |
description |
Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, esta pesquisa objetiva relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de Ambiente Virtual 3D Interativo (AV3D), que seja útil como instrumento de Educação Financeira (EF) voltado principalmente a este público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa Design Science Research e um método de projeto (Metodologia Iterativa Integradora de Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação - DevJSTA), que, conjuntamente, se alinham ao objetivo de desenvolvimento de um artefato com características educacionais e de treinamento. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão, associada a um conteúdo prático sobre Educação Financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação as Finanças Pessoais. Como resultado obteve-se um Jogo Sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora de conteúdos de Educação Financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O Jogo está disponível para acesso gratuito através da internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro). |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T03:22:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255149 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001163068 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255149 |
identifier_str_mv |
001163068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255149/2/001163068.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255149/1/001163068.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c3693a9badb788107e6d238124b1396 2ce3d8ed0a79be7d99738ec617f2c7bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816737068121849856 |