Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaise da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61771
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos “novos” livros de alfabetização por autores didáticos e editoras, a partir dos princípios e critérios do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010) que guiaram a sua seleção. Para tanto, conto com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais pós-estruturalistas e pós-modernos, privilegiando a análise do circuito de produção, regulação e consumo dos discursos de alfabetização em quatro exemplares dos livros didáticos destinados ao 1º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos (EFNA), buscando examinar como eles se originaram, isto é, que condições históricas e conjunturais possibilitaram a sua formulação. As questões norteadoras desta tese são: como o PNLD, enquanto programa governamental, constitui quais discursos na área da alfabetização são válidos para a produção, regulação e consumo de livros didáticos na edição de 2010? Como são representados nos livros didáticos examinados nesta tese e destinados ao 1º ano do EFNA os discursos sobre alfabetização por seus autores e editoras? Como tais discursos de regulação e produção constituem as escolhas docentes e, por consequência, o consumo de determinados discursos na área da alfabetização? Para realizar esta investigação foram analisados os seguintes documentos: o Edital de Convocação do PNLD 2010, o Guia do Livro Didático do PNLD 2010 e quatro dos 19 livros didáticos selecionados para o “novo” 1º ano do Ensino Fundamental, por meio do PNLD 2010, pertencentes à Coleção Letramento e alfabetização linguística, incluindo o Manual do professor, sendo estes quatro os mais escolhidos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Tomando como referência os artefatos acima citados e considerando-os como parte do circuito de produção, regulação e consumo dos discursos sobre alfabetização e letramento nos livros didáticos selecionados pelos PNLD 2010, esta tese constata que – ao que parece – as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem deles, atualizando-os por meio do discurso sobre a consciência fonológica que, por sua vez, é associado aos da psicogênese da língua escrita e do letramento para produzir a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010.
id URGS_87f27188b2942f0267ceace23692b918
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61771
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Thaise daTrindade, Iole Maria Faviero2012-12-06T01:42:34Z2012http://hdl.handle.net/10183/61771000866060Esta pesquisa tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos “novos” livros de alfabetização por autores didáticos e editoras, a partir dos princípios e critérios do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010) que guiaram a sua seleção. Para tanto, conto com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais pós-estruturalistas e pós-modernos, privilegiando a análise do circuito de produção, regulação e consumo dos discursos de alfabetização em quatro exemplares dos livros didáticos destinados ao 1º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos (EFNA), buscando examinar como eles se originaram, isto é, que condições históricas e conjunturais possibilitaram a sua formulação. As questões norteadoras desta tese são: como o PNLD, enquanto programa governamental, constitui quais discursos na área da alfabetização são válidos para a produção, regulação e consumo de livros didáticos na edição de 2010? Como são representados nos livros didáticos examinados nesta tese e destinados ao 1º ano do EFNA os discursos sobre alfabetização por seus autores e editoras? Como tais discursos de regulação e produção constituem as escolhas docentes e, por consequência, o consumo de determinados discursos na área da alfabetização? Para realizar esta investigação foram analisados os seguintes documentos: o Edital de Convocação do PNLD 2010, o Guia do Livro Didático do PNLD 2010 e quatro dos 19 livros didáticos selecionados para o “novo” 1º ano do Ensino Fundamental, por meio do PNLD 2010, pertencentes à Coleção Letramento e alfabetização linguística, incluindo o Manual do professor, sendo estes quatro os mais escolhidos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Tomando como referência os artefatos acima citados e considerando-os como parte do circuito de produção, regulação e consumo dos discursos sobre alfabetização e letramento nos livros didáticos selecionados pelos PNLD 2010, esta tese constata que – ao que parece – as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem deles, atualizando-os por meio do discurso sobre a consciência fonológica que, por sua vez, é associado aos da psicogênese da língua escrita e do letramento para produzir a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010.This research aims at analyzing how the discourses in the area of literacy are represented in the “new” literacy books by authors and publishers, from principles and criteria of National Program of Textbooks (Programa Nacional do Livro Didático, PNLD 2010), which guided the selection of textbooks. To do so, I rely on the theoretical perspective of poststructuralist and postmodern cultural studies, privileging the analysis of the production, regulation and consumption of discourses related to literacy in four exemplars of textbooks for the 1st year of basic education of nine years (EFNA), seeking to examine how they were formed, that is, which historic and conjuncture conditions made their formulation possible. The guiding questions of this dissertation are: how PNLD, while governmental program, determines which discourses in literacy area are valid for production, regulation and consumption of textbooks in the 2010 edition? How are the discourses about literacy represented in the textbooks examined in this dissertation, which are destined to the 1st year of EFNA, by their authors and publishers? How do such discourses of regulation and production determine the teachers’ choices and, therefore, the consumption of certain discourses in the area of literacy? To conduct this research analyzed the following documents: the textbooks for literacy of PNLD 2010, the Guide Book Guided PNLD 2010 and four of the 19 textbooks selected for the “new” 1st year of Elementary School through PNLD 2010, which belong to the collection Letramento e Alfabetização Linguística, including the teacher’s manual, these four being the most chosen by schools of Municipal Schools of Porto Alegre. Taking as reference the artifacts mentioned above and considering them as part of the production, regulation and consumption of discourses about literacy in textbooks selected by PNLD 2010, this dissertation finds that - apparently - the disputes among “traditional” and “innovative” methods of literacy gives room for a work on them, updating the discourse on the teaching of reading methods through the discourse of phonological awareness, which is associated to the written language psychogenesis and to the literacy to produce the PNLD 2010 collection Letramento e Alfabetização Linguística.application/pdfporAlfabetizaçãoLivro didáticoEstudos culturaisLetramentoPrograma Nacional do Livro Didático.Cultural studiesLiteracy textbookPNLD 2010EFNALinguistic literacyOs “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000866060.pdf.txt000866060.pdf.txtExtracted Texttext/plain643743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61771/2/000866060.pdf.txte9ae606120b5475a86cacb38d7aa62e4MD52ORIGINAL000866060.pdf000866060.pdfTexto completoapplication/pdf9475985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61771/1/000866060.pdf62a33ef26009b5d3a691b17a34e31e31MD51THUMBNAIL000866060.pdf.jpg000866060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61771/3/000866060.pdf.jpga54fe6991b7ae327ba382c9e90ae2dadMD5310183/617712018-10-16 08:41:55.022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61771Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:41:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)
title Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)
spellingShingle Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)
Silva, Thaise da
Alfabetização
Livro didático
Estudos culturais
Letramento
Programa Nacional do Livro Didático.
Cultural studies
Literacy textbook
PNLD 2010
EFNA
Linguistic literacy
title_short Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)
title_full Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)
title_fullStr Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)
title_full_unstemmed Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)
title_sort Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)
author Silva, Thaise da
author_facet Silva, Thaise da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaise da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trindade, Iole Maria Faviero
contributor_str_mv Trindade, Iole Maria Faviero
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Livro didático
Estudos culturais
Letramento
Programa Nacional do Livro Didático.
topic Alfabetização
Livro didático
Estudos culturais
Letramento
Programa Nacional do Livro Didático.
Cultural studies
Literacy textbook
PNLD 2010
EFNA
Linguistic literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural studies
Literacy textbook
PNLD 2010
EFNA
Linguistic literacy
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos “novos” livros de alfabetização por autores didáticos e editoras, a partir dos princípios e critérios do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010) que guiaram a sua seleção. Para tanto, conto com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais pós-estruturalistas e pós-modernos, privilegiando a análise do circuito de produção, regulação e consumo dos discursos de alfabetização em quatro exemplares dos livros didáticos destinados ao 1º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos (EFNA), buscando examinar como eles se originaram, isto é, que condições históricas e conjunturais possibilitaram a sua formulação. As questões norteadoras desta tese são: como o PNLD, enquanto programa governamental, constitui quais discursos na área da alfabetização são válidos para a produção, regulação e consumo de livros didáticos na edição de 2010? Como são representados nos livros didáticos examinados nesta tese e destinados ao 1º ano do EFNA os discursos sobre alfabetização por seus autores e editoras? Como tais discursos de regulação e produção constituem as escolhas docentes e, por consequência, o consumo de determinados discursos na área da alfabetização? Para realizar esta investigação foram analisados os seguintes documentos: o Edital de Convocação do PNLD 2010, o Guia do Livro Didático do PNLD 2010 e quatro dos 19 livros didáticos selecionados para o “novo” 1º ano do Ensino Fundamental, por meio do PNLD 2010, pertencentes à Coleção Letramento e alfabetização linguística, incluindo o Manual do professor, sendo estes quatro os mais escolhidos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Tomando como referência os artefatos acima citados e considerando-os como parte do circuito de produção, regulação e consumo dos discursos sobre alfabetização e letramento nos livros didáticos selecionados pelos PNLD 2010, esta tese constata que – ao que parece – as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem deles, atualizando-os por meio do discurso sobre a consciência fonológica que, por sua vez, é associado aos da psicogênese da língua escrita e do letramento para produzir a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-06T01:42:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61771
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000866060
url http://hdl.handle.net/10183/61771
identifier_str_mv 000866060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61771/2/000866060.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61771/1/000866060.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61771/3/000866060.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9ae606120b5475a86cacb38d7aa62e4
62a33ef26009b5d3a691b17a34e31e31
a54fe6991b7ae327ba382c9e90ae2dad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085246341742592