O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianuca, Lindsay Tarouco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77888
Resumo: A presente pesquisa investiga o espaço cênico, este espaço-tempo que é condição do acontecimento teatral. Delimitada a partir da análise da obra para o espaço cênico da artista-plástica e cenógrafa Zoé Degani, entre os anos de 1993 e 2012, propõe-se uma navegação conceitual sobre esta prática cenográfica. Em busca do conceito implícito marcado pela plasticidade de cada objeto/quadro destacado, investiga-se como o trabalho da artista intervém na cena teatral: compondo com os demais elementos cênicos a cada nova montagem, a partir da dramaturgia ou para supri-la do que não pode dizer; na dança: sendo outra linguagem inserida na efemeridade do feito cênico, ou ampliando as possibilidades de leitura e vivência das encenações. Para tal, o estudo apoia-se sobre as considerações de Tadeusz Kantor, Antonin Artaud e Gilles Deleuze, além de outras contribuições sobre o espaço das artes cênicas, a semiologia teatral, a qualidade autoral e os processos de criação em arte; contempla ainda depoimentos da artista pesquisada bem como de alguns de seus pares. Observa-se de que forma a qualidade plástica pode incidir em determinadas cenas, procurando entender como a manipulação do espaço cênico e dos signos visuais que o habitam pode alterar o destino de uma obra. As relações significantes e sensíveis estão ressaltadas, o foco volta-se para a cenografia das encenações a partir de uma prática que acopla vida e obra, de cenários que pluralizam as possibilidades do exercício cênico.
id URGS_88127cce576be9bf2e942dec466615e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77888
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gianuca, Lindsay TaroucoNunes, Silvia Balestreri2013-09-10T01:46:24Z2013http://hdl.handle.net/10183/77888000897706A presente pesquisa investiga o espaço cênico, este espaço-tempo que é condição do acontecimento teatral. Delimitada a partir da análise da obra para o espaço cênico da artista-plástica e cenógrafa Zoé Degani, entre os anos de 1993 e 2012, propõe-se uma navegação conceitual sobre esta prática cenográfica. Em busca do conceito implícito marcado pela plasticidade de cada objeto/quadro destacado, investiga-se como o trabalho da artista intervém na cena teatral: compondo com os demais elementos cênicos a cada nova montagem, a partir da dramaturgia ou para supri-la do que não pode dizer; na dança: sendo outra linguagem inserida na efemeridade do feito cênico, ou ampliando as possibilidades de leitura e vivência das encenações. Para tal, o estudo apoia-se sobre as considerações de Tadeusz Kantor, Antonin Artaud e Gilles Deleuze, além de outras contribuições sobre o espaço das artes cênicas, a semiologia teatral, a qualidade autoral e os processos de criação em arte; contempla ainda depoimentos da artista pesquisada bem como de alguns de seus pares. Observa-se de que forma a qualidade plástica pode incidir em determinadas cenas, procurando entender como a manipulação do espaço cênico e dos signos visuais que o habitam pode alterar o destino de uma obra. As relações significantes e sensíveis estão ressaltadas, o foco volta-se para a cenografia das encenações a partir de uma prática que acopla vida e obra, de cenários que pluralizam as possibilidades do exercício cênico.This research aims to investigate the scenic area, this space-time which is the condition of the theatrical event. Delimited since Zoe Degani’s practice to the scenic space, who is a fine artist and set designer, the analyses focus on the year 1993 until 2012, proposing a conceptual navigation throw this scenographic work. In search of the underlying concept marked by the plasticity of each object/frame highlighted, the investigation wants to show how the artist’s work intervenes in the theater scene: composing with other elements each new assembly, from the play-writing or to fill it of what it can’t say; in dance: being another language immersed in the ephemeral scene, or expanding the possibilities of reading and living the stage. To this end, this study is supported by considerations of Tadeusz Kantor, Antonin Artaud and Gilles Deleuze, besides other contributions about space in performing arts, theatrical semiology, quality authorial and creation processes in art; it still brings testimonials from the artist in researching as well as some of her peers. We observe how the plastic quality may incise in certain scenes, trying to understand how the manipulation of scenic space and visual signs that inhabit it can change the destiny of a work. The significant and sensitive relations are emphasized, the focus turns to the scenography of the plays since a practice that couples life and work, a scenic exercises pluralized by set designs.application/pdfporCenografiaDegani, ZoéEspaço cênicoCriação artísticaSignosScenic spaceCreationSet designSignO oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia pluralThe Scenic Ocean of Zoé Degani: for a plural set design info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897706.pdf000897706.pdfTexto completoapplication/pdf10059230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/1/000897706.pdf2da80f0a4822e860368408134e223b81MD51000897706-02.pdf000897706-02.pdfAnexosapplication/pdf248209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/2/000897706-02.pdf34af480ba02f56540d587d025424ebacMD52000897706-03.pdf000897706-03.pdfAnexosapplication/pdf819232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/3/000897706-03.pdf9a9c3b107bf2b888615002f89a1b2a5bMD53000897706-04.pdf000897706-04.pdfAnexosapplication/pdf1211355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/4/000897706-04.pdf1389bd4d311a1628bf62e7478a477a20MD54000897706-05.pdf000897706-05.pdfAnexosapplication/pdf162264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/5/000897706-05.pdf63605349a50ea2c33ec1815e0808d016MD55TEXT000897706-05.pdf.txt000897706-05.pdf.txtExtracted Texttext/plain2368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/6/000897706-05.pdf.txt57e52374a87a7d9799128d5344eca8f4MD56000897706-04.pdf.txt000897706-04.pdf.txtExtracted Texttext/plain1861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/7/000897706-04.pdf.txtd83286d47cb1583eb53b336d619fbff9MD57000897706-03.pdf.txt000897706-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain1621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/8/000897706-03.pdf.txtd43f3d855cfe78e8f5a0de36bba1491dMD58000897706-02.pdf.txt000897706-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain1508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/9/000897706-02.pdf.txt2981988681f51af9181319adc606d073MD59000897706.pdf.txt000897706.pdf.txtExtracted Texttext/plain514397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/10/000897706.pdf.txt1d8631491ff320b3c11b7a057c6f6aa5MD510THUMBNAIL000897706.pdf.jpg000897706.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/11/000897706.pdf.jpg526ebc7bd5206fe4c095a73cd84dd0d6MD511000897706-02.pdf.jpg000897706-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/12/000897706-02.pdf.jpg291c392997034d93c018e5ea68dc2ecbMD512000897706-03.pdf.jpg000897706-03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/13/000897706-03.pdf.jpga71b01110502a1660fcc660e0d4af51bMD513000897706-04.pdf.jpg000897706-04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/14/000897706-04.pdf.jpg2bcf4c586aaaae5279c8d5301ecbe398MD514000897706-05.pdf.jpg000897706-05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/15/000897706-05.pdf.jpg65fe4bb8cc4ec59ea7e99496b7fedf13MD51510183/778882018-10-09 09:12:28.132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:12:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Scenic Ocean of Zoé Degani: for a plural set design
title O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural
spellingShingle O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural
Gianuca, Lindsay Tarouco
Cenografia
Degani, Zoé
Espaço cênico
Criação artística
Signos
Scenic space
Creation
Set design
Sign
title_short O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural
title_full O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural
title_fullStr O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural
title_full_unstemmed O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural
title_sort O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural
author Gianuca, Lindsay Tarouco
author_facet Gianuca, Lindsay Tarouco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gianuca, Lindsay Tarouco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Silvia Balestreri
contributor_str_mv Nunes, Silvia Balestreri
dc.subject.por.fl_str_mv Cenografia
Degani, Zoé
Espaço cênico
Criação artística
Signos
topic Cenografia
Degani, Zoé
Espaço cênico
Criação artística
Signos
Scenic space
Creation
Set design
Sign
dc.subject.eng.fl_str_mv Scenic space
Creation
Set design
Sign
description A presente pesquisa investiga o espaço cênico, este espaço-tempo que é condição do acontecimento teatral. Delimitada a partir da análise da obra para o espaço cênico da artista-plástica e cenógrafa Zoé Degani, entre os anos de 1993 e 2012, propõe-se uma navegação conceitual sobre esta prática cenográfica. Em busca do conceito implícito marcado pela plasticidade de cada objeto/quadro destacado, investiga-se como o trabalho da artista intervém na cena teatral: compondo com os demais elementos cênicos a cada nova montagem, a partir da dramaturgia ou para supri-la do que não pode dizer; na dança: sendo outra linguagem inserida na efemeridade do feito cênico, ou ampliando as possibilidades de leitura e vivência das encenações. Para tal, o estudo apoia-se sobre as considerações de Tadeusz Kantor, Antonin Artaud e Gilles Deleuze, além de outras contribuições sobre o espaço das artes cênicas, a semiologia teatral, a qualidade autoral e os processos de criação em arte; contempla ainda depoimentos da artista pesquisada bem como de alguns de seus pares. Observa-se de que forma a qualidade plástica pode incidir em determinadas cenas, procurando entender como a manipulação do espaço cênico e dos signos visuais que o habitam pode alterar o destino de uma obra. As relações significantes e sensíveis estão ressaltadas, o foco volta-se para a cenografia das encenações a partir de uma prática que acopla vida e obra, de cenários que pluralizam as possibilidades do exercício cênico.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-10T01:46:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77888
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000897706
url http://hdl.handle.net/10183/77888
identifier_str_mv 000897706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/1/000897706.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/2/000897706-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/3/000897706-03.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/4/000897706-04.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/5/000897706-05.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/6/000897706-05.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/7/000897706-04.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/8/000897706-03.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/9/000897706-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/10/000897706.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/11/000897706.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/12/000897706-02.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/13/000897706-03.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/14/000897706-04.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77888/15/000897706-05.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2da80f0a4822e860368408134e223b81
34af480ba02f56540d587d025424ebac
9a9c3b107bf2b888615002f89a1b2a5b
1389bd4d311a1628bf62e7478a477a20
63605349a50ea2c33ec1815e0808d016
57e52374a87a7d9799128d5344eca8f4
d83286d47cb1583eb53b336d619fbff9
d43f3d855cfe78e8f5a0de36bba1491d
2981988681f51af9181319adc606d073
1d8631491ff320b3c11b7a057c6f6aa5
526ebc7bd5206fe4c095a73cd84dd0d6
291c392997034d93c018e5ea68dc2ecb
a71b01110502a1660fcc660e0d4af51b
2bcf4c586aaaae5279c8d5301ecbe398
65fe4bb8cc4ec59ea7e99496b7fedf13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309037654343680