Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230138 |
Resumo: | A presente pesquisa propõe uma poética que é construída a partir de ferramentas de criação de jogos digitais. A proposta de trabalho prático é a criação de espaços virtuais 3D que permitem acessar a obra remotamente e interagir com a mesma. Para tal, o usuário utiliza controles de jogos de videogame ou um mouse e teclado como interfaces de interação. A pesquisa busca refletir sobre a relação da arte com os jogos digitais e também sobre a experiência de caminhar pelo espaço urbano e o ato de percorrer um espaço virtual tridimensional, que é uma experiência recorrente em muitos jogos digitais. A pesquisa também trata de labirintos e sua relação com o videogame, além dos erros digitais (glitches) e de como eles podem ser explorados no campo das artes visuais. |
id |
URGS_8870127d899e8a3b65a9fa984f5a67c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230138 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Morais, Bruna DiasSemeler, Alberto Marinho Ribas2021-09-24T04:21:50Z2021http://hdl.handle.net/10183/230138001131728A presente pesquisa propõe uma poética que é construída a partir de ferramentas de criação de jogos digitais. A proposta de trabalho prático é a criação de espaços virtuais 3D que permitem acessar a obra remotamente e interagir com a mesma. Para tal, o usuário utiliza controles de jogos de videogame ou um mouse e teclado como interfaces de interação. A pesquisa busca refletir sobre a relação da arte com os jogos digitais e também sobre a experiência de caminhar pelo espaço urbano e o ato de percorrer um espaço virtual tridimensional, que é uma experiência recorrente em muitos jogos digitais. A pesquisa também trata de labirintos e sua relação com o videogame, além dos erros digitais (glitches) e de como eles podem ser explorados no campo das artes visuais.This research proposes a poetics that is built from tools used to create digital games. The proposal for practical work is a build of 3D virtual spaces that allow you to access the work remotely and interact with it. To this end, the user uses video game, mouse or keyboard controls as interaction interfaces. The research seeks to reflect on the relationship between art and digital games and also on the experience of walking through urban space and the act of traversing a three-dimensional virtual space, which is a recurrent experience in many digital games. The research also deals with labyrinths and their relationship with the video game, even the digital errors (glitches) and how they can be explored in the field of visual arts.application/pdfporArte digitalVideogameEspaço virtualVideo gameThree-dimensional virtual spaceInteractionWalkingGlitch artJogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131728.pdf.txt001131728.pdf.txtExtracted Texttext/plain129480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230138/2/001131728.pdf.txt1442fd59a6bde4311d598d2401270116MD52ORIGINAL001131728.pdfTexto completoapplication/pdf24647077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230138/1/001131728.pdf538587027ba5f575541eaba63ae9e2daMD5110183/2301382021-10-04 04:21:31.833581oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230138Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-10-04T07:21:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional |
title |
Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional |
spellingShingle |
Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional Morais, Bruna Dias Arte digital Videogame Espaço virtual Video game Three-dimensional virtual space Interaction Walking Glitch art |
title_short |
Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional |
title_full |
Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional |
title_fullStr |
Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional |
title_full_unstemmed |
Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional |
title_sort |
Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional |
author |
Morais, Bruna Dias |
author_facet |
Morais, Bruna Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Bruna Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Semeler, Alberto Marinho Ribas |
contributor_str_mv |
Semeler, Alberto Marinho Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte digital Videogame Espaço virtual |
topic |
Arte digital Videogame Espaço virtual Video game Three-dimensional virtual space Interaction Walking Glitch art |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Video game Three-dimensional virtual space Interaction Walking Glitch art |
description |
A presente pesquisa propõe uma poética que é construída a partir de ferramentas de criação de jogos digitais. A proposta de trabalho prático é a criação de espaços virtuais 3D que permitem acessar a obra remotamente e interagir com a mesma. Para tal, o usuário utiliza controles de jogos de videogame ou um mouse e teclado como interfaces de interação. A pesquisa busca refletir sobre a relação da arte com os jogos digitais e também sobre a experiência de caminhar pelo espaço urbano e o ato de percorrer um espaço virtual tridimensional, que é uma experiência recorrente em muitos jogos digitais. A pesquisa também trata de labirintos e sua relação com o videogame, além dos erros digitais (glitches) e de como eles podem ser explorados no campo das artes visuais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-24T04:21:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230138 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001131728 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230138 |
identifier_str_mv |
001131728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230138/2/001131728.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230138/1/001131728.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1442fd59a6bde4311d598d2401270116 538587027ba5f575541eaba63ae9e2da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309185382973440 |