A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33258 |
Resumo: | A investigação do romance Girlfriend in a Coma permitiu perceber alguns elementos centrais que estruturam a obra como mito e paródia. O mundo ficcional é caracterizado por uma sociedade à beira de um colapso devido a sua incapacidade de mudar seu comportamento e sequer consegue perceber o que está errado. Na narrativa são utilizados recursos estéticos identificados com o realismo maravilhoso, pois, juntamente com a descrição de eventos coerentes com a racionalidade humana, há eventos sobrenaturais realizados pelo divino. Nesta narrativa, a ideologia do trabalho árduo como estruturador da vida em uma sociedade democrática e capitalista é esfacelado em vista dos terríveis efeitos sentidos pelos personagens: trabalho extenuante, drogadição, anorexia e individualismo. Com o uso de teoria da narrativa e pós-modernista, argumenta-se que este romance é um ‗mito do novo mundo‘ ao fazer uso da paródia como forma de contestar meta-narrativas, e ao propor novas cosmogonias baseadas na experiência pós-colonial Canadense. |
id |
URGS_888f6392b759896ef0535b7c652a389c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33258 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Jappe, RodrigoSchmidt, Rita Terezinha2011-10-21T01:18:23Z2011http://hdl.handle.net/10183/33258000787506A investigação do romance Girlfriend in a Coma permitiu perceber alguns elementos centrais que estruturam a obra como mito e paródia. O mundo ficcional é caracterizado por uma sociedade à beira de um colapso devido a sua incapacidade de mudar seu comportamento e sequer consegue perceber o que está errado. Na narrativa são utilizados recursos estéticos identificados com o realismo maravilhoso, pois, juntamente com a descrição de eventos coerentes com a racionalidade humana, há eventos sobrenaturais realizados pelo divino. Nesta narrativa, a ideologia do trabalho árduo como estruturador da vida em uma sociedade democrática e capitalista é esfacelado em vista dos terríveis efeitos sentidos pelos personagens: trabalho extenuante, drogadição, anorexia e individualismo. Com o uso de teoria da narrativa e pós-modernista, argumenta-se que este romance é um ‗mito do novo mundo‘ ao fazer uso da paródia como forma de contestar meta-narrativas, e ao propor novas cosmogonias baseadas na experiência pós-colonial Canadense.The investigation of the novel Girlfriend in a Coma revealed some central elements that structure this work as myth and parody. The fictional world is characterized by a society incapable of changing its behavior or even realizing what is wrong with it. In the narrative some aesthetic resources are used which are related to magic realism because, along with the description of events coherent with human rationality, there are supernatural events performed by the divine. In this narrative, the ideology of hard work as the main structure of life in a democratic capitalist society is unveiled, taking into account some terrible effects felt by the characters, such as: overworking, drug addiction, anorexia and individualism. With the use of narrative theory and postmodernist theory, it is argued that this novel is a ‗new world myth‘ because it makes use of parody as a way to refute masternarratives and to suggest new cosmogonies based on the Canadian post-colonial experience.application/pdfengCoupland, Douglas, 1961-. Girlfriend in a comaLiteratura canadenseRomancePós-modernismoNarrativa literáriaIdeologia e literaturaMito e literaturaRealismo fantástico (Literatura)Literatura e sociedadeEstudos literáriosIdeologyIndividualismMaster-narrativesMythA postmodernist myth in Gilfriend in a Comainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000787506.pdf.txt000787506.pdf.txtExtracted Texttext/plain188654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33258/2/000787506.pdf.txta5466941c992405741cc6f10281a5b21MD52ORIGINAL000787506.pdf000787506.pdfTexto completo (inglês)application/pdf687614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33258/1/000787506.pdfb7d2189dc3a2fea3265ce34b10c78f01MD51THUMBNAIL000787506.pdf.jpg000787506.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33258/3/000787506.pdf.jpgf1c6f268cf8bc6e3e589cebe6f3b997bMD5310183/332582023-09-17 03:31:45.987542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-17T06:31:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma |
title |
A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma |
spellingShingle |
A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma Jappe, Rodrigo Coupland, Douglas, 1961-. Girlfriend in a coma Literatura canadense Romance Pós-modernismo Narrativa literária Ideologia e literatura Mito e literatura Realismo fantástico (Literatura) Literatura e sociedade Estudos literários Ideology Individualism Master-narratives Myth |
title_short |
A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma |
title_full |
A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma |
title_fullStr |
A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma |
title_full_unstemmed |
A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma |
title_sort |
A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma |
author |
Jappe, Rodrigo |
author_facet |
Jappe, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jappe, Rodrigo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmidt, Rita Terezinha |
contributor_str_mv |
Schmidt, Rita Terezinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coupland, Douglas, 1961-. Girlfriend in a coma Literatura canadense Romance Pós-modernismo Narrativa literária Ideologia e literatura Mito e literatura Realismo fantástico (Literatura) Literatura e sociedade Estudos literários |
topic |
Coupland, Douglas, 1961-. Girlfriend in a coma Literatura canadense Romance Pós-modernismo Narrativa literária Ideologia e literatura Mito e literatura Realismo fantástico (Literatura) Literatura e sociedade Estudos literários Ideology Individualism Master-narratives Myth |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ideology Individualism Master-narratives Myth |
description |
A investigação do romance Girlfriend in a Coma permitiu perceber alguns elementos centrais que estruturam a obra como mito e paródia. O mundo ficcional é caracterizado por uma sociedade à beira de um colapso devido a sua incapacidade de mudar seu comportamento e sequer consegue perceber o que está errado. Na narrativa são utilizados recursos estéticos identificados com o realismo maravilhoso, pois, juntamente com a descrição de eventos coerentes com a racionalidade humana, há eventos sobrenaturais realizados pelo divino. Nesta narrativa, a ideologia do trabalho árduo como estruturador da vida em uma sociedade democrática e capitalista é esfacelado em vista dos terríveis efeitos sentidos pelos personagens: trabalho extenuante, drogadição, anorexia e individualismo. Com o uso de teoria da narrativa e pós-modernista, argumenta-se que este romance é um ‗mito do novo mundo‘ ao fazer uso da paródia como forma de contestar meta-narrativas, e ao propor novas cosmogonias baseadas na experiência pós-colonial Canadense. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-21T01:18:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/33258 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000787506 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/33258 |
identifier_str_mv |
000787506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33258/2/000787506.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33258/1/000787506.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33258/3/000787506.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5466941c992405741cc6f10281a5b21 b7d2189dc3a2fea3265ce34b10c78f01 f1c6f268cf8bc6e3e589cebe6f3b997b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085212955082752 |