Agência Histórica: uma abordagem por meio do podcast storytelling no Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Güntzel, Alessandro Roberto Hoppe
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248013
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo compreender as potencialidades da abordagem do conceito de agência histórica por meio da elaboração de um podcast storytelling com estudantes de uma escola municipal do Bairro Guajuviras, de Canoas/RS. Nesse podcast, os estudantes foram colocados no papel de construir conhecimento histórico acerca da ocupação que deu origem ao bairro. Para tanto, foi desenvolvido um percurso metodológico que passou por um projeto pedagógico onde os estudantes frequentaram oficinas sobre storytelling, história oral, bem como sobre a história do Bairro Guajuviras, a partir das quais elaboraram um roteiro de entrevista. O podcast “Guajuviras 1987” é o resultado da entrevista que estudantes e professor realizaram com uma moradora do bairro que participou do processo histórico em questão bem como do debate entre eles acerca da experiência narrada por ela. O podcast storytelling foi entendido aqui como uma mídia por meio da qual se pode promover um ensino de história que parte do lugar de fala dos estudantes, comunidade e escola, e a agência histórica, por sua vez, como a capacidade do indivíduo tomar decisões fundamentadas, que levam em conta evidências e pensamento lógico, assentadas no entendimento de como o mundo social opera. Essa dissertação tem como bases também a perspectiva epistêmica, teórica e política decolonial, bem como os preceitos da história indisciplinada. Dessa maneira, a pesquisa permitiu concluir que uma prática pedagógica com ênfase no conceito de agência histórica propicia o desenvolvimento de um ensino de história para a democracia. O potencial do storytelling na abordagem do conceito de agência histórica, por sua vez, consiste em esse gênero ter características que propiciam uma forma de estruturar uma narrativa que humaniza um evento histórico ao valorizar emoções, sensações e sentimentos, ao mesmo tempo em que mantém documentos e testemunhos como bases dessa narrativa.
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O podcast “Guajuviras 1987” é o resultado da entrevista que estudantes e professor realizaram com uma moradora do bairro que participou do processo histórico em questão bem como do debate entre eles acerca da experiência narrada por ela. O podcast storytelling foi entendido aqui como uma mídia por meio da qual se pode promover um ensino de história que parte do lugar de fala dos estudantes, comunidade e escola, e a agência histórica, por sua vez, como a capacidade do indivíduo tomar decisões fundamentadas, que levam em conta evidências e pensamento lógico, assentadas no entendimento de como o mundo social opera. Essa dissertação tem como bases também a perspectiva epistêmica, teórica e política decolonial, bem como os preceitos da história indisciplinada. Dessa maneira, a pesquisa permitiu concluir que uma prática pedagógica com ênfase no conceito de agência histórica propicia o desenvolvimento de um ensino de história para a democracia. O potencial do storytelling na abordagem do conceito de agência histórica, por sua vez, consiste em esse gênero ter características que propiciam uma forma de estruturar uma narrativa que humaniza um evento histórico ao valorizar emoções, sensações e sentimentos, ao mesmo tempo em que mantém documentos e testemunhos como bases dessa narrativa.This research aims to understand the potentialities of approaching the concept of historical agency through the elaboration of a storytelling podcast with students from a municipal public school in a district called Guajuviras, in Canoas, located in the state of Rio Grande do Sul, southern Brazil. In this podcast, students were put in the role of historical knowledge builders about the land occupation that gave rise to the neighborhood. Therefore, a methodological course was developed that included a pedagogical project in which students participated in workshops on storytelling, oral history, as well as on the history of the Guajuviras neighborhood, from which they prepared an interview script. The podcast “Guajuviras 1987” is the result of the interview that the students and the teacher carried out with a resident of the district who participated in the historical process in question as well as the discussion among themselves about the experience narrated by the interviewee. The storytelling podcast was understood here as a media through which one can promote history teaching that starts from the students, community and school’s place of speech, and historical agency, in turn, as the individual's ability to make informed decisions, which take into account evidence and logical thinking, based on an understanding of how the social world works. This research is also based on the decolonial epistemic, theoretical and political perspective, as well as the precepts of undisciplined history. In this way, the research allowed us to conclude that a pedagogical practice with an emphasis on the historical agency concept provides the development of history teaching for democracy. The potential of storytelling in approaching the concept of historical agency, in turn, comes from the fact that this genre has characteristics that provide a way of structuring a narrative that humanizes a historical event by valuing emotions, sensations and feelings, while maintaining documents and testimonies as the basis of this narrative.application/pdfporAprendizagemPodcastEnsino de históriaHistory LearningStorytellingHistorical AgencyAgência Histórica: uma abordagem por meio do podcast storytelling no Ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148060.pdf.txt001148060.pdf.txtExtracted Texttext/plain199598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248013/2/001148060.pdf.txt6461600b917805274aab0baac9c55e3cMD52ORIGINAL001148060.pdfTexto completoapplication/pdf10892242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248013/1/001148060.pdf3e57089db46d8066b0ab6506648bc72dMD5110183/2480132022-08-28 04:46:19.601699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-28T07:46:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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