A escola e a informática : experiências no Brasil e no Chile
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262206 |
Resumo: | Países do Terceiro Mundo têm implementado projetos de informática nas escolas. O Brasil e o Chile, por exemplo, deram vida a programas de informática na educação. Mas, de que maneira as experiências que se originaram destes projetos estão sendo veiculadas pelas escolas? E em que estas experiências contribuem para o desenvolvimento da Informática Educativa. Este estudo foi realizado a partir de duas experiências de uso do computador na educação: uma no Brasil, outra no Chile. No Brasil, foi focalizada a experiência de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, que há 11 anos vem desenvolvendo um projeto de Informática Educativa, nas escolas públicas municipais de primeiro grau, denominado Centro de Preparação e iniciação à Ciência da Informática (CEPIC). No caso do Chile, decidimos estudar as experiências que estão sendo efetivadas nas escolas públicas de primeiro grau, da cidade de Concepción, através do projeto ENLACES que abrange a sétima e oitava região daquele país. O ENLACES é um subprojeto do projeto maior do Ministério da Educação chileno, denominado Projeto MECE, que pretende oferecer a todos uma melhor qualidade e equidade de ensino. Como podemos observar, este é um estudo de caso em que procuramos dar o nosso aporte, principalmente, no que diz respeito à capacitação e/ou à formação de recursos humanos para o uso da informática como ferramenta de apoio no processo ensinoˇaprendizagem na escola. Também discutimos o caráter político da inserção na sociedade informatizada pós-moderna e do desenvolvimento dos países do Terceiro Mundo. Para entendermos melhor este movimento, buscamos igualmente iluminação no processo histórico da educação, da Informática Educativa e das políticas governamentais voltadas para este setor. Além disto, destacamos que este trabalho constitui um enfoque específico da problemática educacional do CONE SUL na qual estamos envolvidos, juntamente com outros pesquisadores argentinos, brasileiros, chilenos, paraguaios e uruguaios. Entre os teóricos usados para fundamentar nosso estudo, destacamos Adam Schaff, Henrique Rattiner, Paolo Lollini, Fernando de Almeida, Jaime Sánchez llabaca, Seymour Papert, Bousset, Jean Piaget, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Gagné entre outros. Gagné é um exemplo de teórico usado para valorizar tanto as teorias que, de alguma maneira, se fizeram presentes, quanto a reflexão que vem surgindo da análise de conteúdo dos instrumentos de coleta de dados. Para recolher este pensar, que vem sendo construído a partir das experiências do CEPIC e do ENLACES, nos utilizamos da observação, de questionários e de entrevistas semi-estruturadas. Trabalhamos com o método comparativo e dialético, fazendo uso especialmente das categorias da contradição, da prática social e da totalidade, além da teoria do estruturalismo dialético. Para a análise dos dados, usamos a análise de conteúdos que, em seu conjunto de técnicas de análise das comunicações, nos sugeriu uma série de indicadores qualitativos que permitem a inferência nos conhecimento relativos às condições de produção/recepção das mensagens. Esta perspectiva nos permitiu extrair duas unidades de análise representadas, respectivamente, pelos capítulos três e quatro desta dissertação. A partir destas duas unidades de análise, buscamos explicar, no capítulo cinco, algumas contradições internas e externas, além de destacar várias diferenças entre os projetos de Informática na Educação aqui analisados. Diferenças estas que podem ser percebidas nas teorias que sustentam os cursos de capacitação, a formação continuada ou não, no incentivo federal ao projeto, na estrutura organizativa e nas concepções de aprendizagem defendidas pelos coordenadores dos projetos. Porém, ambos os projetos possuem em comum uma concepção teórico-pedagógica definida, assim como também buscam articular o uso da informática nas escolas públicas do seu meio e contam com uma estrutura organizativa básica. Esta análise e interpretação dos dados nos levou a diversas conclusões e recomendações como, por exemplo, a necessidade de custear a Informática Educativa por ambos os países, a constatação de que os novos tempos e as novas tecnologias exigem novas práticas educativas, a descoberta dos bons frutos colhidos a partir do canal de discussão que foi aberto entre MEC, CNPq, educadores e técnicos do Brasil, e a positividade dos sistemas de parceria implantados no Chile. Além disso, delineamos algumas características da sociedade alternativa e de sua educação. |
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Orth, Miguel AlfredoSilva Triviños, Augusto Nibaldo2023-07-15T03:26:52Z1997http://hdl.handle.net/10183/262206000095756Países do Terceiro Mundo têm implementado projetos de informática nas escolas. O Brasil e o Chile, por exemplo, deram vida a programas de informática na educação. Mas, de que maneira as experiências que se originaram destes projetos estão sendo veiculadas pelas escolas? E em que estas experiências contribuem para o desenvolvimento da Informática Educativa. Este estudo foi realizado a partir de duas experiências de uso do computador na educação: uma no Brasil, outra no Chile. No Brasil, foi focalizada a experiência de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, que há 11 anos vem desenvolvendo um projeto de Informática Educativa, nas escolas públicas municipais de primeiro grau, denominado Centro de Preparação e iniciação à Ciência da Informática (CEPIC). No caso do Chile, decidimos estudar as experiências que estão sendo efetivadas nas escolas públicas de primeiro grau, da cidade de Concepción, através do projeto ENLACES que abrange a sétima e oitava região daquele país. O ENLACES é um subprojeto do projeto maior do Ministério da Educação chileno, denominado Projeto MECE, que pretende oferecer a todos uma melhor qualidade e equidade de ensino. Como podemos observar, este é um estudo de caso em que procuramos dar o nosso aporte, principalmente, no que diz respeito à capacitação e/ou à formação de recursos humanos para o uso da informática como ferramenta de apoio no processo ensinoˇaprendizagem na escola. Também discutimos o caráter político da inserção na sociedade informatizada pós-moderna e do desenvolvimento dos países do Terceiro Mundo. Para entendermos melhor este movimento, buscamos igualmente iluminação no processo histórico da educação, da Informática Educativa e das políticas governamentais voltadas para este setor. Além disto, destacamos que este trabalho constitui um enfoque específico da problemática educacional do CONE SUL na qual estamos envolvidos, juntamente com outros pesquisadores argentinos, brasileiros, chilenos, paraguaios e uruguaios. Entre os teóricos usados para fundamentar nosso estudo, destacamos Adam Schaff, Henrique Rattiner, Paolo Lollini, Fernando de Almeida, Jaime Sánchez llabaca, Seymour Papert, Bousset, Jean Piaget, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Gagné entre outros. Gagné é um exemplo de teórico usado para valorizar tanto as teorias que, de alguma maneira, se fizeram presentes, quanto a reflexão que vem surgindo da análise de conteúdo dos instrumentos de coleta de dados. Para recolher este pensar, que vem sendo construído a partir das experiências do CEPIC e do ENLACES, nos utilizamos da observação, de questionários e de entrevistas semi-estruturadas. Trabalhamos com o método comparativo e dialético, fazendo uso especialmente das categorias da contradição, da prática social e da totalidade, além da teoria do estruturalismo dialético. Para a análise dos dados, usamos a análise de conteúdos que, em seu conjunto de técnicas de análise das comunicações, nos sugeriu uma série de indicadores qualitativos que permitem a inferência nos conhecimento relativos às condições de produção/recepção das mensagens. Esta perspectiva nos permitiu extrair duas unidades de análise representadas, respectivamente, pelos capítulos três e quatro desta dissertação. A partir destas duas unidades de análise, buscamos explicar, no capítulo cinco, algumas contradições internas e externas, além de destacar várias diferenças entre os projetos de Informática na Educação aqui analisados. Diferenças estas que podem ser percebidas nas teorias que sustentam os cursos de capacitação, a formação continuada ou não, no incentivo federal ao projeto, na estrutura organizativa e nas concepções de aprendizagem defendidas pelos coordenadores dos projetos. Porém, ambos os projetos possuem em comum uma concepção teórico-pedagógica definida, assim como também buscam articular o uso da informática nas escolas públicas do seu meio e contam com uma estrutura organizativa básica. Esta análise e interpretação dos dados nos levou a diversas conclusões e recomendações como, por exemplo, a necessidade de custear a Informática Educativa por ambos os países, a constatação de que os novos tempos e as novas tecnologias exigem novas práticas educativas, a descoberta dos bons frutos colhidos a partir do canal de discussão que foi aberto entre MEC, CNPq, educadores e técnicos do Brasil, e a positividade dos sistemas de parceria implantados no Chile. Além disso, delineamos algumas características da sociedade alternativa e de sua educação.Third World countries have implemented infomlatics projects unto schools. Brazil and Chile, for example, have given life to informatics programs related to education. But, how are the experiences which arised from these projects being developed by the schools? And how do these experiences contribute for the development of educative informatics? This study is based on two experiences using computers on education, one in Brazi] and another in Chile. In Brazil, the experiences of Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, were focalized - they are related to a project of educative informatics in public elementary schools, denominated Centro de Preparação e Iniciação à Ciência da Informática (CEPIC), that has been developed eleven years from now. In Chile, we decided to focus on the experientes being efetivated in Concepción through ENLACES - a project which covers the seventh and eighth zones of the country. ENLACES is a part of a Chile's Ministry of Education project called Projeto MECE - it intends to ffer everybody a better quality and fairness education. As we can see, in this case study we try to mainly contribute on the discussion about professionals' capacitation and/or formation taking into consideration the use of informatic technology as a kind of tool in the process of imparting and acquiring general knowledge or, in other words, in the educational process that takes place in our schools. We also discussed the political traces of Third World countries participation in post-modern society oriented by informatics use society and their development. In order to better understand such a process, some knowledge about education's History, Educative Informatics and the govemment policy concerning to these areas gave us some theoretical inspiration. Furthermore, it is important to enphasize that this study is a focus on a very particular CONE SUL educational issue in which we are involved with Argentinians, Brazilians, Chileans, Paraguaians and Uruguaians researchers. Adam Schaft Henrique Rattiner, Paolo Lollini, Fernando de Almeida, Jaime Sánchez llabaca, Seymour Papert, Bousset, Jean Piaget, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Gagné and others are some ofthe authors which we use to support this study. Gagné is a good example of an author who was studied in order to consider with respect to importante and uselfulness the theories which somehow contributes to our study, as well as the reflexion that was originated from content analysis of instruments of data collection. In order to organize this group of ideas that are being elaborated based on CEPIC's and ENLACES'experiences, we used observation, questionaries and semi-structured interviews. We managed with the dialetical and comparative method and the mainly considered categories were contradiction, social practice and totality , besides considering the dialetic structuralism theory. The data analysis was made through the content analysis that, in its set of techniques to determine the meaning, purpose, or effect of any type of communication, suggested many qualitative evidences linked to the possibility of drawing a conclusion, as by reasoning, related to messages' production/reception conditions.This way of analysing the phenomenon contributes to distinguish two analysis'unities that are represented in chapters 3 aad 4 of tais dissertation. Considering these two analysis' unities, in chapter 5 we try to make some intemal and extemal contradictions clear, as we detached a lot of differences between the projects related to Informatic that are discussed in this written essay. These differences can be perceived through the theories that support the capacitation courses and the continual or non-continual formation, the federal incentive to the project. the organizational structure and the educational conceptions that are condidered as important anes by the projects coordinators. However, the both projects have something in common if we consider their theoretical-pedagogical conception, their engagement to use informatics in local schools and their basic organizational stucture. The data analysis and interpretation lead us to many conclusions and recomendations related, for example, with the indispensability of the both countries acting as a sponsor for Educative Informatics, the conclusion about the necessity of conciliating new times and new techniques with new pedagogical practices, the identification of good results originated from discussion direction to new channels by MEC, CNPq, Brazilian educators and technicians, and the positivity of partnership systems introduced in Chile. In addition, we identified charateristics related to a altemative society and its education.application/pdfporInformática na educaçãoComputador na educaçãoPolítica educacionalBrasilChileA escola e a informática : experiências no Brasil e no Chileinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000095756.pdf.txt000095756.pdf.txtExtracted Texttext/plain367443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262206/2/000095756.pdf.txtd8a33cf2ea010973375c24d4f42e0864MD52ORIGINAL000095756.pdfTexto completoapplication/pdf15430110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262206/1/000095756.pdf96e3453b475667d67c4593f433120f81MD5110183/2622062023-07-16 03:42:33.33658oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-16T06:42:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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