Moldar a carne : a queerização do corpo no teatro de João Carlos Castanha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78758 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de construir uma reflexão acerca do processo de corporificação de personagens transgêneros e das construções teatrais de um ator homossexual a partir de seu corpo cotidiano (conjugado). Para tanto, escolhi investigar os processos de criação teatral e de construção corporal de alguns personagens interpretados pelo ator João Carlos Castanha. Os corpos criados por esse ator ganham carne a partir de pedaços de corpos masculinos e femininos que resultam em corpos estéticos de sexualidade e gênero híbridos. Diante disso, desenvolvi uma pesquisa embasada em referencias teóricos que subsidiam a Teoria Queer, aliados a procedimentos metodológicos oriundos da pesquisa qualitativa. Assim, utilizei fontes impressas, imagéticas, entrevistas e observações durante a prática do trabalho do ator. Esse trabalho resulta de uma necessidade particular de me aproximar e de compreender essas construções corpóreas que acontecem em zonas periféricas num devir-teatral. Zonas essas que se constituem fora dos padrões dos gêneros masculino e feminino. |
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Delgado, Pedro Omar LacerdaDantas, Monica Fagundes2013-10-09T01:48:24Z2013http://hdl.handle.net/10183/78758000900581Este estudo tem o objetivo de construir uma reflexão acerca do processo de corporificação de personagens transgêneros e das construções teatrais de um ator homossexual a partir de seu corpo cotidiano (conjugado). Para tanto, escolhi investigar os processos de criação teatral e de construção corporal de alguns personagens interpretados pelo ator João Carlos Castanha. Os corpos criados por esse ator ganham carne a partir de pedaços de corpos masculinos e femininos que resultam em corpos estéticos de sexualidade e gênero híbridos. Diante disso, desenvolvi uma pesquisa embasada em referencias teóricos que subsidiam a Teoria Queer, aliados a procedimentos metodológicos oriundos da pesquisa qualitativa. Assim, utilizei fontes impressas, imagéticas, entrevistas e observações durante a prática do trabalho do ator. Esse trabalho resulta de uma necessidade particular de me aproximar e de compreender essas construções corpóreas que acontecem em zonas periféricas num devir-teatral. Zonas essas que se constituem fora dos padrões dos gêneros masculino e feminino.This study aims to build a reflection on the embodiment process of transgender characters and theatrical constructions of a gay actor from his real life body (conjugate). Therefore, I chose to investigate the working process and body constructions of the characters played by actor João Carlos Castanha. The bodies created by this actor gain flesh from pieces of male and female bodies that result in hybrid sexuality and gender aesthetics bodies. Therefore, I have chosen to develop a research grounded in theoretical and methodological references of qualitative research, as well as the thought that subsidizes Queer Theory. So, I made use of printed sources, imagery, interviews and observations during the practice of that actor's work. Therefore, this paper is the result of a particular need for the researcher to approach these body constructions that occur in peripheral areas in a becoming theater. Thus, those areas are constituted outside the standards of male and female bodies.application/pdfporCorpo (Teatro)Castanha, João CarlosPerformatividadeCorpo do atorTeoria queerEstetica : TeatroCorpos desviantesTheatrical aestheticsQueer theoryActor’s bodyPerformativityDeviant bodiesMoldar a carne : a queerização do corpo no teatro de João Carlos Castanhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900581.pdf000900581.pdfTexto completoapplication/pdf3272888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78758/1/000900581.pdf351fb871bd9fa53591324f3a24aaf7e6MD51TEXT000900581.pdf.txt000900581.pdf.txtExtracted Texttext/plain456897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78758/2/000900581.pdf.txt78028f3e9039e977bd515ab4c8f5f97dMD52THUMBNAIL000900581.pdf.jpg000900581.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78758/3/000900581.pdf.jpgfb0a8807366d83b54ab1a6b8a5e104f8MD5310183/787582020-02-12 05:16:16.448385oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-02-12T07:16:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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