Projeto de aplicativo mobile para deslocamento de pedestres em áreas escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179579 |
Resumo: | Grande parte da comunidade internacional defende que as cidades devem ser sustentáveis, inclusivas, seguras e resilientes. Neste sentido, tem sido desenvolvidas diversas iniciativas que, normalmente, envolvem revitalização de áreas urbanas, implementação de infraestrutura e criação de políticas de incentivo ao transporte não motorizado, como o deslocamento a pé. Apesar das evidentes vantagens deste tipo de transporte, como o baixo impacto ambiental e a prática de exercícios físicos, a vulnerabilidade dos pedestres é maior devido a sua exposição direta à fatores externos. Essa realidade se agrava quando são consideradas regiões de trânsito no entorno de escolas, colégios ou outras instituições educacionais, àreas estratégicas por atrairem novos usuários para a rede local de tráfego, incluindo as crianças. Esta dissertação trata sobre projeto de um aplicativo para promover o deslocamento de pedestres em áreas escolares, estimulando o transporte ativo entre crianças e adolescentes. A metodologia de projeto utilizada para a criação do sistema teve como base teórica e prática o design de interação, e considerou paralelamente as pesquisas específicas sobre o deslocamento de pedestres em áreas escolares obtidas na revisão teórica. A usabilidade e o potencial do sistema para o incentivo ao transporte ativo foram validados através de testes com um protótipo semi-funcional e de discussões orientadas em grupo focado. Os resultados obtidos nos testes foram majoritariamente favoráveis à adesão ao uso do aplicativo e ao seu potencial para incentivo à realização de deslocamentos a pé no trajeto casa/escola, de acordo com diversos critérios de avaliação fundamentados na revisão teórica. |
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Chechi, Paulo Cesar EndresNodari, Christine Tessele2018-06-20T02:29:59Z2018http://hdl.handle.net/10183/179579001068574Grande parte da comunidade internacional defende que as cidades devem ser sustentáveis, inclusivas, seguras e resilientes. Neste sentido, tem sido desenvolvidas diversas iniciativas que, normalmente, envolvem revitalização de áreas urbanas, implementação de infraestrutura e criação de políticas de incentivo ao transporte não motorizado, como o deslocamento a pé. Apesar das evidentes vantagens deste tipo de transporte, como o baixo impacto ambiental e a prática de exercícios físicos, a vulnerabilidade dos pedestres é maior devido a sua exposição direta à fatores externos. Essa realidade se agrava quando são consideradas regiões de trânsito no entorno de escolas, colégios ou outras instituições educacionais, àreas estratégicas por atrairem novos usuários para a rede local de tráfego, incluindo as crianças. Esta dissertação trata sobre projeto de um aplicativo para promover o deslocamento de pedestres em áreas escolares, estimulando o transporte ativo entre crianças e adolescentes. A metodologia de projeto utilizada para a criação do sistema teve como base teórica e prática o design de interação, e considerou paralelamente as pesquisas específicas sobre o deslocamento de pedestres em áreas escolares obtidas na revisão teórica. A usabilidade e o potencial do sistema para o incentivo ao transporte ativo foram validados através de testes com um protótipo semi-funcional e de discussões orientadas em grupo focado. Os resultados obtidos nos testes foram majoritariamente favoráveis à adesão ao uso do aplicativo e ao seu potencial para incentivo à realização de deslocamentos a pé no trajeto casa/escola, de acordo com diversos critérios de avaliação fundamentados na revisão teórica.A large part of the international community argues that cities must be sustainable, inclusive, secure and resilient. In this sense, several initiatives have been developed that involve revitalization of urban areas, implementation of infrastructure and creation of policies to encourage non-motorized transportation, such as walking. Despite the obvious advantages of this type of transport, such as low environmental impact and physical exercise, the vulnerability of pedestrians is greater due to their direct exposure to external factors. This reality worsens when they are considered transit regions around schools, colleges or other educational institutions, strategic areas for attracting new users to the local traffic network, including children. This thesis deals with the design of a mobile application to promote the movement of pedestrians in school areas to stimulating active transportation among children and adolescents. The project methodology used for the creation of the system was based on interaction design, and considered the specific research on the pedestrian movement in school areas carried out in the theoretical revision. The results obtained in the tests were mostly positive according to several evaluation criteria based on the theoretical review, indicating the adherence to the use of the proposed mobile app and showing its potential as an incentive children and teenagers walking.application/pdfporDesign de interaçãoPedestreTransporte : PlanejamentoEscolasApplicationAppActive transportSchool areaWalking school busPedestrianProjeto de aplicativo mobile para deslocamento de pedestres em áreas escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068574.pdf001068574.pdfTexto completoapplication/pdf33858099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179579/1/001068574.pdf8761ddf44a70cc72aa7f0d86dd01dcbcMD51TEXT001068574.pdf.txt001068574.pdf.txtExtracted Texttext/plain235347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179579/2/001068574.pdf.txta08b7fca49f06cb98e0db26871205b4eMD5210183/1795792022-08-17 04:47:49.056359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179579Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-17T07:47:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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