Depende da hora, da glória, de embora: a prática da crítica nas revistas Tatuí e Número nos anos 2000
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153301 |
Resumo: | Tomando as revistas como a Tatuí e a Número, analisa-se aqui as relações presentes nas suas produções de crítica de arte circuladas por meio de publicações auto-organizadas. Colocam-se questões sobre a atuação na prática de escrita de crítica de arte e seu possível caráter experimental nos anos 2000. Considera-se um contexto de crescimento da profissionalização e suas implicações nas práticas teóricas em diálogo com as práticas do trabalho de arte. Procuramos investigar também, nesse processo da difusão de discussão crítica, o pensamento sobre os circuitos e as instituições como possíveis locais ambivalentes de tensão e de amplificação. As estratégias de tais publicações observam a criação de seus espaços de interlocução possíveis, considerando tal contexto muitas vezes caracterizado como o de crise da potencialidade de contribuição da crítica. |
id |
URGS_8b11096877b21dedb57288ec7b0a4743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153301 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Oliveira, Carolina Sinhorelli deSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da2017-03-16T02:21:18Z2016http://hdl.handle.net/10183/153301001013372Tomando as revistas como a Tatuí e a Número, analisa-se aqui as relações presentes nas suas produções de crítica de arte circuladas por meio de publicações auto-organizadas. Colocam-se questões sobre a atuação na prática de escrita de crítica de arte e seu possível caráter experimental nos anos 2000. Considera-se um contexto de crescimento da profissionalização e suas implicações nas práticas teóricas em diálogo com as práticas do trabalho de arte. Procuramos investigar também, nesse processo da difusão de discussão crítica, o pensamento sobre os circuitos e as instituições como possíveis locais ambivalentes de tensão e de amplificação. As estratégias de tais publicações observam a criação de seus espaços de interlocução possíveis, considerando tal contexto muitas vezes caracterizado como o de crise da potencialidade de contribuição da crítica.Taking the Tatuí and Número magazines, we analise here the relations on the production of art criticism on circulation via selforganised publications. Posing questions on the practice of art writing and its possible experimental character on the 2000’s. Considering a rising profissionalization context and its implications on theoretical practices dialoging with art work practices. We also seek to investigate, on this process of profused critic discussion, the thinking of circuits and the institutions as ambivalent places of tension and amplification. The publication estrategies observe the creation of their possible interlocution spaces, conidering such context as one often characterized as the of crisis on the potencial critical contribution.application/pdfporTatuí (Revista)Número (Revista)Crítica institucionalArteCrítica de artePublicaçõesArt publishingArt criticismoInstitutional critiqueDepende da hora, da glória, de embora: a prática da crítica nas revistas Tatuí e Número nos anos 2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013372.pdf001013372.pdfTexto completoapplication/pdf5659322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153301/1/001013372.pdf3ea59dbd262ba382d4a9825687e3f1f5MD51TEXT001013372.pdf.txt001013372.pdf.txtExtracted Texttext/plain411556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153301/2/001013372.pdf.txta87b735873701874acf6d8bbd0d15c61MD52THUMBNAIL001013372.pdf.jpg001013372.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153301/3/001013372.pdf.jpg09b713442ea9306b3f804bac8fcc3de9MD5310183/1533012018-10-22 08:21:19.759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:21:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Depende da hora, da glória, de embora: a prática da crítica nas revistas Tatuí e Número nos anos 2000 |
title |
Depende da hora, da glória, de embora: a prática da crítica nas revistas Tatuí e Número nos anos 2000 |
spellingShingle |
Depende da hora, da glória, de embora: a prática da crítica nas revistas Tatuí e Número nos anos 2000 Oliveira, Carolina Sinhorelli de Tatuí (Revista) Número (Revista) Crítica institucional Arte Crítica de arte Publicações Art publishing Art criticismo Institutional critique |
title_short |
Depende da hora, da glória, de embora: a prática da crítica nas revistas Tatuí e Número nos anos 2000 |
title_full |
Depende da hora, da glória, de embora: a prática da crítica nas revistas Tatuí e Número nos anos 2000 |
title_fullStr |
Depende da hora, da glória, de embora: a prática da crítica nas revistas Tatuí e Número nos anos 2000 |
title_full_unstemmed |
Depende da hora, da glória, de embora: a prática da crítica nas revistas Tatuí e Número nos anos 2000 |
title_sort |
Depende da hora, da glória, de embora: a prática da crítica nas revistas Tatuí e Número nos anos 2000 |
author |
Oliveira, Carolina Sinhorelli de |
author_facet |
Oliveira, Carolina Sinhorelli de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carolina Sinhorelli de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da |
contributor_str_mv |
Silveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tatuí (Revista) Número (Revista) Crítica institucional Arte Crítica de arte Publicações |
topic |
Tatuí (Revista) Número (Revista) Crítica institucional Arte Crítica de arte Publicações Art publishing Art criticismo Institutional critique |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art publishing Art criticismo Institutional critique |
description |
Tomando as revistas como a Tatuí e a Número, analisa-se aqui as relações presentes nas suas produções de crítica de arte circuladas por meio de publicações auto-organizadas. Colocam-se questões sobre a atuação na prática de escrita de crítica de arte e seu possível caráter experimental nos anos 2000. Considera-se um contexto de crescimento da profissionalização e suas implicações nas práticas teóricas em diálogo com as práticas do trabalho de arte. Procuramos investigar também, nesse processo da difusão de discussão crítica, o pensamento sobre os circuitos e as instituições como possíveis locais ambivalentes de tensão e de amplificação. As estratégias de tais publicações observam a criação de seus espaços de interlocução possíveis, considerando tal contexto muitas vezes caracterizado como o de crise da potencialidade de contribuição da crítica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-16T02:21:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153301 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013372 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153301 |
identifier_str_mv |
001013372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153301/1/001013372.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153301/2/001013372.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153301/3/001013372.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ea59dbd262ba382d4a9825687e3f1f5 a87b735873701874acf6d8bbd0d15c61 09b713442ea9306b3f804bac8fcc3de9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085395938934784 |