The Curator-as-function: Discourse, Montage, Composition

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osorio, Luiz Camillo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/164117
Resumo: O artigo procura analisar o modo como a curadoria foi se transformando ao longo das últimas décadas. De organizador de exposições, o curador assumiu-se como agente propositor de narrativas históricas alternativas. Nesse aspecto, a montagem de exposições passou a incorporar elementos da atividade crítica, sendo que, paradoxalmente, a curadoria atua no interior das instituições museológicas e muito próxima do mercado de arte. Pretendemos compreender esse processo não apenas sob a óptica da captura institucional da crítica, mas também como inexorável a um mundo globalizado, atento a perspectivas históricas heterogêneas.
id USP-45_359e1b439073940d6e65f770c104ba28
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/164117
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling The Curator-as-function: Discourse, Montage, CompositionA função-curador: discurso, montagem, composiçãoUna Curador cómo función: discurso, montaje, composiciónContemporary ArtCuratorial StudiesInstitutional Critiquearte contemporáneoestudos curatorialescrítica institucionalarte contemporâneaestudos curatoriaiscrítica institucionalO artigo procura analisar o modo como a curadoria foi se transformando ao longo das últimas décadas. De organizador de exposições, o curador assumiu-se como agente propositor de narrativas históricas alternativas. Nesse aspecto, a montagem de exposições passou a incorporar elementos da atividade crítica, sendo que, paradoxalmente, a curadoria atua no interior das instituições museológicas e muito próxima do mercado de arte. Pretendemos compreender esse processo não apenas sob a óptica da captura institucional da crítica, mas também como inexorável a um mundo globalizado, atento a perspectivas históricas heterogêneas.El artículo busca analisar la manera como la práctica del curador ha cambiado en las últimas décadas. De mero organizador de exposiciones, el curador ha asumido la tarea de proponen narrativas históricas alternativas. Así, la montaje de exhibiciones pasó a incorporar elementos de la actividad crítica, aunque, pradójicamente, el trabajo curatorial sea desempeñado al interior de las instituciones museológicas y muy cerca del mercado del arte. Intentamos comprender ese proceso no sólo desde el fenómeno de captura institucional de la crítica, sino también cómo algo inevitable en el mundo globalizado y atento a perspectivas históricas heterogéneas. The article focuses on the development of curatorship in the last decades. Acting primarily as exhibition planners, curators started dedicating themselves also to the proposal of alternative historical narratives. Accordingly, the process of installing an exhibition has incorporated some critical elements, albeit the curatorial task takes place inside the institutional space of museums and in tandem to the art market. Our purpose here is to understand this process considering it not only in relation to the capture of criticism operated by institutions, but also as an inevitable movement inside a globalized art world which is significantly affected by multiple historical perspectives. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/16411710.11606/issn.2178-0447.ars.2019.164117ARS (São Paulo); v. 17 n. 37 (2019); 29-44ARS; Vol. 17 Núm. 37 (2019); 29-44ARS; Vol. 17 No. 37 (2019); 29-442178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/164117/158562Copyright (c) 2019 Luiz Camillo Osorioinfo:eu-repo/semantics/openAccessOsorio, Luiz Camillo2020-01-01T13:41:28Zoai:revistas.usp.br:article/164117Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-01-01T13:41:28ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The Curator-as-function: Discourse, Montage, Composition
A função-curador: discurso, montagem, composição
Una Curador cómo función: discurso, montaje, composición
title The Curator-as-function: Discourse, Montage, Composition
spellingShingle The Curator-as-function: Discourse, Montage, Composition
Osorio, Luiz Camillo
Contemporary Art
Curatorial Studies
Institutional Critique
arte contemporáneo
estudos curatoriales
crítica institucional
arte contemporânea
estudos curatoriais
crítica institucional
title_short The Curator-as-function: Discourse, Montage, Composition
title_full The Curator-as-function: Discourse, Montage, Composition
title_fullStr The Curator-as-function: Discourse, Montage, Composition
title_full_unstemmed The Curator-as-function: Discourse, Montage, Composition
title_sort The Curator-as-function: Discourse, Montage, Composition
author Osorio, Luiz Camillo
author_facet Osorio, Luiz Camillo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osorio, Luiz Camillo
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporary Art
Curatorial Studies
Institutional Critique
arte contemporáneo
estudos curatoriales
crítica institucional
arte contemporânea
estudos curatoriais
crítica institucional
topic Contemporary Art
Curatorial Studies
Institutional Critique
arte contemporáneo
estudos curatoriales
crítica institucional
arte contemporânea
estudos curatoriais
crítica institucional
description O artigo procura analisar o modo como a curadoria foi se transformando ao longo das últimas décadas. De organizador de exposições, o curador assumiu-se como agente propositor de narrativas históricas alternativas. Nesse aspecto, a montagem de exposições passou a incorporar elementos da atividade crítica, sendo que, paradoxalmente, a curadoria atua no interior das instituições museológicas e muito próxima do mercado de arte. Pretendemos compreender esse processo não apenas sob a óptica da captura institucional da crítica, mas também como inexorável a um mundo globalizado, atento a perspectivas históricas heterogêneas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/164117
10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.164117
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/164117
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.164117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/164117/158562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luiz Camillo Osorio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luiz Camillo Osorio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 17 n. 37 (2019); 29-44
ARS; Vol. 17 Núm. 37 (2019); 29-44
ARS; Vol. 17 No. 37 (2019); 29-44
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293140201472