Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mianes, Felipe Leão
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28832
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar, através da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, os processos de produção de identidade das pessoas com deficiência visual no site de relacionamentos Orkut. Sendo assim, analiso os processos históricos e de representação referente às pessoas com deficiência visual. Apresento outras possibilidades de representações sobre as pessoas com deficiência visual, Essa perspectiva, diante das recentes politicas de inclusão educacional, permite que problematizemos as questões relativas à deficiência visual não apernas vinculadas a concepções clínico-médicas, ou da aprendizagem através de recursos pedagógicos, mas também, compreender essas representações que permeiam os processos educacionais, sejam no âmbito escolar ou não. Em seguida, debato sobre os conceitos de diferença e deficiência, e suas implicações no que tange aos processos educacionais e de escolarização das pessoas com deficiência visual, e as diferentes implicações desses significados para a educação. Articulo estas, com os pontos de convergência entre pessoas com deficiência e sujeitos surdos. E para analisar esses processos, utilizo como exemplo os sujeitos surdos com baixa visão. Por fim, apresento algumas discussões sobre o conceito de identidade encontradas nos Estudos Culturais, principalmente, sob o ponto de vista da identidade como reivindicação da diferença. Assim, analiso as produções de identidade das pessoas com deficiência visual no Orkut, predominantemente com as ideias de superação e retóricas compensatórias, pois, as pedagogias culturais tem cada vez mais importância para a educação. Proponho novas possibilidades de analises sobre o tema, vinculadas a perspectivas culturais e reivindicação da diferença.
id URGS_8b3ddcd23e7157585b0c21777f8e69e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28832
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mianes, Felipe LeãoKarnopp, Lodenir Becker2011-05-03T06:00:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/28832000772875Esta dissertação tem como objetivo analisar, através da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, os processos de produção de identidade das pessoas com deficiência visual no site de relacionamentos Orkut. Sendo assim, analiso os processos históricos e de representação referente às pessoas com deficiência visual. Apresento outras possibilidades de representações sobre as pessoas com deficiência visual, Essa perspectiva, diante das recentes politicas de inclusão educacional, permite que problematizemos as questões relativas à deficiência visual não apernas vinculadas a concepções clínico-médicas, ou da aprendizagem através de recursos pedagógicos, mas também, compreender essas representações que permeiam os processos educacionais, sejam no âmbito escolar ou não. Em seguida, debato sobre os conceitos de diferença e deficiência, e suas implicações no que tange aos processos educacionais e de escolarização das pessoas com deficiência visual, e as diferentes implicações desses significados para a educação. Articulo estas, com os pontos de convergência entre pessoas com deficiência e sujeitos surdos. E para analisar esses processos, utilizo como exemplo os sujeitos surdos com baixa visão. Por fim, apresento algumas discussões sobre o conceito de identidade encontradas nos Estudos Culturais, principalmente, sob o ponto de vista da identidade como reivindicação da diferença. Assim, analiso as produções de identidade das pessoas com deficiência visual no Orkut, predominantemente com as ideias de superação e retóricas compensatórias, pois, as pedagogias culturais tem cada vez mais importância para a educação. Proponho novas possibilidades de analises sobre o tema, vinculadas a perspectivas culturais e reivindicação da diferença.This dissertation aims to analyze, through the perspective of Cultural Studies in Education, the production processes of identity of persons with visual impairments in social networking site Orkut. Therefore, I analyze the historical processes and representation related to persons with visual impairments. Present other possible representations of people with visual impairments, This perspective, given the recent policies of inclusion, allows that questions the issues of visual impairment apernas not linked to clinical and medical concepts, or learning through educational resources, but also understand these representations that permeate the educational processes are in the school or not. Then I discuss the concepts of difference and disability, and their implications in regard to educational processes and education of the visually impaired, and the implications of these different meanings for education. Articulate these with the points of convergence between disabled persons and deaf subjects. And to analyze these processes, I use the example of the deaf with low vision. Finally, I present some discussions on the concept of identity found in cultural studies, mainly from the point of view of identity as a claim of difference. Thus, I analyze the production of identity of persons with visual impairments in Orkut, predominantly with the ideas of resilience and compensatory rhetorical, because the cultural pedagogies is becoming increasingly important for education. Propose new possibilities for analysis on the subject, linked to cultural perspectives and claims of difference.application/pdfporIdentidadeDiferençaDeficiência visualRedes sociaisEstudos culturaisCultural studies in educationProduction of identityVisual impairmentSocial networkingProduções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkutinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772875.pdf.txt000772875.pdf.txtExtracted Texttext/plain241837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/2/000772875.pdf.txt4f6b5fe7e4e47315aa880da47c1aa74aMD52ORIGINAL000772875.pdf000772875.pdfTexto completoapplication/pdf455968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/1/000772875.pdf346be18b99536d0e74b9a1e4bfe3c323MD51THUMBNAIL000772875.pdf.jpg000772875.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/3/000772875.pdf.jpgc590a5f42c87a23e604f1f09538494a6MD5310183/288322018-10-08 09:34:10.175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:34:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut
title Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut
spellingShingle Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut
Mianes, Felipe Leão
Identidade
Diferença
Deficiência visual
Redes sociais
Estudos culturais
Cultural studies in education
Production of identity
Visual impairment
Social networking
title_short Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut
title_full Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut
title_fullStr Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut
title_full_unstemmed Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut
title_sort Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut
author Mianes, Felipe Leão
author_facet Mianes, Felipe Leão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mianes, Felipe Leão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
contributor_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Diferença
Deficiência visual
Redes sociais
Estudos culturais
topic Identidade
Diferença
Deficiência visual
Redes sociais
Estudos culturais
Cultural studies in education
Production of identity
Visual impairment
Social networking
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural studies in education
Production of identity
Visual impairment
Social networking
description Esta dissertação tem como objetivo analisar, através da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, os processos de produção de identidade das pessoas com deficiência visual no site de relacionamentos Orkut. Sendo assim, analiso os processos históricos e de representação referente às pessoas com deficiência visual. Apresento outras possibilidades de representações sobre as pessoas com deficiência visual, Essa perspectiva, diante das recentes politicas de inclusão educacional, permite que problematizemos as questões relativas à deficiência visual não apernas vinculadas a concepções clínico-médicas, ou da aprendizagem através de recursos pedagógicos, mas também, compreender essas representações que permeiam os processos educacionais, sejam no âmbito escolar ou não. Em seguida, debato sobre os conceitos de diferença e deficiência, e suas implicações no que tange aos processos educacionais e de escolarização das pessoas com deficiência visual, e as diferentes implicações desses significados para a educação. Articulo estas, com os pontos de convergência entre pessoas com deficiência e sujeitos surdos. E para analisar esses processos, utilizo como exemplo os sujeitos surdos com baixa visão. Por fim, apresento algumas discussões sobre o conceito de identidade encontradas nos Estudos Culturais, principalmente, sob o ponto de vista da identidade como reivindicação da diferença. Assim, analiso as produções de identidade das pessoas com deficiência visual no Orkut, predominantemente com as ideias de superação e retóricas compensatórias, pois, as pedagogias culturais tem cada vez mais importância para a educação. Proponho novas possibilidades de analises sobre o tema, vinculadas a perspectivas culturais e reivindicação da diferença.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-03T06:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28832
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000772875
url http://hdl.handle.net/10183/28832
identifier_str_mv 000772875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/2/000772875.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/1/000772875.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/3/000772875.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f6b5fe7e4e47315aa880da47c1aa74a
346be18b99536d0e74b9a1e4bfe3c323
c590a5f42c87a23e604f1f09538494a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085197933182976