Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28832 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar, através da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, os processos de produção de identidade das pessoas com deficiência visual no site de relacionamentos Orkut. Sendo assim, analiso os processos históricos e de representação referente às pessoas com deficiência visual. Apresento outras possibilidades de representações sobre as pessoas com deficiência visual, Essa perspectiva, diante das recentes politicas de inclusão educacional, permite que problematizemos as questões relativas à deficiência visual não apernas vinculadas a concepções clínico-médicas, ou da aprendizagem através de recursos pedagógicos, mas também, compreender essas representações que permeiam os processos educacionais, sejam no âmbito escolar ou não. Em seguida, debato sobre os conceitos de diferença e deficiência, e suas implicações no que tange aos processos educacionais e de escolarização das pessoas com deficiência visual, e as diferentes implicações desses significados para a educação. Articulo estas, com os pontos de convergência entre pessoas com deficiência e sujeitos surdos. E para analisar esses processos, utilizo como exemplo os sujeitos surdos com baixa visão. Por fim, apresento algumas discussões sobre o conceito de identidade encontradas nos Estudos Culturais, principalmente, sob o ponto de vista da identidade como reivindicação da diferença. Assim, analiso as produções de identidade das pessoas com deficiência visual no Orkut, predominantemente com as ideias de superação e retóricas compensatórias, pois, as pedagogias culturais tem cada vez mais importância para a educação. Proponho novas possibilidades de analises sobre o tema, vinculadas a perspectivas culturais e reivindicação da diferença. |
id |
URGS_8b3ddcd23e7157585b0c21777f8e69e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28832 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Mianes, Felipe LeãoKarnopp, Lodenir Becker2011-05-03T06:00:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/28832000772875Esta dissertação tem como objetivo analisar, através da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, os processos de produção de identidade das pessoas com deficiência visual no site de relacionamentos Orkut. Sendo assim, analiso os processos históricos e de representação referente às pessoas com deficiência visual. Apresento outras possibilidades de representações sobre as pessoas com deficiência visual, Essa perspectiva, diante das recentes politicas de inclusão educacional, permite que problematizemos as questões relativas à deficiência visual não apernas vinculadas a concepções clínico-médicas, ou da aprendizagem através de recursos pedagógicos, mas também, compreender essas representações que permeiam os processos educacionais, sejam no âmbito escolar ou não. Em seguida, debato sobre os conceitos de diferença e deficiência, e suas implicações no que tange aos processos educacionais e de escolarização das pessoas com deficiência visual, e as diferentes implicações desses significados para a educação. Articulo estas, com os pontos de convergência entre pessoas com deficiência e sujeitos surdos. E para analisar esses processos, utilizo como exemplo os sujeitos surdos com baixa visão. Por fim, apresento algumas discussões sobre o conceito de identidade encontradas nos Estudos Culturais, principalmente, sob o ponto de vista da identidade como reivindicação da diferença. Assim, analiso as produções de identidade das pessoas com deficiência visual no Orkut, predominantemente com as ideias de superação e retóricas compensatórias, pois, as pedagogias culturais tem cada vez mais importância para a educação. Proponho novas possibilidades de analises sobre o tema, vinculadas a perspectivas culturais e reivindicação da diferença.This dissertation aims to analyze, through the perspective of Cultural Studies in Education, the production processes of identity of persons with visual impairments in social networking site Orkut. Therefore, I analyze the historical processes and representation related to persons with visual impairments. Present other possible representations of people with visual impairments, This perspective, given the recent policies of inclusion, allows that questions the issues of visual impairment apernas not linked to clinical and medical concepts, or learning through educational resources, but also understand these representations that permeate the educational processes are in the school or not. Then I discuss the concepts of difference and disability, and their implications in regard to educational processes and education of the visually impaired, and the implications of these different meanings for education. Articulate these with the points of convergence between disabled persons and deaf subjects. And to analyze these processes, I use the example of the deaf with low vision. Finally, I present some discussions on the concept of identity found in cultural studies, mainly from the point of view of identity as a claim of difference. Thus, I analyze the production of identity of persons with visual impairments in Orkut, predominantly with the ideas of resilience and compensatory rhetorical, because the cultural pedagogies is becoming increasingly important for education. Propose new possibilities for analysis on the subject, linked to cultural perspectives and claims of difference.application/pdfporIdentidadeDiferençaDeficiência visualRedes sociaisEstudos culturaisCultural studies in educationProduction of identityVisual impairmentSocial networkingProduções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkutinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772875.pdf.txt000772875.pdf.txtExtracted Texttext/plain241837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/2/000772875.pdf.txt4f6b5fe7e4e47315aa880da47c1aa74aMD52ORIGINAL000772875.pdf000772875.pdfTexto completoapplication/pdf455968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/1/000772875.pdf346be18b99536d0e74b9a1e4bfe3c323MD51THUMBNAIL000772875.pdf.jpg000772875.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/3/000772875.pdf.jpgc590a5f42c87a23e604f1f09538494a6MD5310183/288322018-10-08 09:34:10.175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:34:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut |
title |
Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut |
spellingShingle |
Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut Mianes, Felipe Leão Identidade Diferença Deficiência visual Redes sociais Estudos culturais Cultural studies in education Production of identity Visual impairment Social networking |
title_short |
Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut |
title_full |
Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut |
title_fullStr |
Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut |
title_full_unstemmed |
Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut |
title_sort |
Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut |
author |
Mianes, Felipe Leão |
author_facet |
Mianes, Felipe Leão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mianes, Felipe Leão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker |
contributor_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Diferença Deficiência visual Redes sociais Estudos culturais |
topic |
Identidade Diferença Deficiência visual Redes sociais Estudos culturais Cultural studies in education Production of identity Visual impairment Social networking |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural studies in education Production of identity Visual impairment Social networking |
description |
Esta dissertação tem como objetivo analisar, através da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, os processos de produção de identidade das pessoas com deficiência visual no site de relacionamentos Orkut. Sendo assim, analiso os processos históricos e de representação referente às pessoas com deficiência visual. Apresento outras possibilidades de representações sobre as pessoas com deficiência visual, Essa perspectiva, diante das recentes politicas de inclusão educacional, permite que problematizemos as questões relativas à deficiência visual não apernas vinculadas a concepções clínico-médicas, ou da aprendizagem através de recursos pedagógicos, mas também, compreender essas representações que permeiam os processos educacionais, sejam no âmbito escolar ou não. Em seguida, debato sobre os conceitos de diferença e deficiência, e suas implicações no que tange aos processos educacionais e de escolarização das pessoas com deficiência visual, e as diferentes implicações desses significados para a educação. Articulo estas, com os pontos de convergência entre pessoas com deficiência e sujeitos surdos. E para analisar esses processos, utilizo como exemplo os sujeitos surdos com baixa visão. Por fim, apresento algumas discussões sobre o conceito de identidade encontradas nos Estudos Culturais, principalmente, sob o ponto de vista da identidade como reivindicação da diferença. Assim, analiso as produções de identidade das pessoas com deficiência visual no Orkut, predominantemente com as ideias de superação e retóricas compensatórias, pois, as pedagogias culturais tem cada vez mais importância para a educação. Proponho novas possibilidades de analises sobre o tema, vinculadas a perspectivas culturais e reivindicação da diferença. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-03T06:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28832 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000772875 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28832 |
identifier_str_mv |
000772875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/2/000772875.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/1/000772875.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28832/3/000772875.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f6b5fe7e4e47315aa880da47c1aa74a 346be18b99536d0e74b9a1e4bfe3c323 c590a5f42c87a23e604f1f09538494a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085197933182976 |