Produções identitárias das pessoas com deficiência visual no Orkut

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mianes, Felipe Leão
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28832
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar, através da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, os processos de produção de identidade das pessoas com deficiência visual no site de relacionamentos Orkut. Sendo assim, analiso os processos históricos e de representação referente às pessoas com deficiência visual. Apresento outras possibilidades de representações sobre as pessoas com deficiência visual, Essa perspectiva, diante das recentes politicas de inclusão educacional, permite que problematizemos as questões relativas à deficiência visual não apernas vinculadas a concepções clínico-médicas, ou da aprendizagem através de recursos pedagógicos, mas também, compreender essas representações que permeiam os processos educacionais, sejam no âmbito escolar ou não. Em seguida, debato sobre os conceitos de diferença e deficiência, e suas implicações no que tange aos processos educacionais e de escolarização das pessoas com deficiência visual, e as diferentes implicações desses significados para a educação. Articulo estas, com os pontos de convergência entre pessoas com deficiência e sujeitos surdos. E para analisar esses processos, utilizo como exemplo os sujeitos surdos com baixa visão. Por fim, apresento algumas discussões sobre o conceito de identidade encontradas nos Estudos Culturais, principalmente, sob o ponto de vista da identidade como reivindicação da diferença. Assim, analiso as produções de identidade das pessoas com deficiência visual no Orkut, predominantemente com as ideias de superação e retóricas compensatórias, pois, as pedagogias culturais tem cada vez mais importância para a educação. Proponho novas possibilidades de analises sobre o tema, vinculadas a perspectivas culturais e reivindicação da diferença.
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