O ensino do handebol nas aulas de educação física durante os anos finais do ensino fundamental em Santa Maria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Luma Lemos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262295
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções dos professores e professoras de Educação Física sobre o ensino do conteúdo handebol nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia para este estudo teve enfoque qualitativo, constituído nas experiências dos professores e professoras de redes escolares municipais, militar e privada de Santa Maria, Rio Grande do Sul – RS que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Para a produção de informações, foram realizadas três fases: formulário eletrônico, entrevista semiestruturada 1 e entrevista semiestrutura 2. Doze professores e professoras responderam o formulário e quatro participaram das entrevistas e três das rodas de conversa. As análises das informações foram divididas em dois capítulos, o primeiro se constituiu em analisar os resultados dos formulários a partir da análise temática, surgindo, então, dois temas, a técnica como um conteúdo descontextualizado do jogo e dificuldades e facilidades para se ensinar handebol. No segundo capítulo, a partir das entrevistas e rodas de conversa, foram realizadas as seis fases da análise temática, resultando dois grandes temas e subtemas. O primeiro, o que ensinar, contém dois subtemas: referencial técnico-tático e referencial histórico-cultural. O segundo tema, como ensinar, obteve três subtemas: métodos de ensino; planejamento e dificuldades e facilidades para o ensino do handebol. De modo geral, os professores e professoras sinalizaram não discernir o que de fato são conteúdos da modalidade handebol, apresentando algumas dificuldades no ensino e muitas vezes enfatizando o uso da técnica como um conteúdo descontextualizado do jogo.
id URGS_8bdea4d932388d590312500d8d329f4c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262295
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Aires, Luma LemosGinciene, Guy2023-07-18T03:29:01Z2023http://hdl.handle.net/10183/262295001173661O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções dos professores e professoras de Educação Física sobre o ensino do conteúdo handebol nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia para este estudo teve enfoque qualitativo, constituído nas experiências dos professores e professoras de redes escolares municipais, militar e privada de Santa Maria, Rio Grande do Sul – RS que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Para a produção de informações, foram realizadas três fases: formulário eletrônico, entrevista semiestruturada 1 e entrevista semiestrutura 2. Doze professores e professoras responderam o formulário e quatro participaram das entrevistas e três das rodas de conversa. As análises das informações foram divididas em dois capítulos, o primeiro se constituiu em analisar os resultados dos formulários a partir da análise temática, surgindo, então, dois temas, a técnica como um conteúdo descontextualizado do jogo e dificuldades e facilidades para se ensinar handebol. No segundo capítulo, a partir das entrevistas e rodas de conversa, foram realizadas as seis fases da análise temática, resultando dois grandes temas e subtemas. O primeiro, o que ensinar, contém dois subtemas: referencial técnico-tático e referencial histórico-cultural. O segundo tema, como ensinar, obteve três subtemas: métodos de ensino; planejamento e dificuldades e facilidades para o ensino do handebol. De modo geral, os professores e professoras sinalizaram não discernir o que de fato são conteúdos da modalidade handebol, apresentando algumas dificuldades no ensino e muitas vezes enfatizando o uso da técnica como um conteúdo descontextualizado do jogo.The objective of this research was to understand the perceptions of physical education teachers about the teaching of handball content in the final years of elementary school. The methodology for this study had a qualitative approach, consisting of the experiences of teachers from municipal, military and private school networks in Santa Maria, Rio Grande do Sul - RS, who are involved in the teaching-learning process. To produce information, three phases were carried out electronic form, semi-structured interview 1, and semi-structured interview two. Twelve teachers answered the form; four participated in the interviews, and three in the conversation rounds. The information analysis was divided into two chapters. The first one consisted in analyzing the results of the forms based on thematic analysis, and two themes emerged technique as a content out of the game and difficulties and facilities to teach handball. In the second chapter, based on the interviews and conversations, the six stages of thematic analysis were carried out, resulting in two major themes and sub-themes. The first one, what to teach, has two subthemes: technical-tactical and historical-cultural. The second theme, how to teach, has three subthemes: teaching methods, planning, and difficulties and facilities for teaching handball. In general, the teachers did not discern what in fact are the contents of handball, presenting some difficulties in teaching and often emphasizing the use of technique as a decontextualized content of the game.application/pdfporHandebolPedagogia do esporteEducação física escolarHandballSport pedagogySchool physical educationO ensino do handebol nas aulas de educação física durante os anos finais do ensino fundamental em Santa Mariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173661.pdf.txt001173661.pdf.txtExtracted Texttext/plain143188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262295/2/001173661.pdf.txtfdea1105a4b4ba3ebe4c23eabf2120f0MD52ORIGINAL001173661.pdfTexto completoapplication/pdf1864313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262295/1/001173661.pdf9730970ce65025d67e02dd2249a71539MD5110183/2622952023-07-19 03:40:37.555817oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-19T06:40:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino do handebol nas aulas de educação física durante os anos finais do ensino fundamental em Santa Maria
title O ensino do handebol nas aulas de educação física durante os anos finais do ensino fundamental em Santa Maria
spellingShingle O ensino do handebol nas aulas de educação física durante os anos finais do ensino fundamental em Santa Maria
Aires, Luma Lemos
Handebol
Pedagogia do esporte
Educação física escolar
Handball
Sport pedagogy
School physical education
title_short O ensino do handebol nas aulas de educação física durante os anos finais do ensino fundamental em Santa Maria
title_full O ensino do handebol nas aulas de educação física durante os anos finais do ensino fundamental em Santa Maria
title_fullStr O ensino do handebol nas aulas de educação física durante os anos finais do ensino fundamental em Santa Maria
title_full_unstemmed O ensino do handebol nas aulas de educação física durante os anos finais do ensino fundamental em Santa Maria
title_sort O ensino do handebol nas aulas de educação física durante os anos finais do ensino fundamental em Santa Maria
author Aires, Luma Lemos
author_facet Aires, Luma Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Luma Lemos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ginciene, Guy
contributor_str_mv Ginciene, Guy
dc.subject.por.fl_str_mv Handebol
Pedagogia do esporte
Educação física escolar
topic Handebol
Pedagogia do esporte
Educação física escolar
Handball
Sport pedagogy
School physical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Handball
Sport pedagogy
School physical education
description O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções dos professores e professoras de Educação Física sobre o ensino do conteúdo handebol nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia para este estudo teve enfoque qualitativo, constituído nas experiências dos professores e professoras de redes escolares municipais, militar e privada de Santa Maria, Rio Grande do Sul – RS que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Para a produção de informações, foram realizadas três fases: formulário eletrônico, entrevista semiestruturada 1 e entrevista semiestrutura 2. Doze professores e professoras responderam o formulário e quatro participaram das entrevistas e três das rodas de conversa. As análises das informações foram divididas em dois capítulos, o primeiro se constituiu em analisar os resultados dos formulários a partir da análise temática, surgindo, então, dois temas, a técnica como um conteúdo descontextualizado do jogo e dificuldades e facilidades para se ensinar handebol. No segundo capítulo, a partir das entrevistas e rodas de conversa, foram realizadas as seis fases da análise temática, resultando dois grandes temas e subtemas. O primeiro, o que ensinar, contém dois subtemas: referencial técnico-tático e referencial histórico-cultural. O segundo tema, como ensinar, obteve três subtemas: métodos de ensino; planejamento e dificuldades e facilidades para o ensino do handebol. De modo geral, os professores e professoras sinalizaram não discernir o que de fato são conteúdos da modalidade handebol, apresentando algumas dificuldades no ensino e muitas vezes enfatizando o uso da técnica como um conteúdo descontextualizado do jogo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-18T03:29:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262295
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173661
url http://hdl.handle.net/10183/262295
identifier_str_mv 001173661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262295/2/001173661.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262295/1/001173661.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fdea1105a4b4ba3ebe4c23eabf2120f0
9730970ce65025d67e02dd2249a71539
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085622724952064