Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Böhm, Deisi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/40481
Resumo: O presente trabalho, fundamentado teoricamente na Epistemologia Genética, investigou como professoras de anos inicias do ensino fundamental, que se formaram em um curso de pedagogia a distância, ensinam Matemática. Realizaram-se observações de aulas de quatro professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. As professoras se formaram no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS e cursaram uma das interdisciplinas eletivas de matemática. Os dados foram analisados a partir dos Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos propostos por Becker (2001) para representar a relação ensino e aprendizagem na sala de aula. A análise dos dados possibilitou a construção de seis categorias, sendo possível identificar que características consideradas pelas professoras como construtivistas consideram apenas alguns detalhes desse modelo, não sendo considerado na sua totalidade.
id URGS_8c7ca9a1cb8669b0ed889ef7bd04e9ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40481
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Böhm, DeisiMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2012-05-12T01:23:59Z2012http://hdl.handle.net/10183/40481000828728O presente trabalho, fundamentado teoricamente na Epistemologia Genética, investigou como professoras de anos inicias do ensino fundamental, que se formaram em um curso de pedagogia a distância, ensinam Matemática. Realizaram-se observações de aulas de quatro professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. As professoras se formaram no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS e cursaram uma das interdisciplinas eletivas de matemática. Os dados foram analisados a partir dos Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos propostos por Becker (2001) para representar a relação ensino e aprendizagem na sala de aula. A análise dos dados possibilitou a construção de seis categorias, sendo possível identificar que características consideradas pelas professoras como construtivistas consideram apenas alguns detalhes desse modelo, não sendo considerado na sua totalidade.This present work has been theoretically well founded on Genetic Epistemology, inquired into how teachers (women) of initial series of elementary school, who graduated in Pedagogy course in distance, do teach Mathematics. Was made observations in classes of four teachers of the early years of the elementary school of the teaching public network of the metropolitan area of Porto Alegre/RS. These teachers graduated in the Pedagogy Course – Graduation in distance modality at UFRGS and they coursed one of the elective interdisciplines of Mathematics. The data were analyzed from Pedagogical and Epistemological patterns proposed by Becker (2001) to represent the relation teaching and learning in classroom. The analysis of the data made possible the construction of six categories, being possible to identify that characteristics considered by teachers as constructivists considers only some details of this model, not being considered in its totality.application/pdfporEnsino fundamentalMatemáticaProfessorEnsino a distânciaEpistemologia genéticaGenetic epistemologyTeachingMathematicsTeachersEducation in distanceEnsino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000828728.pdf000828728.pdfTexto completoapplication/pdf698749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/1/000828728.pdf3dcd33393e8efb44db639334995cbfb4MD51TEXT000828728.pdf.txt000828728.pdf.txtExtracted Texttext/plain125698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/2/000828728.pdf.txt9fc57a294c0afc692f495a27841e75fbMD52THUMBNAIL000828728.pdf.jpg000828728.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/3/000828728.pdf.jpgb7c2d9e969e3b1e594a1413e5a6168a7MD5310183/404812021-12-06 05:38:51.689324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:38:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância
title Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância
spellingShingle Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância
Böhm, Deisi
Ensino fundamental
Matemática
Professor
Ensino a distância
Epistemologia genética
Genetic epistemology
Teaching
Mathematics
Teachers
Education in distance
title_short Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância
title_full Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância
title_fullStr Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância
title_full_unstemmed Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância
title_sort Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância
author Böhm, Deisi
author_facet Böhm, Deisi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Böhm, Deisi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Matemática
Professor
Ensino a distância
Epistemologia genética
topic Ensino fundamental
Matemática
Professor
Ensino a distância
Epistemologia genética
Genetic epistemology
Teaching
Mathematics
Teachers
Education in distance
dc.subject.eng.fl_str_mv Genetic epistemology
Teaching
Mathematics
Teachers
Education in distance
description O presente trabalho, fundamentado teoricamente na Epistemologia Genética, investigou como professoras de anos inicias do ensino fundamental, que se formaram em um curso de pedagogia a distância, ensinam Matemática. Realizaram-se observações de aulas de quatro professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. As professoras se formaram no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS e cursaram uma das interdisciplinas eletivas de matemática. Os dados foram analisados a partir dos Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos propostos por Becker (2001) para representar a relação ensino e aprendizagem na sala de aula. A análise dos dados possibilitou a construção de seis categorias, sendo possível identificar que características consideradas pelas professoras como construtivistas consideram apenas alguns detalhes desse modelo, não sendo considerado na sua totalidade.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-12T01:23:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/40481
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000828728
url http://hdl.handle.net/10183/40481
identifier_str_mv 000828728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/1/000828728.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/2/000828728.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/3/000828728.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3dcd33393e8efb44db639334995cbfb4
9fc57a294c0afc692f495a27841e75fb
b7c2d9e969e3b1e594a1413e5a6168a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085225193013248