Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/40481 |
Resumo: | O presente trabalho, fundamentado teoricamente na Epistemologia Genética, investigou como professoras de anos inicias do ensino fundamental, que se formaram em um curso de pedagogia a distância, ensinam Matemática. Realizaram-se observações de aulas de quatro professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. As professoras se formaram no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS e cursaram uma das interdisciplinas eletivas de matemática. Os dados foram analisados a partir dos Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos propostos por Becker (2001) para representar a relação ensino e aprendizagem na sala de aula. A análise dos dados possibilitou a construção de seis categorias, sendo possível identificar que características consideradas pelas professoras como construtivistas consideram apenas alguns detalhes desse modelo, não sendo considerado na sua totalidade. |
id |
URGS_8c7ca9a1cb8669b0ed889ef7bd04e9ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40481 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Böhm, DeisiMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2012-05-12T01:23:59Z2012http://hdl.handle.net/10183/40481000828728O presente trabalho, fundamentado teoricamente na Epistemologia Genética, investigou como professoras de anos inicias do ensino fundamental, que se formaram em um curso de pedagogia a distância, ensinam Matemática. Realizaram-se observações de aulas de quatro professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. As professoras se formaram no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS e cursaram uma das interdisciplinas eletivas de matemática. Os dados foram analisados a partir dos Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos propostos por Becker (2001) para representar a relação ensino e aprendizagem na sala de aula. A análise dos dados possibilitou a construção de seis categorias, sendo possível identificar que características consideradas pelas professoras como construtivistas consideram apenas alguns detalhes desse modelo, não sendo considerado na sua totalidade.This present work has been theoretically well founded on Genetic Epistemology, inquired into how teachers (women) of initial series of elementary school, who graduated in Pedagogy course in distance, do teach Mathematics. Was made observations in classes of four teachers of the early years of the elementary school of the teaching public network of the metropolitan area of Porto Alegre/RS. These teachers graduated in the Pedagogy Course – Graduation in distance modality at UFRGS and they coursed one of the elective interdisciplines of Mathematics. The data were analyzed from Pedagogical and Epistemological patterns proposed by Becker (2001) to represent the relation teaching and learning in classroom. The analysis of the data made possible the construction of six categories, being possible to identify that characteristics considered by teachers as constructivists considers only some details of this model, not being considered in its totality.application/pdfporEnsino fundamentalMatemáticaProfessorEnsino a distânciaEpistemologia genéticaGenetic epistemologyTeachingMathematicsTeachersEducation in distanceEnsino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000828728.pdf000828728.pdfTexto completoapplication/pdf698749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/1/000828728.pdf3dcd33393e8efb44db639334995cbfb4MD51TEXT000828728.pdf.txt000828728.pdf.txtExtracted Texttext/plain125698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/2/000828728.pdf.txt9fc57a294c0afc692f495a27841e75fbMD52THUMBNAIL000828728.pdf.jpg000828728.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/3/000828728.pdf.jpgb7c2d9e969e3b1e594a1413e5a6168a7MD5310183/404812021-12-06 05:38:51.689324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:38:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância |
title |
Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância |
spellingShingle |
Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância Böhm, Deisi Ensino fundamental Matemática Professor Ensino a distância Epistemologia genética Genetic epistemology Teaching Mathematics Teachers Education in distance |
title_short |
Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância |
title_full |
Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância |
title_fullStr |
Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância |
title_full_unstemmed |
Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância |
title_sort |
Ensino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distância |
author |
Böhm, Deisi |
author_facet |
Böhm, Deisi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Böhm, Deisi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Matemática Professor Ensino a distância Epistemologia genética |
topic |
Ensino fundamental Matemática Professor Ensino a distância Epistemologia genética Genetic epistemology Teaching Mathematics Teachers Education in distance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Genetic epistemology Teaching Mathematics Teachers Education in distance |
description |
O presente trabalho, fundamentado teoricamente na Epistemologia Genética, investigou como professoras de anos inicias do ensino fundamental, que se formaram em um curso de pedagogia a distância, ensinam Matemática. Realizaram-se observações de aulas de quatro professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. As professoras se formaram no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS e cursaram uma das interdisciplinas eletivas de matemática. Os dados foram analisados a partir dos Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos propostos por Becker (2001) para representar a relação ensino e aprendizagem na sala de aula. A análise dos dados possibilitou a construção de seis categorias, sendo possível identificar que características consideradas pelas professoras como construtivistas consideram apenas alguns detalhes desse modelo, não sendo considerado na sua totalidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-05-12T01:23:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/40481 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000828728 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/40481 |
identifier_str_mv |
000828728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/1/000828728.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/2/000828728.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40481/3/000828728.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3dcd33393e8efb44db639334995cbfb4 9fc57a294c0afc692f495a27841e75fb b7c2d9e969e3b1e594a1413e5a6168a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085225193013248 |