Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27686 |
Resumo: | A presente dissertação, cujo objetivo principal é analisar como as alunasprofessoras conceberam e praticaram o ensino da Matemática no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD-UFRGS), é uma pesquisa de natureza qualitativa e perspectiva teórica interpretativa utilizando como estratégia um estudo de caso. A análise dos dados foi feita com base na epistemologia genética de Jean Piaget buscando compreender o processo da construção do conhecimento pelos sujeitos desta pesquisa. A análise foi realizada a partir dos registros das alunasprofessoras no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso PEAD-UFRGS. Os resultados da pesquisa mostram que as alunas-professoras reconstruíram suas concepções do ensinar Matemática, demonstrando terem se apropriado da proposta interativa e problematizadora das interdisciplinas de Matemática, ainda que parcialmente, e incorporado esta metodologia em suas práticas pedagógicas priorizando a construção do conhecimento pelos seus alunos. |
id |
URGS_cbf6054c0d19b6ae0b3aa455a75a84e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27686 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Serres, Fabiana FattoreAragón de Nevado, RosaneBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-02-04T05:59:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/27686000766338A presente dissertação, cujo objetivo principal é analisar como as alunasprofessoras conceberam e praticaram o ensino da Matemática no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD-UFRGS), é uma pesquisa de natureza qualitativa e perspectiva teórica interpretativa utilizando como estratégia um estudo de caso. A análise dos dados foi feita com base na epistemologia genética de Jean Piaget buscando compreender o processo da construção do conhecimento pelos sujeitos desta pesquisa. A análise foi realizada a partir dos registros das alunasprofessoras no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso PEAD-UFRGS. Os resultados da pesquisa mostram que as alunas-professoras reconstruíram suas concepções do ensinar Matemática, demonstrando terem se apropriado da proposta interativa e problematizadora das interdisciplinas de Matemática, ainda que parcialmente, e incorporado esta metodologia em suas práticas pedagógicas priorizando a construção do conhecimento pelos seus alunos.The present dissertation whose aim is to analyze how students-teachers conceived and practiced the teaching of Mathematics as the discipline of the distance course of Pedagogy from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul progress, consists of a qualitative research and an interpretative theoretical perspective having as strategy a case study. Data analysis was conducted based on the genetic epistemology of Jean Piaget, seeking to understand the process of knowledge construction by the subjects of this study. The records gathered from the studentteachers during the Mathematics subjects of the distance course of Pedagogy from Universidade Federal do Rio do Sul were analyzed. The results of this study show that the student-teachers have rebuilt their conceptions about the Mathematical teaching, demonstrating their appropriation of the interactive and problematizing approach of the mathematical disciplines, even if only partially, and have incorporated this methodology into their pedagogical practices prioritizing the construction of the knowledge by their students.application/pdfporMatemáticaEpistemologia genéticaCurso de PedagogiaEnsino a distânciaProfessorFormaçãoDistance educationGenetic epistemologyKnowledge constructionTeachers’ formationFirst years’ educationConcepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766338.pdf000766338.pdfTexto completoapplication/pdf3354876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27686/1/000766338.pdf9d7911e35a52b494c6e7405a3ba2baabMD51TEXT000766338.pdf.txt000766338.pdf.txtExtracted Texttext/plain202120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27686/2/000766338.pdf.txt732df429a745d84d0e05c3a68e5b29aeMD52THUMBNAIL000766338.pdf.jpg000766338.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27686/3/000766338.pdf.jpg746927fe3a2515aeab254589906c9be7MD5310183/276862021-12-06 05:34:16.677727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27686Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:34:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância |
title |
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância |
spellingShingle |
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância Serres, Fabiana Fattore Matemática Epistemologia genética Curso de Pedagogia Ensino a distância Professor Formação Distance education Genetic epistemology Knowledge construction Teachers’ formation First years’ education |
title_short |
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância |
title_full |
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância |
title_fullStr |
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância |
title_full_unstemmed |
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância |
title_sort |
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância |
author |
Serres, Fabiana Fattore |
author_facet |
Serres, Fabiana Fattore |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serres, Fabiana Fattore |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aragón de Nevado, Rosane |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Aragón de Nevado, Rosane Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Epistemologia genética Curso de Pedagogia Ensino a distância Professor Formação |
topic |
Matemática Epistemologia genética Curso de Pedagogia Ensino a distância Professor Formação Distance education Genetic epistemology Knowledge construction Teachers’ formation First years’ education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Genetic epistemology Knowledge construction Teachers’ formation First years’ education |
description |
A presente dissertação, cujo objetivo principal é analisar como as alunasprofessoras conceberam e praticaram o ensino da Matemática no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD-UFRGS), é uma pesquisa de natureza qualitativa e perspectiva teórica interpretativa utilizando como estratégia um estudo de caso. A análise dos dados foi feita com base na epistemologia genética de Jean Piaget buscando compreender o processo da construção do conhecimento pelos sujeitos desta pesquisa. A análise foi realizada a partir dos registros das alunasprofessoras no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso PEAD-UFRGS. Os resultados da pesquisa mostram que as alunas-professoras reconstruíram suas concepções do ensinar Matemática, demonstrando terem se apropriado da proposta interativa e problematizadora das interdisciplinas de Matemática, ainda que parcialmente, e incorporado esta metodologia em suas práticas pedagógicas priorizando a construção do conhecimento pelos seus alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-04T05:59:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27686 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000766338 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27686 |
identifier_str_mv |
000766338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27686/1/000766338.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27686/2/000766338.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27686/3/000766338.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d7911e35a52b494c6e7405a3ba2baab 732df429a745d84d0e05c3a68e5b29ae 746927fe3a2515aeab254589906c9be7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085192450179072 |