Disposições e estratégias nas transições de estudantes de curso tradicional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202386 |
Resumo: | A presente dissertação lança olhares sobre o contexto de desigualdades do Ensino Superior brasileiro. Por mais avanços que tivemos, o sistema de ensino é marcado por forte estratificação educacional. No contexto nacional, as desigualdades de acesso e permanência deslocaram-se principalmente para os estágios superiores da educação. Fato que, historicamente, as camadas sociais privilegiadas mantêm vantagens de acesso e de permanência na totalidade das progressões educacionais, principalmente nas etapas avançadas. Assim, a atenção específica dessa pesquisa está para os segmentos estudantis detentores de menores recursos socioeconômicos nas transições para o Ensino Superior. Nessa perspectiva, o interesse desta pesquisa consiste em averiguar com base em que traços disposicionais os estudantes de Odontologia Noturno da UFRGS, egressos do ensino público gratuito e pertencentes a grupos de baixa renda, alcançam a permanência no curso de graduação. Quanto a isso, cabe entender, quais traços disposicionais são mobilizados nas transições dos estudantes ao Ensino Superior. A relação entre as trajetórias de vidas dos estudantes, as disposições mobilizadas e as estratégias de permanência na instituição universitária são questões centrais de análise para o tratamento do tema das desigualdades no Ensino Superior. A análise é fundamentada pelos aportes teóricos da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e pela Sociologia Disposicional de Bernard Lahire. Para ambos os autores, os indivíduos são depositários de disposições para pensar, sentir e agir. Estas disposições são produtos de suas múltiplas experiências socializadoras, relativamente duradouras, em diferentes contextos de socialização. A metodologia de pesquisa se inspira no “retrato sociológico” de Lahire que busca entender as variações diacrônicas das disposições individuais em relação à trajetória passada do sujeito e as variações sincrônicas das disposições por conta dos contextos vivenciados, compondo, assim, uma microssociologia em escala individual. A pesquisa se apoia na investigação de estudantes que se situam na metade do curso, especificamente no 4° ano. Foram analisados dados socioeconômicos e culturais da turma de Clínica Odontológica II do curso noturno de modo a promover o recorte dos sujeitos de pesquisa. O estudo apresenta a análise sobre as transições educacionais de duas estudantes que totalizaram o Ensino Médio em escola pública e que indicaram ganho familiar médio mensal de até 1,5 salários-mínimos. Desse modo, a investigação, por meio da sociologia disposicional, que recorre à entrevista em profundidade, buscou identificar traços disposicionais e estratégias mobilizadas pelas estudantes frente às transições para o Ensino Superior e durante o curso. Verificou-se nas estudantes forte mobilização de traços disposicionais para o ascetismo e, ao mesmo tempo, a importância do capital social enquanto meios de progressão e permanência nas transições para o Ensino superior. Entende-se que as estratégias dos agentes são condicionadas pelo arcabouço de disponibilidades de ações orientadas pelo passado do agente e pelo contexto presente. As estudantes revelam estratégias de ajustamentos relativamente conscientes, embora, sejam realizadas a partir de mobilizações disposicionais acionadas conforme as exigências dos contextos. |
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Pfitscher, Ricardo GausmannCaregnato, Célia Elizabete2019-12-07T04:05:45Z2019http://hdl.handle.net/10183/202386001107795A presente dissertação lança olhares sobre o contexto de desigualdades do Ensino Superior brasileiro. Por mais avanços que tivemos, o sistema de ensino é marcado por forte estratificação educacional. No contexto nacional, as desigualdades de acesso e permanência deslocaram-se principalmente para os estágios superiores da educação. Fato que, historicamente, as camadas sociais privilegiadas mantêm vantagens de acesso e de permanência na totalidade das progressões educacionais, principalmente nas etapas avançadas. Assim, a atenção específica dessa pesquisa está para os segmentos estudantis detentores de menores recursos socioeconômicos nas transições para o Ensino Superior. Nessa perspectiva, o interesse desta pesquisa consiste em averiguar com base em que traços disposicionais os estudantes de Odontologia Noturno da UFRGS, egressos do ensino público gratuito e pertencentes a grupos de baixa renda, alcançam a permanência no curso de graduação. Quanto a isso, cabe entender, quais traços disposicionais são mobilizados nas transições dos estudantes ao Ensino Superior. A relação entre as trajetórias de vidas dos estudantes, as disposições mobilizadas e as estratégias de permanência na instituição universitária são questões centrais de análise para o tratamento do tema das desigualdades no Ensino Superior. A análise é fundamentada pelos aportes teóricos da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e pela Sociologia Disposicional de Bernard Lahire. Para ambos os autores, os indivíduos são depositários de disposições para pensar, sentir e agir. Estas disposições são produtos de suas múltiplas experiências socializadoras, relativamente duradouras, em diferentes contextos de socialização. A metodologia de pesquisa se inspira no “retrato sociológico” de Lahire que busca entender as variações diacrônicas das disposições individuais em relação à trajetória passada do sujeito e as variações sincrônicas das disposições por conta dos contextos vivenciados, compondo, assim, uma microssociologia em escala individual. A pesquisa se apoia na investigação de estudantes que se situam na metade do curso, especificamente no 4° ano. Foram analisados dados socioeconômicos e culturais da turma de Clínica Odontológica II do curso noturno de modo a promover o recorte dos sujeitos de pesquisa. O estudo apresenta a análise sobre as transições educacionais de duas estudantes que totalizaram o Ensino Médio em escola pública e que indicaram ganho familiar médio mensal de até 1,5 salários-mínimos. Desse modo, a investigação, por meio da sociologia disposicional, que recorre à entrevista em profundidade, buscou identificar traços disposicionais e estratégias mobilizadas pelas estudantes frente às transições para o Ensino Superior e durante o curso. Verificou-se nas estudantes forte mobilização de traços disposicionais para o ascetismo e, ao mesmo tempo, a importância do capital social enquanto meios de progressão e permanência nas transições para o Ensino superior. Entende-se que as estratégias dos agentes são condicionadas pelo arcabouço de disponibilidades de ações orientadas pelo passado do agente e pelo contexto presente. As estudantes revelam estratégias de ajustamentos relativamente conscientes, embora, sejam realizadas a partir de mobilizações disposicionais acionadas conforme as exigências dos contextos.The purpose of this thesis is to look at the inequalities in Higher Education system of Brazil. Although a number of improvements has been made, the educational system is marked by strong educational stratification. In the national context, the inequalities of access and permanence are now more evident in the aforementioned level of education. Over the course of history, the privileged groups in society have always been at an advantage in terms of access and permanence in educational programs, especially at the university / college level. Therefore, this investigation will specifically look at the underprivileged members of society when trying to get into higher education. In this perspective, we want to study the dispositions traits of certain low-income students in the Dentistry Program of UFRGS (evening classes), to stay in the program. The students we are looking at have a background in public schools. In this respect, we seek to understand the students’ dispositions traits in their transitions into Higher Education. The relationship between the students' lives, their dispositions and the strategies to keep their enrollment status and attendance at the university setting are central questions for analysis in an effort to address the issue of inequalities in Higher Education. The analysis is grounded on the theoretical contributions of Pierre Bourdieu’s Sociology of Education and Bernard Lahire’s Dispositional Sociology. For both scholars, individuals have dispositions and use them to think, feel and act. These dispositions result from their multiple relatively long-lasting experiences in society, in different contexts. The research methodology draws insights from Lahire’s "sociological portrait" which seeks to understand the diachronic variations of the individual dispositions in view of the individual’s past and the synchronous variations of dispositions by virtue of their experiences. It will then form an individual scale microsociology. The research is based on the investigation of students who are in the middle of the course, specifically in the 4th year. Socioeconomic and cultural data of the Dental Clinic II (evening classes) were analyzed in order to promote the clipping of the research subjects. The study presents the analysis of the educational transitions of two students who totaled high school in public school and indicated average monthly family gain of up to 1.5 minimum wages. Thus, the investigation, through dispositional sociology, which uses indepth interviews, sought to identify dispositional traits and strategies mobilized by students facing transitions to higher education and during the course. In the students there was a strong mobilization of dispositional traits for asceticism and, at the same time, the importance of social capital as a means of progression and permanence in the transitions to higher education. It is understood that the strategies of agents are conditioned by the framework of action availability guided by the agent's past and present context. The students reveal relatively conscious adjustment strategies, although they are made from dispositional mobilizations triggered according to the demands of the contexts.application/pdfporFormação de professoresGeografia : LicenciaturasDispositionsStrategiesTransitionsPermanenceHigher EducationStudentsDentistry ProgramDisposições e estratégias nas transições de estudantes de curso tradicional da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107795.pdf.txt001107795.pdf.txtExtracted Texttext/plain400856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202386/2/001107795.pdf.txtdc7aeaa3d18902294f0b229a9df6b74dMD52ORIGINAL001107795.pdfTexto completoapplication/pdf2118436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202386/1/001107795.pdf9143c8a5698344c320068b05b8b33647MD5110183/2023862019-12-08 05:03:48.357042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-08T07:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A presente dissertação lança olhares sobre o contexto de desigualdades do Ensino Superior brasileiro. Por mais avanços que tivemos, o sistema de ensino é marcado por forte estratificação educacional. No contexto nacional, as desigualdades de acesso e permanência deslocaram-se principalmente para os estágios superiores da educação. Fato que, historicamente, as camadas sociais privilegiadas mantêm vantagens de acesso e de permanência na totalidade das progressões educacionais, principalmente nas etapas avançadas. Assim, a atenção específica dessa pesquisa está para os segmentos estudantis detentores de menores recursos socioeconômicos nas transições para o Ensino Superior. Nessa perspectiva, o interesse desta pesquisa consiste em averiguar com base em que traços disposicionais os estudantes de Odontologia Noturno da UFRGS, egressos do ensino público gratuito e pertencentes a grupos de baixa renda, alcançam a permanência no curso de graduação. Quanto a isso, cabe entender, quais traços disposicionais são mobilizados nas transições dos estudantes ao Ensino Superior. A relação entre as trajetórias de vidas dos estudantes, as disposições mobilizadas e as estratégias de permanência na instituição universitária são questões centrais de análise para o tratamento do tema das desigualdades no Ensino Superior. A análise é fundamentada pelos aportes teóricos da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e pela Sociologia Disposicional de Bernard Lahire. Para ambos os autores, os indivíduos são depositários de disposições para pensar, sentir e agir. Estas disposições são produtos de suas múltiplas experiências socializadoras, relativamente duradouras, em diferentes contextos de socialização. A metodologia de pesquisa se inspira no “retrato sociológico” de Lahire que busca entender as variações diacrônicas das disposições individuais em relação à trajetória passada do sujeito e as variações sincrônicas das disposições por conta dos contextos vivenciados, compondo, assim, uma microssociologia em escala individual. A pesquisa se apoia na investigação de estudantes que se situam na metade do curso, especificamente no 4° ano. Foram analisados dados socioeconômicos e culturais da turma de Clínica Odontológica II do curso noturno de modo a promover o recorte dos sujeitos de pesquisa. O estudo apresenta a análise sobre as transições educacionais de duas estudantes que totalizaram o Ensino Médio em escola pública e que indicaram ganho familiar médio mensal de até 1,5 salários-mínimos. Desse modo, a investigação, por meio da sociologia disposicional, que recorre à entrevista em profundidade, buscou identificar traços disposicionais e estratégias mobilizadas pelas estudantes frente às transições para o Ensino Superior e durante o curso. Verificou-se nas estudantes forte mobilização de traços disposicionais para o ascetismo e, ao mesmo tempo, a importância do capital social enquanto meios de progressão e permanência nas transições para o Ensino superior. Entende-se que as estratégias dos agentes são condicionadas pelo arcabouço de disponibilidades de ações orientadas pelo passado do agente e pelo contexto presente. As estudantes revelam estratégias de ajustamentos relativamente conscientes, embora, sejam realizadas a partir de mobilizações disposicionais acionadas conforme as exigências dos contextos. |
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