A arquitetura da formação em serviço dos professores na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27986 |
Resumo: | Esta pesquisa desenvolve uma análise da formação da criação da EJA, bem como das condições de possibilidade para a existência de um espaço de formação em serviço capaz de dar conta de um saber deslocado, não produzido na academia, mas na escola e com seus atores. Que passamos a chamar – SABER DA EJA. A proposta desta análise é a busca de condições históricas, bibliográficas e empíricas para emergência desses grupos de formação em serviço, bem como um entendimento de como essa formação se deu dentro das escolas e das estratégias usadas para operacioná-las. Parte-se de uma análise qualitativa que se aproxima de alguns instrumentos de investigação, inspirada nos entendimentos de alguns conceitos de dois pensadores sociais: Thomaz Popkewitz - e as reformas educacionais ocorridas nos Estados Unidos, e Michel Foucault - e sua arqueologia. Procuramos, nesta pesquisa, perceber como é entendido o saber na Educação de jovens e Adultos, primeiramente através da análise dos textos legais que apontam para a criação da EJA e, com isso, para a existência/necessidade de um saber próprio desta modalidade de educação. Percebemos que esse saber não é nominado/definido nos textos legais, mas tomado como mister aos que trabalham nessa modalidade de educação. O que nos conduziu a buscar nos estudos feitos por alguns pesquisadores como Tardif, Freire, Maldaner, Schön, Zeichner o que é entendido por saber docente aproximando o mesmo do processo de profissionalização docente, proporcionando-nos condições de explicitar nosso entendimento sobre o saber da EJA. Após realizarmos estes dois primeiros movimentos, realizamos um terceiro, aplicando um questionário aos professores da EJA, para que se tornassem visíveis suas “falas” a respeito da EJA e, principalmente, suas positividades em termos de produção do saber. Enfim, procurou-se perceber a emergência histórica, a produção de saberes destes grupos de professores da cidade de Pelotas/RS as formas de legitimação e os possíveis processos de construção deste saber. |
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Soares, Alessandro CuryLoguercio, Rochele de Quadros2011-03-10T05:59:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/27986000768261Esta pesquisa desenvolve uma análise da formação da criação da EJA, bem como das condições de possibilidade para a existência de um espaço de formação em serviço capaz de dar conta de um saber deslocado, não produzido na academia, mas na escola e com seus atores. Que passamos a chamar – SABER DA EJA. A proposta desta análise é a busca de condições históricas, bibliográficas e empíricas para emergência desses grupos de formação em serviço, bem como um entendimento de como essa formação se deu dentro das escolas e das estratégias usadas para operacioná-las. Parte-se de uma análise qualitativa que se aproxima de alguns instrumentos de investigação, inspirada nos entendimentos de alguns conceitos de dois pensadores sociais: Thomaz Popkewitz - e as reformas educacionais ocorridas nos Estados Unidos, e Michel Foucault - e sua arqueologia. Procuramos, nesta pesquisa, perceber como é entendido o saber na Educação de jovens e Adultos, primeiramente através da análise dos textos legais que apontam para a criação da EJA e, com isso, para a existência/necessidade de um saber próprio desta modalidade de educação. Percebemos que esse saber não é nominado/definido nos textos legais, mas tomado como mister aos que trabalham nessa modalidade de educação. O que nos conduziu a buscar nos estudos feitos por alguns pesquisadores como Tardif, Freire, Maldaner, Schön, Zeichner o que é entendido por saber docente aproximando o mesmo do processo de profissionalização docente, proporcionando-nos condições de explicitar nosso entendimento sobre o saber da EJA. Após realizarmos estes dois primeiros movimentos, realizamos um terceiro, aplicando um questionário aos professores da EJA, para que se tornassem visíveis suas “falas” a respeito da EJA e, principalmente, suas positividades em termos de produção do saber. Enfim, procurou-se perceber a emergência histórica, a produção de saberes destes grupos de professores da cidade de Pelotas/RS as formas de legitimação e os possíveis processos de construção deste saber.This research develops an analysis about the EJA creation’s, as well as the possibilities for the existence of a training space capable of handle a dislocated knowledge, not academic, but produced in school with its students, named as Adult Education Knowledge. The proposition of this analysis is to search for historical, bibliographic and empirical conditions for the emergence of these groups for in-service training, also as an understanding of how such training took place within schools and the strategies used to operate them. It starts with a qualitative analysis of research, inspired by the studies of two social thinkers which are Thomaz Popkewitz and the educational reforms in the United States of America, and Michel Foucault and his archeology. We sought in this research, see how knowledge is understood in Youth and Adults, primarily through the analysis of legal texts that aim at the creation of Adult and thus for the existence / need for a personal knowledge of this type of education . We realize that this knowledge is not named / defined in legislation, but taken as a mister to working in this type of education. What led us to pursue the studies made by some researchers as Tardif, Freire, Maldaner, Schön, Zeichner what is meant by approaching the teacher know that the process of professionalization, which gave us conditions to explain our understanding of the knowledge of EJA. After conducting the first two movements, we conducted a third, using a questionnaire to teachers of adult education, to become apparent about their lines of Adult and especially its positive aspects in terms of knowledge production. Finally, we sought to understand the historical origins, the production of knowledge of these groups of teachers in the city of Pelotas / RS, the legitimation processes and the possible construction methods of this knowledge.application/pdfporEnsino e aprendizagemEducação de jovens e adultosA arquitetura da formação em serviço dos professores na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000768261.pdf.txt000768261.pdf.txtExtracted Texttext/plain193732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27986/2/000768261.pdf.txt1972d340226afa7625af35045d13998bMD52ORIGINAL000768261.pdf000768261.pdfTexto completoapplication/pdf387603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27986/1/000768261.pdf1d0cb194db873afc7fe11779e7343081MD51THUMBNAIL000768261.pdf.jpg000768261.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27986/3/000768261.pdf.jpg8533537746cd3e90d84b812bc4dfe0e8MD5310183/279862022-08-13 04:57:36.120329oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-13T07:57:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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